TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Desenho Organizacional E Desenho Departamental - Copia

Exames: Resumo - Desenho Organizacional E Desenho Departamental - Copia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  4.437 Visualizações

Página 1 de 5

Desenho Organizacional

Desenho organizacional aborda a apresentação da empresa como estrutura, sua formatação característica, sua organização processual e comportamental diante do ambiente de atuação visando o aumento da capacidade de sucesso da empresa.

Não existe um desenho organizacional “padrão” definido para orientar todas as empresas, pois, cada atuação exige um desenho organizacional diferente ou específicos, porém existem algumas características comuns como diferenciação, integração, centralização e formalização.

Diferenciação: É uma técnica administrativa que se encontra relacionada com a divisão do trabalho organizacional. Quanto maior for à diferenciação, maior será a complexidade organizacional,

Integração: É uma técnica organizacional relacionada com a diferenciação, isto é, a integração e coordenação das atividades entre as hierarquias.

Centralização: É uma técnica organizacional que consiste na distribuição da autoridade, direito organizacional de exigir que uma tarefa seja executada, dentro da organização.

Formalização: É uma técnica administrativa que se fundamenta na determinação de “o que”, “porque”, “quando” cada tarefa deve ser efetuada, assim como na elaboração de regras e regulamentos, que levam ao encaminhamento dos comportamentos de cada departamento. A organização formaliza o comportamento esperado de modo a reduzir a variação visando a previsibilidade e controle. A formalização é parte do poder sobre o trabalho passa do trabalhador para quem padroniza seu a sua tarefa. Uma das principais razões da formalização é direcionar a coordenação quanto a padronização do processo de trabalho visando os recursos, sendo um mecanismo de parâmetro de Desenho Organizacional correspondente ao comportamento.

Estas características citadas, são fundamentais para o gerenciamento dos critérios que definem o Desenho Organizacional apropriado o qual pode ser determinado através dos objetivos a serem alcançados.

Estes critério são identificados de acordo com as necessidades de cada organização em função de tomadas de decisões previamente estabelecidas.

Estratégias são estabelecidas como critérios para a construção do Desenho Organizacional. Estes critérios evidenciam os valores e ações a serem utilizadas para o atingimento das metas que devem ser traçadas observando o ambiente de atuação, oferta de produtos ou serviços que agreguem valores aos clientes.

A estrutura é entendida como o critério determinante sobre a localização da autoridade ou a referência na organização considerando as quesitos de especialização, e observando a quantidade de pessoas, a departamentalização como funções, produtos, processos, mercados, localidades. Esta distribuição pode ser centralizada ou descentralizada.

Processos é o critério que determinam o fluxo de informações para trabalho ou gerenciamento dos recursos. Processos horizontais definem o fluxo de trabalho e as informações. Processos verticais culminam em orientação sobre posicionamento dos talentos humanos limitados.

Recompensas é o critério que alinham os objetivos dos empregados com os interesses da organização. São salários, promoções, bônus, distribuição de lucros, e concretizam os.

Pessoal é o critério que tem a finalidade de suprir as necessidades da estrutura de acordo com a estratégia. São recursos humanos definidos por recrutamento, seleção, reposicionamento, treinamento e desenvolvimento

Os modelos mais importantes de Desenho Organizacional são:

Organização Linear, Organização funcional e Organização Linha Staff.

Desenho Organizacional é abrangente e necessário, pois é o gerenciamento das grandes organizações e integram todos os fatores perfeitamente ajustados, que pode ser relacionado com o funcionamento de uma máquina, claro que sob os aspectos sociais e técnicos.

Também pode ser compreendido e retratado como a estrutura da empresa e o seu funcionamento em termos de divisão do trabalho, ou seja, correspondem a um conjunto de tarefas e responsabilidades direcionadas a cargos que não são imutáveis e têm seu comportamento influenciado por várias técnicas individuais, sociais e organizacionais. A complexidade do Desenho Organizacional por projeto é indicado para situações em que o empreendimento é de grande porte e tenha atividades como pesquisas e desenvolvimentos.

O principal objetivo de qualquer que seja o Desenho Organizacional deve ser sempre o de buscar o máximo em coerência e compatibilidade entre os diferentes tipos de influencias e variáveis como as estratégias, tecnologias, comportamento da empresa, entre outros, formalizando regras para a necessidade do trabalho e interação dos departamentos, seções e seus subsistemas.

Desenho Departamental

Desenho Departamental aborda as divisões da empresa com ênfase na integração e na diferenciação de seus subsistemas ou funcionalidades. São as diretrizes departamentais que determinam “por quem”, “quando” e “como” cada tarefa deve ser realizada, assim como a aplicação das políticas e processos estabelecidos pela estrutura organizacional.

As políticas e procedimentos podem variar nos diversos departamentos, daí a importância da Integração, pois a resposta aguardada pelos clientes é de robustez em produtos e serviços ofertados e a expectativa da empresa não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com