TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Tec De Negociação

Trabalho Escolar: Desafio Tec De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Negociação é o processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que todos saibam o que desejam alcançar e que sintam que seus posicionamentos foram ouvidos e levados em consideração pela outra parte.

Negociar é antes de tudo, uma troca na qual nenhum lado quer sair perdendo. Objetivo é chegar a um consenso. Para isto bastam duas ou mais pessoas se reunirem que a negociação aparece, seja na nossa infância, nas amizades, no casamento, no trabalho, mesmo que muito insista em dar a ela outras dimensões e nomes.

A negociação é todo o processo de discussão e empenho de inteligência e de linguagem, que acontece entre dois pólos inicialmente contraditórios: as nossas exigências e as nossas concessões.

Negociar significa ouvir, muito mais do que falar. Saber ouvir não significa fraqueza, como muitos acreditam, mas dar-se o direito de conhecer melhor as reais expectativas da outra parte. E a partir delas, identificar pontos de contato eficientes e duradouros.

Uma negociação justa acontece em palmos, quando as mãos dos negociantes se encontram, seguros e confiantes, no início e no fim do processo. É um primeiro ponto de igualdade.

Enfim, o que mais importa não é o “sim”, ou seja, não fazer qualquer tipo de acordo, mas o que for melhor pra você.

Desenvolvimento

Conceito de Negociação

Comunicação entre indivíduos que estão tentando chegar a um acordo para benefício de ambas as partes. Usamos a negociação no dia-dia como na política, religião, família, guarda de crianças tudo é negociável.

Citamos aqui a opinião de dois autores nos quais os interesses, os objetivos, as necessidades, são importantes para a negociação.

“Segundo “Wanderley,” negociação é o processo de buscar idéias e alcançar objetivos por meio de um acordo em situações onde os interesses e aceitação sejam comuns, e que ambos os lados tenham oportunidade de apresentar argumentos complementares e opostos, ou seja, conflitos e divergência e antagonismo de interesses, idéias e posições.”

Descobrir o interesse da outra parte pode ser definido como a fase preparação e exploração e o objetivo e coletar as informações visando confirmar os problemas reais do outro negociador.

Enfim negociação é um comportamento que inclui comunicação, marketing, psicologia, sociologia, firmeza e administração de conflitos.

É necessário entender o comportamento pra conseguir negociar conforme o estilo do outro negociador, aquele que conhece o próprio estilo e respeita o estilo do outro leva uma vantagem na negociação e pode trabalhar as forças e fraquezas garantindo assim maior possibilidade de êxito.

Para Junqueira “Negociação é um processo de busca de aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando alcançar o melhor resultado possível, para que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar suas argumentações e que a decisão final seja maior que a soma das contribuições individuais.”

Todas as pessoas possuem um estilo de negociação que predomina e que é necessário saber identificar, para que aperfeiçoar e utilizar com maior eficiência usando as características do comportamento dominante, formal e informal.

Junqueira ainda identifica quatro estilos de Negociar:

Catalisador ou influenciador, indutor e sociável: esse estilo é orientado para idéias pessoas com esse perfil são empreendedoras...

Apoiador, ou cordial: está voltada para relacionamentos a pessoa é amável, bom ouvinte e sabe trabalhar em equipe apoiando as pessoas. Não gosta de ferir nem magoar outras pessoas.

Controlador ou dirigentes geralmente decididas eficientes, responsáveis objetivas assumem riscos calculados.

Analítico ou metódicas geralmente pessoas sérias organizadas pacientes e com censo crítico gostam de estar a par do que acontece.

Para consolidar relações em longo prazo uma boa negociação se completa quando encontra soluções recíprocas. Em uma negociação, a pressão para chegar a um acordo esta sempre na outra parte da mesma maneira que está em você.

Em uma negociação dependemos muito de elementos essências como tempo, poder e informação, o tempo deve ser bem usufruído, como sendo paciente, negociar devagar e com perseverança; a informação e parte essencial para uma negociação, pois, o lado mais informado terá o melhor resultado, prepare-se com antecedência; o poder no ato de negociar é determinado pela habilidade de influenciar pessoas ou situações sem abusar da autoridade.

Em uma organização o futuro das negociações possui grandes relevâncias para o seu desenvolvimento apresentação e conquista de resultados satisfatórios, pois consiste em confiança na organização.

Para se conseguir sucesso em uma negociação é necessário conhecer o assunto que está sendo negociado, estar por dentro das regras formais e informais, dominar com quantidade e qualidade para uma melhor compreensão de conexões relacionadas com a negociação;

Precisam raciocinar rápido e com clareza e agir com a razão para estabelecer causa e efeito entre os aspectos envolvidos;

Planejar, preparar-se e determinar um conjunto de procedimentos estruturados e ver ações individuais e em equipe com planejamento articular pontos de recuo e pensar em alternativas para alcançar um acordo;

É fundamental saber falar na hora certa para bom entendimento e transmissão correta de sua mensagem;

Saber ouvir propiciando oportunidade de colher fatos, idéias, opiniões e sentimentos valorizando as idéias do outro;

Colocar-se no lugar da outra parte, conhecer o outro lado, necessidades e problemas conhecendo assim seus argumentos e saber respondê-lo na hora certa;

Os bons negociadores devem articular de forma balanceada a razão e a emoção.

Em qualquer atividade humana é necessário um planejamento para uma melhor organização do que pretende fazer como: uma construção, uma aula, uma reunião para ser bem conduzida sem fugir dos pontos a serem destacados necessitam de um planejamento, para saber iniciar dar andamento e finalizar uma negociação.

Com um planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com