TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Prossional Hoterdan

Ensaios: Desafio Prossional Hoterdan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Visando o crescimento nos lucros do Hipermercado Hoterdan, localizado na cidade de Jundiaí, foi feita uma analise administrativa com finalidade de verificar a organização da empresa e como se dá o processo da tomada de decisão, assim como seu planejamento, juntamente com seu organograma focando de que forma é repassada a informação para o quadro funcional da empresa, a sua área meio e área fins.

De acordo com os conhecimentos adquiridos com os conteúdos nas matérias Processos Gerencias e Matemática, foi identificada as causas na redução de lucros e assim foram montadas estratégias para o desenvolvimento interno da empresa, como capacitação de gerentes e liderança, foi criado um plano de motivação para os funcionários, a estrutura da empresa foi modificada, visando sempre a melhoria no desempenho de todos os colaboradores com o intuito de crescimento nos lucros reduzindo os gastos.

1. Hoterdan Hipermercado Ltda

1.1 Denominação e Forma de Constituição

Razão Social: Hoterdan Hipermercado Ltda

Nome Fantasia: Hoterdan Hipermercado

CNPJ: 50.935.436.0001/40

Endereço: Av União dos Ferroviários, nº 2940

Bairro: Vila Arens

Cidade: Jundiaí

CEP: 13.201-160

Site: www.hoterdan.com.br

1.2Natureza e Ramo de atividade

A Empresa Hoterdan Hipermercados atua no mercado no ramo de venda de alimentos, eletrodomésticos e eletrônicos há 22 anos.

1.3Composição força de trabalho

O Hoterdan Hipermercado conta com 185 colaboradores em geral, dentre eles: presidência, gerência, administrativa e operacional.

2. Analise Administrativa

De acordo com os dados apresentados, foi criada uma nova política de trabalho, implantando um plano de carreira, onde haverá uma redução na quantidade de colaboradores na área de diretoria e gerencia, e um aumento de colaboradores com cargos de liderança.

Visando uma redução de custo, por conta dos salários e uma maior motivação dos colaboradores com maiores chances de crescimento na empresa.

Os cargos de diretoria e gerencia, deverão ter um grau acadêmico correspondente ao nível hierárquico e os processos seletivos para contratação de novos funcionários deverão seguir um padrão, visando uma contratação com melhor quantidade.

Também foi criada uma estrutura organizacional, com layout interno, com missão e visão, para que todos os colaboradores entendam e sigam os princípios da empresa.

3. Estrutura organizacional

3.1Missão:

Oferecer aos nossos clientes produtos e serviços de alta qualidade, variedade, atendimento diferenciado e excelência em alimentação proporcionando bem-estar em um ambiente agradável, fazendo o melhor para o cliente e sua família.

3.2Visão:

Objetivo é ser a referência na rede de Hipermercados do estado, atuando no comércio de alimentos, eletrodomésticos e eletrônicos, prestando serviços com lojas modernas e agradáveis, priorizando sempre qualidade, variedade e excelência no atendimento.

Foi feita uma Analise Swot para traçar um planejamento estratégico paramelhorias nas tomadas de decisões, sendo assim representada em uma tabela com a nova estruturação da empresa, conforme abaixo:.

AMBIENTE INTERNO

Forças Fraquezas

Localização com fácil acesso Profissionais sem treinamento especializado

Produtos alimentícios com ótima qualidade Concorrentes na mesma região

Produtos das melhores marcas

Ambientes modernos

AMBIENTE EXTERNO

Oportunidades Ameaças

Aumento da renda da população Promoções de concorrentes

Economia instável

Analisando as oportunidades e ameaças foi possível traçar com maior precisão nosso plano de trabalho.

Com o remanejo dos funcionários foi criado um novo quadro de trabalho, com funcionários mais capacitados, lideres de setores, e a área operacional mais motivada.

3.3Composição e força de trabalho

De acordo com a nova estrutura o quadro de colaboradores foi reduzido para 185, sendo: Presidência, (1) Diretor Administrativo, (1) Diretor Operacional, (1) Gerente Administrativo, (2) Gerente Operacionais, (1) Analista Financeiro, (1) Lider de Compras, (6) LiderOperacional , (4) Setor de Compras, (2) Setor Financiero, Operações (166).

3.4 Organograma

4. Capacitação Gerentes

4.1 Eficácia gerencial

De acordo com Peter Ducker, escritor, professor e consultor administrativo “o que define o gerente é justamente esperar-se dele, por virtude de posição e conhecimentos, que tome decisões com significativo impacto sobre toda a organização, seu desempenho e resultados”

Visando melhorias no controle gerencial, foi necessário capacitar gerentes e diretores a fim de ambos possam juntos desenvolver com habilidade e precisão novas estratégias de mercado, tanto interno quanto externo.

Neste processo, foi oferecido cursos pertinente a cada setor através da parceria do Hipermercado com uma grande instituição de ensino (Senac Jundiai)

Foi concedido desconto nas mensalidades de curso superiores, para incentivar o desenvolvimento constante dos mesmos.

Algumas palestras foram ministradas em um espaço cedido pela própria empresa, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com