TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  16/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.359 Palavras (22 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 22

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO – ES

Curso de Educação Física Licenciatura

Claudio Pereira Machado

Dalcinei Pontes Lima

Johne Diogenes Cielho Silva

O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Cachoeiro de Itapemirim – ES

Novembro/2015

Claudio Pereira Machado

Dalcinei Pontes Lima

Johne Diogenes Cielho Silva

O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Educação Física Licenciatura do Centro Universitário São Camilo, orientado pela Profa. Coord. Cintia Schiavini Beiriz, como requisito parcial para obtenção do título de Graduação em Educação Física Licenciatura.

Cachoeiro de Itapemirim – ES

Novembro/2015

O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

MACHADO, Claudio Pereira [1]

LIMA, Dalcinei Pontes [2]

SILVA, Johne Diogenes Coelho[3]

BEIRIZ, Cintia Schiavini[4]

RESUMO

O presente estudo tratará da importância do professor de Educação Física Escolar no desenvolvimento infantil de crianças em idade escolar. Esse estudo tem como principal objetivo realização de uma breve discussão literária, a fim de melhor entender e discutir as contribuições da educação física no que tange o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil embasado nos conteúdos assegurados pelo PCN Parâmetros Curriculares Nacional. VASCONCELLOS (1995) nos afirma que e necessário ter o conhecimentos referentes a atributos motores para garantir um desenvolvimento da aprendizagem significativos para o aluno.  A relação entre a idade da criança com a fase e característica motora pelas quais passam se constitui para um melhor acompanhamento do desenvolvimento motor. Os profissionais de Educação Física têm como principal objetivo o conhecimento relativo do assunto abordado, para uma melhor avaliação motora da criança, como forma de melhor acompanhar seu desempenho e detectar possíveis problemas de ordem motora.

Palavra-Chave: Desenvolvimento Motor; Profissional de educação física; Educação Infantil.

INTRODUÇÃO

A concepção de Desenvolvimento Motor na Educação Física veio através de pesquisas realizadas por profissionais da área do desenvolvimento motor. Tais analises surgem   como uma adequada resposta para os impasses teóricos existentes nessa área.

O estudo das habilidades motoras rudimentares da primeira infância recebeu ímpeto nas décadas 30 e de 40, quando uma quantidade excelente de informações foi obtida a partir de observações de psicólogos desenvolvimentistas. Muitos desses estudos tornaram-se clássicos e têm resistido ao teste do tempo, pois seus controles e sua precisão são cuidadosos. (GALLAHUE; OZMUN,2003 pag. 193).

É necessário que faça presente a priorização na fase da infância, pois essa fase é o primeiro passo de muitos e decisivo para alcançar um progresso tanto motor quanto cognitivo com eficácia, pois dessa forma de certa forma há um facilita mento na escolaridade do individuo e anexando-se de modo direto nas demais fases ao longo da vida (NANNI 1998).

Segundo Gallahue e Ozmun (2002) o ambiente no qual o individuo esta inserido exerce um papel fundamental no meio social e biológico. Nota-se que a escola é um espaço propicio e adequado para que o desenvolvimento motor da criança seja estimulado e aperfeiçoado de forma produtiva.

Sabe-se que é necessário ter o conhecimento referente os atributos motores para que possibilite as diversas experiências que por sua vez garantem um desenvolvimento da aprendizagem significativo. Nota-se que tal função tem, que ser exercida por um profissional competente que tenha entendimento acerca do tange ao desenvolvimento motor. (VASCONCELLOS 1995).

O Parâmetro Curricular Nacional de Educação Física tem a proposta de trabalhar a humanização a diversificação a pratica pedagógica da área, com uma visão biológica busca-se trabalhar o afetivo, o cognitivo e o sociocultural dos alunos, trabalhado de forma adequada e organizada o professor deve tem o planejamento prévio de todas as atividades que estão sendo ministradas nas suas aulas de Educação física para que aja uma avaliação adequada para suas atividades.

O documento de Educação Física traz uma proposta que procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Incorpora, de forma organizada, as principais questões que o professor deve considerar no desenvolvimento de seu trabalho, subsidiando as discussões, os planejamentos e as avaliações da prática da Educação Física nas escolas (PCN’s, 1997 p. 15)

De acordo com os PCN’s, 1997 jogos de construção, brincadeira lúdicas, jogos sociais dentre outros, proporcionam o aumento no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças com a utilização de atividades lúdicas, a ludicidade deve ser inserida no cotidiano das aulas de Educação física infantil, pois o brincar as auxiliam a lidar com as emoções, a brincadeira também e uma forma de libera as tensões da sociedade onde ela vive, auxilia na construção de sua personalidade e sua individualidade.

Através do brincar a educação física, faz jus a um papel de extrema importância a educação física no período inicial da maturação motora das crianças inseridas no ambiente escolar e profissional de educação física em sua plena formação universitária e aprofundada, passa uma segurança em afirmação sobre sua competência e fiel lugar em assumir o que lhe foi passado em sua academia, no que o mesmo também estar assegurado legalmente sobre base de leis federais que o apoiam e indicam sua função e direita de esta em sala de aula para um bom desenvolvimento da sociedade a fim de formar cidadões éticos e saudáveis para a sociedade que o acolherá em um futuro breve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (236.4 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com