TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Conmico Autodesenvolvimento 3 Clara

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Conmico Autodesenvolvimento 3 Clara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.244 Palavras (9 Páginas)  •  4.702 Visualizações

Página 1 de 9

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO – A GLOBALIZAÇÃO, A CRISE ECONÔMICA GLOBAL E O SURGIMENTO DOS BRICS (Tema 3).

A globalização corresponde a um processo dinâmico de interação entre as nações, proporcionado pelos progressos técnicos dos meios de transportes e telecomunicações, com destaque para os avanços informacionais. Corresponde ao envolvimento de várias economias no mercado internacional, ou a interdependência comercial entre os países, que pode ser percebida por meio do acelerado crescimento de intensas relações comerciais, turismos internacionais e investimentos multinacionais, nos meios de comunicação e transporte. A Globalização atinge as culturas, que muitas vezes são alteradas em seu modo de vestir, comer, divertir, além da música, cinema e outros. E participa também do envolvimento político entre países, assim como a política circular entre estados de uma nação.

A globalização tem origem desde o capitalismo contemporâneo, a sua história vem muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeus. Podemos destacar o advento das Grandes Navegações, quando ocorreu um incremento do comércio entre as mais diferentes partes do globo. Esse marco histórico foi seguido por uma necessidade de aumentar a escala de produção, o que culminou com a Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX. Nesse período, as modificações na estrutura de produção substituíram gradualmente o trabalho artesanal e a manufatura, principalmente com a introdução da máquina a vapor e posteriormente a utilização da energia elétrica.

Atualmente, com o processo de globalização avançado, dar-se a necessidade de agilizar o processo de produção da empresa de forma a procurar serviços de terceirização de capacitação, o que vem a ser o Fenômeno Outsourcing.

A nova grande tendência é o outsourcing em Tecnologias de Informação. Com as empresas a reduzirem riscos, melhorarem o seu acesso a competências técnicas e a colocarem um centro de custos e gestão de projetos difíceis nas mãos de especialistas que verdadeiramente acrescentavam valor aos processos decisivos. No entanto, se esta prática teve um impacto positivo nos orçamentos das empresas, já o reflexo das mesmas nos serviços ao consumidor e percepção da marca sempre foi bastante mais problemático.

Uma empresa exemplo em termos de globalização que eu posso citar, seria a MC DONALD’S. McDonald's é uma empresa responsável por uma rede internacional de restaurantes de fast food, sendo a segunda maior rede do mundo na área citada, ficando atrás apenas da Subway. A expressão também se refere à marca desta empresa, a qual a transcende e revela-se inserida na cultura de massas contemporânea.

A rede foi fundada em abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos. Entre 1955 e 1993, as suas 14 mil lojas venderam 80 bilhões de sanduíches. Juntamente de marcas como Coca-Cola (exemplo do Fenômeno Outsourcing), o McDonald's é considerado um dos mais disseminados símbolos do capitalismo internacional e da globalização. Seu produto mais famoso é o sanduíche conhecido como Big Mac. A marca McDonald's existe em 120 países. Mais de 34 mil lojas ao redor do mundo servem mais de 69 milhões de clientes a cada dia. Mais de 80% dos restaurantes McDonald's são propriedade de empresários locais e são operados pelos mesmos.

Além disso a empresa opera outras marcas de restaurantes e lanchonetes ao redor do mundo como Aroma Café, Boston Market, Chipotle Mexican Grill e tem uma pequena parte na Pret A Manger. Até dezembro de 2003 também era dona do Donatos Pizza. As vendas em 2004 foram de 19,1 bilhões de dólares, com lucro líquido de 2,75 bilhões de dólares. Também possuía uma subsidiária, a Redbox, que em 2003 começou como uma loja de conveniência automatizada de 5,5 metros, mas a partir de 2005 concentrou-se em máquinas de aluguel de DVD's.

RELATÓRIO: A evolução da empresa diante a globalização.

1937: Os irmãos Dick e Mac McDonald abrem uma barraca de cachorro-quente chamada Airdome em Arcadia, Califórnia.

1940: Os irmãos mudam a barraca Airdome para San Bernardino, também na Califórnia, onde eles abrem um restaurante McDonald´s na Rota 66, em 15 de maio. O cardápio se baseava em 25 itens, a maioria deles churrasco. O primeiro hambúrguer McDonald´s custou US$0,15 e como era comum na época, contrataram 20 carhops; garçons que em cima de patins, entregavam o pedido do cliente no carro. Isso se tornou popular e muito lucrativo.

1948: Depois de notar que a maioria do dinheiro que eles ganhavam vinham dos hambúrgeres, os irmãos fecharam o restaurante por diversos meses para criar e implantar um inovador Sistema de Serviço Rápido, uma espécie de montagem em série para os hambúrgeres. Então os carhops perderam seus empregos. Quando o restaurante foi re-aberto ele passa a vender somente hambúrgeres, milk-shakes e batatas fritas, se tornando um extremo sucesso.

O terceiro McDonald's, atualmente o mais antigo em atividade, construído em 1953 em Dowbey, Califórnia.

Os irmãos McDonald começaram a criar franquias de seus restaurantes, com Neil Fox abrindo a primeira franquia e o segundo restaurante foi aberto em Phoenix, Arizona velho restaurante em funcionamento.

1954: O empreendedor e vendedor de máquinas de agitar milkshake Ray Kroc fica fascinado com o restaurante McDonald's durante uma visita e descobre sua extraordinária capacidade e popularidade. (Outros que visitaram e acabaram se inspirando na ideia do McDonald's foram James McLamore, fundador da marca rival Burger King e Glen Bell, fundador do restaurante Taco Bell.) Depois de ver o restaurante em operação, Kroc propôs aos irmãos McDonald, que já vendiam franquias, a vendê-las fora da localização original da empresa (Califórnia e Arizona), sendo dele próprio a primeira franquia. Kroc trabalhou muito para vender a marca McDonald's. Ele tentou até mesmo se impor em sua amizade dos tempos de guerra com Walt Disney na esperança de abrir um McDonald's na Disneyland, que estava prestes a ser inaugurada. Mas seu projeto fracassou.

1955: Ray Kroc funda o "McDonald's Systems, Inc." no dia 2 de março, uma estrutura legalizada para suas planejadas franquias. E ainda abre, em 15 de abril, no subúrbio de Chicago, em Des Plaines, Illinois, o nono restaurante da marca. Somente no primeiro dia, o total de vendas é de $366.12. A literatura da companhia costuma se referir a essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com