TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho da Rede de Suprimento da Empresa ARTE FINAL

Pesquisas Acadêmicas: Desenho da Rede de Suprimento da Empresa ARTE FINAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 10

2.1 Desenho da Rede de Suprimento da Empresa ARTE FINAL

Desenho da rede de logistica da empresa

FORNECEDORES

FITA PET

PRODUTO QUIMICO

CIMENTEIRA

PEDREIRA

PORTO DE AREIA

MADEIRA

GRAMPOS

AREIA

ADITIVO

CIMENTO

PÓ DE PEDRA

EMBALAGEM

INDUSTRIA

ARTE FINAL

REVENDA

LOJA DE ATENDIMENTO EXCLUSIVO

VAREJISTA

CONSTRUTORA

CONSUMIDOR

2.2-Vantagens Competitivas da Empresa

O artigo vem nos mostrar que através da logística a empresa nos últimos anos, tem aumentado a competitividade, foram criados diversos departamentos para controlar ao máximo a produção e eficácia na elaboração do produto final, melhorando sua cadeia de suprimentos.

O ramo da construção civil é a principal atividade da empresa escolhida neste estudo, mesmo sendo uma empresa de pequeno porte, na região em que ela atua, o seu Market Share é superior a 50 % do mercado, mais a concorrência segundo a empresa, tem sido um pedra em seu sapato.

A empresa se diferencia dos concorrentes com materiais de melhor acabamento, conseguido através de uma parceria feita com seus fornecedores de matéria-prima e também com máquinas mais modernas, que estão em constante atualização e manutenção para cada vez mais diminuir desperdício, refugos e quebra.

Esses fornecedores estão localizados grande maioria na região, onde com isso ajuda o estreitamento dos laços, podendo assim ter um melhor relacionamento e conseguindo obter vantagens na compra destes produtos. Quando a empresa participa de concorrência ou licitações, costuma negociar com o fornecedor o PÓ DE PEDRA que é a principal matéria-prima utilizada em todos os tipos de blocos e pisos, conseguindo melhores preços de um lote grande com pagamento a vista, para poder ter um melhor poder de barganha com seu cliente em seu produto final.

A compra deste insumos é controlada através do sistema MRP (MATERIALS REQUIREMENTS PLANNING), onde só é comprado o que realmente será utilizado na fabricação, mediante a previsão , passada pelo setor de vendas para a semana seguinte. A empresa, possuem um software onde são feitos os diversos controles da contabilidade, faturamento e financeiro e etc..., mais para o planejamento e controle da produção e estoque de insumo os dados são lançados em algumas planilha feitas em EXCEL, desenvolvidas por um de seus colaboradores, pois, segundo ele é bem mais simples e também pode-se saber exatamente quanto matéria-prima será utilizado para a fabricação de cada produto, independente de sua quantidade, resistência, cor, medidas e peso.

Através de pesquisa realizada no mercado de transporte, a empresa achou por bem, realizar ela mesma a retirada da matéria-prima e também a entrega dos produtos. Segundo a entidade, com a retirada dos insumos feita pela empresa, consegue sanar os problemas de parada de produção por falta de material, e com isso diminuir seu prazo de entrega do produto ao cliente (LEAD TIME).

Da mesma forma é feita a entrega dos produtos acabados a empresas varejistas, construtoras e consumidor final, a empresa possui uma frota nova de caminhões, assim evita quebras por desgaste e paradas excessivas para manutenção. Os veículos são equipados com MUNK, onde o produto e descarregado em pallets evitando a quebra e também evitando diversos problemas de saúde e até afastamentos de seus colaboradores (motorista e ajudantes) pois a descarga do material era feita manualmente peça por peça.

Por fim, a empresa consegue ser mais competitiva no seu segmento, devido a sua constante atualização no mercado, buscando sempre ouvir sugestões de clientes diretos e indiretos para melhorar e aperfeiçoar seus produtos adaptando-se as novas exigências do mercado. Também a empresa busca internamente a qualidade total para conseguir fazer produtos com maior qualidade e com custo final o menor possível.

3. Filme "A Meta"

3.1 Questões

Questão 01

A partir do filme, quais foram os gargalos percebidos?

Resposta: Identificamos através do filme que a fábrica desconhecia sua própria capacidade, não conhecia suas fraquezas, tampouco os problemas de sua produção. Sua estratégia era falha, pois comprometia todo seu potencial de produção e estocava seus produtos prontos sem demanda. Isto refletia em seu principal problema, a sua receita. Uma vez adotada estas estratégias, não obtinha o lucro planejado. O que levou a diretoria a tomar a decisão de fechar aquela filial.

Questão 02

Que fatores os levaram a perceber os ‘‘ gargalos ‘’ ?

Nos pontos da linha de produção ou fabricação, onde o processo trabalha em extremos, ela puxa a produção conforme sua capacidade, ou nos piores dos casos param a produção devido ao seu desempenho comprometido, definindo assim o gargalo.

Questão 03

No que esses ‘‘gargalos’’ afetam as atividades da empresa estudada ?

Nos pontos em que o processo trabalha nos extremos ou até param a produção , e sobrecarregar um funcionário em que os outros evoluem e vão alem enquanto o gargalo só compromete sua eficácia .

Tópicos do filme

A. Do planejamento da rota

Na trilha: Sabendo que tinha que percorrer uma distância de 15km em 05hrs, ele traçou uma meta de 03 km / h.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com