TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Prossional - Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração de Pessoal

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.496 Palavras (10 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Selma Maria de Moraes Jorge - 9133249673

Josseli Alves Carvalho – 9133255204

Mario Alves Bezerra - 9133249673

Curso Superior: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Polo: Faculdade Anhanguera de Taguatinga - DF

Disciplina: Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração de Pessoal

DESAFIO PROFISSIONAL

Professora tutora - EAD: Vinicius Alexandre Vieira da Silva

BRASÍLIA - DF

2015

Sumário

Considerações iniciais        

Diagnóstico        

Planos de ação        

Conclusão        

Anexos        

Passo 01:        

Passo 02        

Passo 03        

Passo 04        

Referências Bibliográficas        


Considerações iniciais

Como Gestor de Recursos Humanos, analisei a situação da empresa SUPERSOFT por meio de 4 etapas, as quais pude me aprofundar melhor nos estudos, juntamente com o Dossié que a empresa me forneceu, contendo: Organograma; fichas de funcionários; perfis comportamentais e definições do negócio.

Logo na primeira semana, me deparei com uma funcionária que pedia demissão, então foi solicitado o processo de rescisão de contrato devidamente detalhado. Foi solicitado também por Leonora, a elaboração de um plano de ações de recrutamento e seleção para a substituição do cargo, este contendo: Perfil profissional procurado, meio de divulgação, perguntas a serem utilizadas na entrevista de emprego, dentre outros dados fundamentais para uma melhor seleção de funcionário.

Na segunda etapa, foi solicitado um demonstrativo de pagamentos do mês de novembro de dois funcionários. Estes dados então, foram explicitamente detalhados e explicados aos funcionários afim de estarem mais a par dos cálculos de seus salários.

No terceiro passo da análise feita na empresa, foi dada atenção à questão da insatisfação salarial por parte do todos os funcionários da empresa. Buscando solucionar esse problema, foi elaborada, então, uma política de recompensas que visa atender à todos participantes da organização, trazendo benefícios sem comprometer a parte financeira da empresa.

Na quarta etapa do projeto, tive acesso à informação sobre a fragilidade nas relações internas entre funcionários e donos da empresa. Percebi pelos dados das entrevistas com os funcionários, que há na empresa, um bloqueio no convívio social, que torna o clima organizacional não tão agradável, fato que influencia diretamente o rendimento da organização. Foi assim elaborado um programa de relações com os empregados, este possui cinco medidas a serem tomadas para que se tenha um resultado positivo e melhorias na questão de relações interpessoais.


Diagnóstico

Foi percebido problemas na organização que impedem seu desenvolvimento. A empresa tem histótico de conflitos entre funcionários e proprietários, logo, as fracas relações interpessoais se destaca como problema organizacional que deve ser melhorado definitivamente. Por parte de todos os funcionários se teve o relato de insatisfação salarial, este item é extremamente importante, pois desmotiva diretamente o funcionário, que também pode optar por ir à procura de outro emprego que possua melhores condições salariais e remunerações. A falta de incentivo ao desenvolvimento profissional e pessoal (falta de investimento na carreira dos trabalhadores), não fornece muitas possibilidades aos trabalhores. Muitos são jovens formados ou cursando o ensino superior, logo, a empresa deve dar oportunidade de crescimento dentro da empresa. Essa atitude confere benefícios mútuos, já que a empresa pode ter um rendimento melhor com a grande contribuição do conhecimento adiquirido do empregado, e o funcionário estará investindo diretamente na sua carreira. Outro problema detectado foi a falta de reconhecimento profissional. O seu efeito no funcionário seria a desmotivação no trabalho. Do que adianta o trabalho duro se este não for reconhecido? O trabalhador precisa do suporte dos seus superiores para executarem cada vez melhor uma tarefa.

Planos de ação

Após o levantamento dos problemas, proponho aqui soluções. Para reforçar as relações interpessoais, deve utilizar-se de uma comunicação direta, participativa, horizontal. Reuniões devem ser feitas com mais frequência e confraternizações é uma ótima dica para haver a interação entre o pessoal.  Traçando objetivos comuns, a união se formará. Com o clima organizacional mais participativo, o desenvolvimento do trabalho se dá com mais facilidade. Um investimento no valor de R$ 16 mil será direcionado ao aprimoramento do ambiente de trabalho, tornando-o prazeroso, trazendo sensação de conforto e clareza. No adquirimento de novos computadores e detalhes como a iluminação e cores do ambiente. Também será investido em uma área social que possua eletrodomésticos de copa, microondas, geladeira, assim como pratos, copos, colheres à disposição dos empregados.

Na questão da insatisfação salarial, sugiro o incentivo à horas extras no valor de 70% do valor hora normal. Além disto, aumento de 15% nos salários, prometendo aumentar ainda mais em um futuro próximo. Oferecer também comissão para atingimento de metas em equipe. Resultados previstos serão, mais motivação profissional e desenvolvimento de espírito de equipe. Recursos financeiros utilizados comprometirão no aumento de custos em torno de R$1400, os quais espero retorno à longo prazo reagindo no aumento das vendas e melhorias no serviço.

Os diretores devem se dedicar as necessidades especiais de cada funcionário,  prestando suporte e incentivando o funcionário constantemente ao crescimento profissional. Sugiro a contratação de coaching profissional para analisar o desempenho dos funcionários da empresa, suas aptidões, e também para dar suporte ao treinamento dos mesmos visando o cumprimento das regras e incorporando a missão da organização. A empresa deve estar sempre informada sobre cursos e palestras que possam vir a incrementar o conhecimento dos funcionários. Cursos financiados pela empresa podem ser oferecidos aos trabalhadores no intuito de motivar a qualificação profissional  e oferecer oportunidades de expansão do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com