TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho técnico e desenho artístico

Tese: Desenho técnico e desenho artístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  Tese  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 4

AULA 1

RESUMO DO CAPÍTULO I – PLT 180

OBJETIVOS

Distinguir entre desenho técnico e desenho artístico;

Reconhecer a necessidade de aprender desenho técnico como uma forma de comunicação;

Explicar a necessidade das normas do desenho técnico;

Detalhar as várias fases de um projeto genérico e o papel do desenho em cada uma delas;

Enunciar as vantagens do desenho assistido por computador, em especial na vertente tridimensional.

1.1 INTRODUÇÃO

Uma novidade nasce da ideia de um ser pensante (racional) sob a forma de imagens no seu pensamento que são materializadas por meio dos desenhos. O desenho é usado para criar, transmitir, guardar e analisar informações. O desenho constitui-se na forma mais antiga de registro e comunicação de informações, considerado como uma ferramenta de trabalho. À medida que as ideias vão evoluindo e tomando forma, os desenhos podem passar por suportes informatizados como o CAD (Computer Aided Design) reduzindo o intervalo de tempo entre a ideia original e o produto final, reduzindo o custo de desenvolvimento.

1.2 A COMUNICAÇÃO GRÁFICA DE IDÉIAS

A comunicação gráfica é tão antiga quanto o homem e tem, ao longo dos tempos, um desenvolvimento paralelo ao da tecnologia. Desde a antiguidade o homem se comunica e se expressa usando simbologias. Os desenhos mais antigos datam de 12.000 a.C. O desenho técnico é um tipo particular de desenho que obedece a regras bem definidas. Serve para comunicar uma ideia ou um conceito de modo único (padrão), sem ambiguidades nem significados múltiplos. O desenho técnico pode ser executado de inúmeras maneiras, com as mais variadas formas e aparências, mantendo sempre o rigor e a objetividade.

1.3 DESENHO TÉCNICO E DESENHO ARTÍSTICO

Um determinado objeto pode ser descrito de muitas maneiras: por meio de seu nome ou de um desenho, que pode ser um desenho livre, de caráter mais ou menos artístico, ou um desenho técnico.

DESENHO ARTÍSTICO  Apenas transmite uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto. Pode ter, para diferentes pessoas, várias interpretações e significados do mesmo objeto;

DESENHO TÉCNICO  Explicita com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como os aspectos relevantes. Deve ser perfeitamente perceptível e sem ambiguidades na forma como é descrito.

1.4 A GEOMETRIA DESCRITIVA E O DESENHO GEOMÉTRICO

A geometria descritiva se deve a Gaspard Monge (1746-1818) que era professor da Escola Politécnica da França. Desenvolveu o conceito de projeção. Nos primeiros anos do século XIX, estas ideias começaram a ser introduzidas nos estudos universitários, tanto nos EUA como na Europa, usados na fabricação de peças intercambiáveis da indústria militar da época. Em 1876 foi inventada a cópia heliográfica. Os desenhos carregados com muitas sombras de difícil reprodução foram gradativamente sendo substituídos pelas cópias heliográficas tornando-se mais precioso e rigoroso ao longo do tempo.

1.5 O DESENHO TÉCNICO: MODOS DE REPRESENTAÇÃO

PERSPECTIVAS  É usada quando se quer ter uma visão espacial, rápida, de determinado objeto. Assemelha-se a uma fotografia do objeto desenhado, não sendo necessária nenhuma capacidade especial para a sua interpretação;

VISTAS MÚLTIPLAS É um dos tipos mais usados em Engenharia e se baseia no conceito de projeção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com