TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Motor Em Educacao Fisica

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Motor Em Educacao Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  2.370 Palavras (10 Páginas)  •  1.885 Visualizações

Página 1 de 10

TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR

MANAUS – AM

2014

CENTRO UNIVESITARIO DO NORTE

NOME: DENIZE SOUZA DE AZEVEDO MATRICULA: 14173344

TURMA: EFT 01S1

PROFESSOR: ALEXANDRE PIRES

TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR

TRABALHO SOLICITADO PELO PROFESSOR

ALEXANDRE DA DISCIPLINA DE DESENVOL-

VIMENTO MOTOR PARA OBTENCAO DE

NOTA DO PRIMEIRO SEMESTRE.

MANAUS-AM

2014

Desenvolvimento

De acordo com o tema desenvolvimento motor consegui compreender de uma maneira geral que e o campo que estuda e trabalha o desenvolvimento corporal de uma forma generalizada buscando entender a cada faixa etária de vida do ser humano, qual sua habilidade motora e capacidade física mais adequada para seu estilo de vida e convivência com meio desde a concepção ate a fase adulta, desenvolvendo assim este conceito abrange mudanças positivas para o ser humano.

E um campo de grande extensão que foca grandes mudanças evolutivas no comportamento motor no decorrer da vida, devendo focar sempre a dinâmica entre o ser humano e o meio ambiente.

A visão de desenvolvimento motor também foca a maturação do sistema nervoso central que e um fator determinante e de grande influencia no desenvolvimento, e mais alem disso também se destaca nessa resultante genética e a hereditariedade de que consequentemente tem por sua vez grande importância no desenvolvimento do individuo.

Esse processo seqüencial se baseia em idade cronológica progredindo de movimentos leves e simples para movimentos mais complexos e com grandes habilidades, progredindo durante esse processo que vai ajustando sua habilidade.

Todo controle, coordenação motora e boa execução são de extrema importância para mudanças elevadas na infância e juventude e já na fase adulta se tem uma mudança mais moderada e com o tempo vem a diminuição de movimentos devido a idade e debilitação.Portanto a coordenação e responsável pela forma do movimento,o controle fornece o ajustamento necessário e toda boa execução e valida com a ajuda do profissional de educação física.

A Educação Física na escola deve firmar o propósito de estabelecer um caráter educativo, estabelecer objetivo e conhecimentos maiores desta área nas escolas, mas na pratica vivemos com a dificuldade de sistematizar o conhecimento desta área, tendo visto que as escolas vinculam apenas o ensinar por ensinar sem uma grande ênfase do que realmente todo esse universo de desenvolvimento pode nos mostrar.

O movimento deve ser aplicado e executado de forma que mesmo que na aula tenha pouco significado mais que o aluno consiga levar aquilo para fora do ambiente escolar desenvolvendo quem sabe para algum problema que possa surgir ao longo da vida, mas que também tenha a importância de juntar um conjunto de conhecimento a respeito do movimento humano composto conceitos, habilidades, valores, atitudes,

normas e princípios que não só se aprende e compreende mas se põee em pratica quando houver a necessidade ,socializando assim a educação física escolar a ir alem do que imaginamos.

Todo movimento que for aplicado e abordado deve ser destacado juntamente a organização e adequação a realidade considerando também a característica de cada aluno e o nível de desenvolvimento.

A educação física deve trabalhar sistematizando o conhecimento em teóricos e práticos para que aprendizagem seja eficaz. Esse conhecimento poderá se dar por aprendizagem do movimento, aprendizagem dobre o movimento, aprendizagem para o movimento e aprendizagem através do movimento, lembrando que a prioridade dada a uma determinada aprendizagem não exclui nem ignora as demais, o aluno ao participar de um programa de educação física escolar devera ter conhecimentos suficientes para saber como e por que utiliza-lo em determinados movimentos e em diferentes situações.

A educação física ainda não conquistou espaço devido para implantar tal sistema de ensino e compreendemos que a importância da mesma e questionada no conjunto de disciplinas que compõe o currículo escolar. Deve-se argumentar também que este um meio privilegiado de mostrar e transmitir a crianças e adolescentes o beneficio da cultura corporal, assim como o método mais ideal de promoção de saúde e bons hábitos de pratica de atividade física, sempre na perspectiva da saúde e qualidade de vida e interação de valores para a educação moral e ética dos alunos e toda missão a desta disciplina especifica a relação do sistema educativo com o corpo.

Constitui-se então que o nosso corpo se resume em oportunidade de educação e formação, ou seja, a educação física se distingue de outras áreas no que se refere a tarefa educativa , pela evidencia de que e a partir do corpo que se tem experiências, tendo assim a responsabilidade por uma outra parte do objetivo educacional da escola, sendo a educação física um fator importante no currículo do aluno pois o corpo e visto como objeto de tratamento pedagógico fazendo com que a escola não seja apenas intelectual.

A educação Física nada mais e que um conjunto de teorias, metodologias e praticas que vem servir para a formação global, com praticas educativas com características de ensino que não se limitam apenas nos princípios da técnica mais também da eficiência e da performance rompendo a pratica mecanicista e buscando uma pratica pedagógica reconhecida e valorizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com