TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De P+L Em Metal Mecânica

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento De P+L Em Metal Mecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

A P+L COMO FERRAMENTA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA AS INDÚSTRIAS DA CIDADE DE JUIZ DE FORA

Diego Cristóvão Gama Severino

Prof. Paula Tramontim Pavei

Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC

Curso de Engenharia de Produção – P+L & Ecoeficiência

Resumo

O artigo pesquisado teve como objetivo o desenvolvimento de uma cartilha a ser usada como material de motivação e apoio à conscientização, propondo aos empregados e empregadores do município de Juiz de Fora o início de um contato com as práticas da Produção Mais Limpa como ferramenta de Gestão Ambiental. O campo estudado foi traçado pelos empreendimentos industriais do município de Juiz de Fora. Para se formar uma visão crítica destes empreendimentos, no que tange as questões ambientais, partiu-se da análise das atuações da Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora, captada através de observações e entrevistas. Com um estudo bibliográfico foi possível observar breve histórico e descrição do atual cenário do parque industrial do município. Os dados coletados em uma visita realizada numa empresa metalúrgica, a qual implantou com sucesso as práticas da Produção Mais Limpa, permitiram uma melhor assimilação da teoria estudada sobre o tema, confirmando as expectativas quanto à simplicidade e eficácia desta mesma, bem como a praticidade em se empregar nos empreendimentos industriais de Juiz de Fora. O resultado obtido traz a importância de se motivar e conscientizar os empreendedores a investirem na Produção Mais Limpa, compreendendo seu significado: agregar cada vez maior valor aos produtos e serviços, consumindo menos materiais e energia e gerando menos contaminação.

Palavras chave: P+L, Engenharia de Produção, Gestão ambiental.

1 Tipo de atividade

Foi selecionada uma Metalúrgica que atua no ramo de móveis.

2 Área aonde foi desenvolvido o produto

Injetora de polímeros e Guilhotina.

3 Metodologia de implantação da ferramenta

A Federação das Indústrias de Minas Gerais, convidou as empresas do Pólo de Juiz de Fora para participarem de um programa de P+L.

O Diretor da Metalúrgica GG Ltda, ao tomar conhecimento da proposta, encaminhou então dois de seus funcionários para realizarem um treinamento inicial sobre o tema.

Os funcionários treinados serviram de multiplicadores, formaram o ECOTIME na empresa com outros oito componentes, sendo um de cada setor envolvido, e logo começaram os trabalhos.

4 Principais ações desenvolvidas

O ECOTIME observou que diariamente uma grande quantidade de água era desperdiçada ao final do último turno, aproximadamente 1.800 litros. Pois transbordava do reservatório.

A solução proposta e implantada foi bem simples: elevação do nível da torre e do reservatório do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com