TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Sua importância no desenvolvimento motor nos primeiros anos de vida

Por:   •  2/7/2019  •  Seminário  •  5.138 Palavras (21 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 21

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Sua importância no desenvolvimento motor nos primeiros anos de vida

RESUMO

Ao nascer, a criança já inicia seu contato direto com o meio em que se desenvolverá, ela interage com as pessoas que o cercam, principalmente as pessoas do convívio familiar, de quem aprenderá os costumes, os hábitos, as regras e as crenças. Após esta etapa a criança é inserida no convívio escolar, mais precisamente na educação infantil, sendo a primeira etapa da educação escolar na qual a criança tem a possibilidade de interagir com outras crianças e com adultos fora do convívio familiar. Neste convívio escolar a Educação Física apresenta aspectos que envolvem de forma direta a saúde, o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, uma disciplina tão importante e necessária como qualquer outra existente no currículo escolar. Diante disso, precisa-se ser trabalhada de maneira correta, com objetivos a serem realizados. Dada relevância sobre o tema em foco, o estudo foi elaborado com intuito de trazer uma reflexão sobre os benefícios da prática da atividade física, e a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo das crianças. Este trabalho oferece possibilidade de buscar através do processo de investigação e revisão bibliográfica a importância de uma sistematização dos conteúdos para a Educação Física escolar que venha transformar todas as mudanças e estudos em reais benefícios pedagógicos.

Palavras chave: Educação infantil, Educação física, psicomotricidade, coordenação motora.

1 - INTRODUÇÃO

A educação infantil é uma etapa da vida da criança na qual são construídos e assimilados os conceitos, e essa construção recebe forte influência do contexto em que a criança está inserida. Dentro da escola, todo o contexto que a cerca exerce um importante papel mediador. A Educação Física, em sua totalidade, vem passando ao longo do tempo por modificações pedagógicas e com as freqüentes descobertas nas diversas áreas que envolvem sua forma de ensino, vem assumindo varias posturas para se firmar como uma disciplina tão importante e necessária como qualquer outra existente no currículo escolar.

Sabe-se que a criança, ao nascer, inicia seu contato direto com o meio em que se desenvolverá, ela interage com as pessoas que o cercam, principalmente as pessoas do convívio familiar, de quem aprenderá os costumes, os hábitos, as regras, as crenças, os significados e os valores que servirão de base para sua inserção social. Daí surge conceitos onde se acredita que a família é a primeira responsável por sua educação, levando-a a desenvolver, desde cedo, sua cidadania. A escola é a primeira etapa da educação, na qual a criança tem a possibilidade de interagir com outras crianças e com adultos fora do convívio familiar. Neste convívio escolar, a Educação Física apresenta aspectos que envolvem de forma direta a saúde e o desenvolvimento motor das crianças, diante disso, precisa-se ser trabalhada de maneira correta, com objetivos a serem realizados.

A Educação Física na Educação Infantil é uma área que vem sendo objeto de estudo de muitas pesquisas e discussões. A intervenção de outras pessoas, que no caso específico da escola, são o professor e as demais crianças, é fundamental para a promoção do desenvolvimento do indivíduo. Dessa forma, em todo o processo escolar, o professor deve ser o mediador, no sentido de fazer com que os alunos apropriem-se dos conteúdos apropriados e interessantes ao seu desenvolvimento, de forma a instigá-los e a levá-los a estágios mais avançados psicologicamente.

Nesta fase que deve ser trabalhado conteúdos de forma pedagógica e cuidadosa com aspectos ligados ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, de forma a contribuir significativamente para sua formação integral. É tarefa da Educação Física, preparar o aluno para ser um praticante lúcido e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível.

Através das atividades físicas, é que a criança desenvolve os aspectos psicomotores, afetivos e cognitivos e também através dela a criança adquire habilidades específicas, servindo estas, para outros ramos de sua vida. Quando a aula de educação física é bem estruturada e bem orientada ela torna-se uma mola propulsora para os alunos, servindo de incentivo para que eles pratiquem atividades físicas também fora da instituição escolar, podendo assim usufruir forma mais ampla dos benefícios da atividade física.

Atualmente tem aumentado entre os profissionais da Educação Física a preocupação com o desenvolvimento motor das crianças, principalmente nos primeiros anos de vida. Busca-se cada vez mais aprimorar-se de conteúdos e métodos para promover uma Educação Física que atenda ade¬quadamente às necessidades e expectativas das crianças nesta faixa escolar.

A Educação Física é uma área que tem grande relevância e de muito interesse na Educação Infantil, pois pode proporcionar as crianças momentos de novas experiências, contatos com outras pessoas que não sejam aos do seu ambiente familiar, descobertas, percepções sobre seu próprio corpo a partir da realização de uma diversidade de movimentos e de brincadeiras. Dentro desse contexto a Educação Física atrelada a Educação Infantil estará contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças, buscando um ambiente mais atrativo entre disciplina, professor e aluno.

O desenvolvimento motor deve ser incentivado desde os primeiros anos dentro da escola e o profissional de Educação Física deve estar ciente que seu papel vai além de promover atividades que desenvolvam o lado físico. Suas ações podem e devem desenvolver a criança de uma maneira integral favorecendo seu convívio com toda comunidade escolar.

Com isso, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente parte e contemplado pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula. O prazer pelo aprender não é uma atividade que surge espontaneamente nos alunos, pois, não é uma tarefa que cumprem com satisfação, sendo em alguns casos encarada como obrigação. O problema é que os alunos são diferentes, exigindo do professor diferentes estratégias de ensino de forma a tornar a prática eficiente para todos, para que o professor consiga êxito entre os alunos, cabe uma difícil tarefa de despertá-los à curiosidade, ao aprendizado prazeroso, e à necessidade de cultivar sempre novos conhecimentos em meio às atividades propostas e acompanhadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com