TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Da China

Exames: Desenvolvimento Da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

A China é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo.

Embora apresente dados de crescimento econômico, a China enfrenta algumas dificuldades. Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. Os salários, controlados pelo governo, coloca os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo. Mesmo assim, o crescimento chinês apresenta um ritmo alucinante, podendo transformar este país, nas próximas décadas, na maior economia do mundo.

A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 7,46 trilhões ou 47,15 trilhões de iuanes em 2011 (com crescimento de 9,2%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.

O forte crescimento econômico dos últimos anos gera emprego, renda e crescimento das empresas chinesas. O país é governado pelo Partido Comunista da China (PCC), cujo monopólio sobre o poder é garantido pela constituição chinesa. Há outro partido político no país, que participam da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e do Congresso Nacional Popular, embora sirvam principalmente para endossar as políticas adotadas pelo PCC. O objetivo do governo é estabilizar o crescimento populacional no início do século XXI. Há um desequilíbrio de sexos na população chinesa devido a uma tradicional preferência chinesa por meninos, o que levou o governo a proibir o uso de ultra-sonografia na gravidez para fins de seleção do sexo da criança.[Abrir uma empresa na China é algo simples.

Guardadas as devidas proporções com relação às diferenças culturais que impactam muito na agressividade comercial dos chineses para os negócios, no sentido do ‘eu coletivo’ sobretudo, há uma apreciável boa acessibilidade a órgãos públicos, como o Ministério do Comércio, que se empenha muito em apoiar os exportadores que a eles recorrem para atingir novos mercados. O próprio Ministério do Comércio chinês disponibiliza serviços eficientes e gratuitos para empresários estrangeiros que uscam fornecedores naquele país. Consegui mesmo agendar uma reunião em Pequim com uma representante do Ministério do Comércio chinês e olha que não sou diplomata, sou uma simples consultora.

Os salários dos empregados das fábricas são calculados com base na produtividade de cada um e aparentemente não existe ferias (nem outros getulismos). Quanto tempo leva mesmo no Brasil? Grande parte das fábricas na China funciona como os médios produtores de commodities no Brasil do ponto de vista da exportação: eles produzem e as tradings exportam para eles. Tem muita, muita, trading company na China.

Em uma reportagem da Isto é dinheiro fala sobre um brasileiro chamado Renato Castro que movimenta cerca de US$ 100 milhões aproximando as empresas brasileiras com fornecedores chineses, ele saiu de João Pessoa para morar em Pequim e abrir as portas da China para a exportação no Brasil.

Bibliografia: http://www.conjur.com.br/2011-ago-06/abrir-empresa-china-exige-cooperacao-bilateral-advogados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com