TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Da Diversidade Na Escola

Ensaios: O Desafio Da Diversidade Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  1.396 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente trabalho apresenta um estudo a respeito do papel da escola e função do professor na formação do sujeito cultural em nossa sociedade, veremos os desafios encontrados pelos educadores em se trabalhar na rotina escolar, a convivência, o conhecimento e o respeito das diferentes culturas no ambiente escolar. Veremos neste texto a importância da escola e principalmente do professor na formação do cidadão critico, consciente e atuante, em rompimento dos pensamentos preconceituosos e discriminatórios ainda presente em nossa sociedade, veremos ainda açoes afirmativas do Estado para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática culturalmente.

Desenvolvimento

A escola se coloca diante de novos desafios ante a diversidade cultural presente em nosso país. A escola direciona-se para um modelo de educação diferenciada, exigindo cada vez mais uma maior qualificação e maior posicionamento dos educadores á respeito das diversidades existentes, a escola, como o berço da diversidade cultural, encontramos a diversidade, expressas na religião, nas etnias,na música, nos sotaques.

Para que se cumpra sua função social, a escola deve assumir uma posição inclusiva com iniciativas que visem a superação dos preconceitos:

“a contribuição da escola na construção da democracia é a de promover, os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e equidade, solidariedade, diálogo no cotidiano; é a de encontrar formas de cumprir o princípio constitucional de igualdade, o que exige sensibilidade para a questão da diversidade cultural e ações decididas em relação aos problemas gerados pela injustiça social” –Pcn volume 10- pluralidade cultural e orientação sexual; pag26

Tais ações de inclusão e de reconhecimento e respeito do “diferente” são fundamentais a ação do professor como mediador do conhecimento, é de sua responsabilidade ser um educador reflexivo, e esta escola que possui esta visão pluralista, acaba por romper métodos pedagógicos tradicionais onde a classe dominante impõe modelos prontos ou currículot radicional.

A aula deste professor é um aula dinâmica, tirando os alunos da “zona de conforto” despertando - os a conviverem nesta sociedade diversificada, abalando as “ estruturas do preconceito; “entre outras implicações, uma política cultural justa na sua definição, seria o que , provocasse embate entre diferenças, balançando as certezas das culturas dominantes”(brandão 2005, pag82).

Existem várias maneiras se trabalhar esta temática em sala de aula, temos como exemplo escolas da zona sul do Rio de janeiro que levaram seus alunos para conhecerem uma comunidade na favela da rocinha, ou por exemplo a Escola estadual Paulo Freire no projeto “Conciencia Negra”o Ensino de capoeira nas aulas esportivas, elaboração de danças africanas, regionais,elaboração de seminários em parceria com professores de diferentes disciplina como por exemplo na disciplina de história trazendo o contexto histórico de povos indígenas , africanos; disciplina de Sociologia e Portugues trazendo o desenvolvimento de temas, disciplina de artes e educação física em apresentaçõe culturais,mostras culturais; todos docentes trabalhando em parceria para a formação cultural dos alunos.

“Enfrentar o desafio de propor um ensino que respeite a cultura da comunidade, significa constatar cada realidade social e cultural com a preocupação de traçar um projeto pedagógico, para alcançar à todos sem exceção”(perrenoud, 2000, p.90.)

Entendemos que a discussão em torno da diversidade cultural na escola transpassa os limites físicos do ambiente escolar e se fundamenta na construção do cidadão em processo de formação.

O Estado também não está alheio a esse novo olhar sobre as diferenças “o entendimento da diversidade na sociedade hoje faz parte da pauta da agenda, das politicas publicas, transformando em temas de debate e de disputa na arena politica e na produção intelectual” (ed e soc. vol. 33

Um marco do desenvolvimento de políticas inclusivas foi a declaração universal dos Direitos Humanos de 1948, base de luta contra a opressão e discriminação. “Considerando essencial que os direitos humanos sejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com