TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Sobre Industria de Alimentos

Por:   •  10/10/2015  •  Dissertação  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÓLO DE JUAZEIRO–BA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

  • LOGÍSTICA EMPRESARIAL
  • PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO.

TUTORES:

ADEMIR CAVALHEIRO

LUIZ MANOEL PALMEIRA

 

Juazeiro

Abril/2015

  1. INTRODUÇÃO

A indústria de alimentos sempre desempenhou um importante papel na economia brasileira, representando uma das mais tradicionais estruturas produtivas existentes no País. Apesar de a maior parte do PIB da indústria de alimentos ser resultado do mercado doméstico, o setor externo está tendo participação crescente na receita das empresas.

Vale ressaltar que o saldo comercial da indústria de alimentos só não evoluiu de forma mais expressiva em função da recente valorização cambial, que tem dificultado as exportações de alguns setores, como o de laticínios, por exemplo. Outro fator peculiar desta indústria é a presença de empresas de pequeno porte. Isso ocorre devido às baixas barreiras à entrada de novas empresas.

As micros e pequenas empresas, em conjunto, respondem por 94,7% do total de indústrias de alimentos do País. Todavia, observando o movimento de empresas no tempo, verifica-se que a participação das menores tem reduzido, em função dos movimentos de fusões e aquisições. De fato, com os mercados globalizados e cada vez mais integrados, as empresas estão buscando ganhos de escala para competir internacionalmente. Em produtos mais commoditizados esse processo de concentração tende a ocorrer de forma mais intensa, já que a margem de lucro unitária é baixa e os ganhos são oriundos do volume comercializado.

A cadeia de laticínios brasileira participa de uma importante parcela dos negócios agrícolas nacionais. Embora o Brasil esteja na quinta posição dos maiores países produtor de leite in natura, sua produtividade ainda é baixa e o porte dos produtores pequeno em relação aos de países mais produtivos. Sem entrar no mérito dos subsídios, diretos e indiretos, nesses outros países, o flagrante atraso tecnológico dos membros produtores e gerencial dos diversos elos da cadeia dos laticínios (Primo, 2001:122) está, indubitavelmente, na base dessa disparidade de produtividade.

  1. NOME DA EMPRESA

LM Indústria e Comercio de Laticínios Ltda. (Fictício)

  1. REGIÃO EM QUE ATUA

Região sul de Minas Gerais

  1. SEGMENTO DA EMPRESA

Laticínio a partir do leite como matéria-prima.

  1. PRODUTOS COMERCIALIZADOS

Os produtos atualmente industrializados pela empresa são: Queijo Minas, Ricota, Muçarela, Queijo Processado sabor Cheddar, Manteiga, Leite Pasteurizado tipo B e C, Creme de Leite Pasteurizado, Requeijão, Queijo Prato, Queijo Parmesão, entre outros.

  1. PÚBLICO ALVO

Supermercados, Pequeno Varejo, Mercado Institucional (Empresas que utilizam os derivados do leite como subproduto para a fabricação de outros alimentos).

  1. PERFIL DA EMPRESA

Iniciou suas atividades em 2003 e atualmente possui nove funcionários. A empresa compra mensalmente 200 mil litros de leite de 86 produtores, industrializando um total de 100 mil litros de leite, sendo queijo e derivados seus principais produtos. Devido à utilização de toda a capacidade instalada, metade da matéria-prima captada e armazenada é revendida para outra indústria de beneficiamento de médio porte existente na região.

Os maiores consumidores de leite e derivados da empresa são os clientes locais, região sul de Minas Gerais, e agora passam a fornecer para a região Sudeste do Brasil, os maiores concorrentes da indústria são os supermercados e o mercado informal, já que por localizar-se em uma cidade que a maior parte do PIB ainda é agrícola, muitos agricultores fabricam queijo artesanalmente e negociam no comércio.

  1. CADEIA DE SUPRIMENTO

A empresa possui 86 fornecedores que entregam a matéria-prima diariamente, porém não possui contratos formais com nenhum desses fornecedores. O diferencial que a empresa utiliza para manter um bom relacionamento e os produtores ligados a ela é o pagamento do Fundo Rural ou Funrural- Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural, existente em todas as transações de compra e venda realizadas pelos agricultores. Porém, em contra partida, exige que os produtores mantenham um nível mínimo de qualidade, com infraestrutura adequada, como o uso de ordenhadeiras, resfriadores de leite e ambiente higienizado. A empresa possui também um laboratório próprio para análise do leite, mas durante a coleta, nas propriedades já são realizados alguns pré-testes (Alizarol) para identificação de possíveis irregularidades.

A empresa que possui além dos clientes convencionais, outra indústria de beneficiamento de leite. Quanto aos aspectos relacionados à logística de matéria-prima e distribuição de produto final, a empresa optou pela terceirização da coleta de matéria-prima nas propriedades. Um dos motivos para essa escolha foi devido aos altos custos de manutenção dos caminhões e também de mão-de-obra. Por outro lado, a empresa não possui contratos que garantam a confiabilidade dessas operações. Assim o relacionamento com esse elo também é baseado na confiança.

Quanto à distribuição de produto final, a empresa não possui transporte próprio e também não possuem terceirizados. Referente ao oportunismo existente, o proprietário da empresa diz que existe uma grande concorrência no setor agroindustrial e os agricultores estão produzindo matéria-prima de qualidade e também querem receber um pagamento maior por isso. Dessa maneira, um problema que existe forte na cadeia do leite é o oportunismo de outras indústrias que conseguem pagar mais pela matéria-prima, assim muitos produtores acabam trocando de indústria conforme sua conveniência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (218.5 Kb)   docx (319.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com