TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Por Marx

Artigos Científicos: Desenvolvimento Por Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2014  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 5

1-Marx construiu suas análises com base na teoria do valor-trabalho, esboçada por Petty e desenvolvida por Adam Smith, segundo a qual a quantidade de trabalho incorporado em um bem constitui a base de seu valor de troca. Marx diferenciou valor quantitativo do valor qualitativo. Desse modo, a força de trabalho considerada no valor é homogênea representando a produtividade média da economia. O trabalho, expressando o valor, implica que as rendas que não derivam do trabalho são condenáveis por ser fruto da “exploração da classe operária” (Marx, 1890, v. 1, p. 243).

2- Mas alia seria a diferença entre a produção de determinada pessoa e o salario que lhe é conferido. A taxa é a divisão do resultado da mais vaia com salario (capital variável). A composição orgânica do capital variável (o valor da força de trabalho)n. A composição técnica é razão entre a quantidade dos meios de produção e a quantidade de trabalhadores.

3- Exercito industrial de reservar representa os trabalhadores desempregados pelas forças das maquinas. Sendo assim ,segundo Marx, a tecnologia aumenta o desemprego causando miséria e aumento de monográfico e, dai por diante mais miséria. O acumulo de capital, gera essa reserva de exercito industrial por substituição das novas tecnologias ,assim a taxa de salario tende a cair.

4- A taxa de lucro depende diretamente da mais-valia e, inversamente, do montante gasto com salários, matérias-primas e depreciação.

5-

A elevação da composição orgânica, aumentando a produtividade, expande a mais-valia, M, em proporção do capital variável, o que cresce a taxa de exploração;

Os salários reais reduzem-se pela ação do exercito industrial de reserva: a taxa de lucro aumenta com a elevação da taxa de exploração;

Com o progresso técnico ,os preços dos meios de produção caem ,impedindo a elevação da composição orgânica, embora a composição técnica avalie em termos físicos, possa estar crescendo;

A presença do exercito de reserva crescente dá margem ao surgimento de firmas com faixas composição orgânicas do capital e com alta mais-valia;

O aumento do comercio internacional facilita a aquisição de matérias-primas mais baratas, assim como de alimento e bens de capital a preços inferiores aos vigentes no mercado interno; e

Imperfeiçoes do mercado, como oligopólios e organização patronais, elevam a taxa de lucro; com leis sociais e sindicatos fortes, a taxa de lucro se reduz.

6- A condição é que na reprodução simples não há possibilidades de haver crises; a economia de um período produz a economia de um período procedente. A hipótese disto, é que não há investimento liquido; os capitalistas apenas substituem o capital depreciado e gostam a mais-valia em consumo. Assim, esper5a-se que a oferta seja igual a demanda, e o consumo absorva toda a renda da economia.

7- A condição indispensável da reprodução ampliada é de que os capitalistas poupem parte de sua renda de aquisição de meios de produção adicionais. Só que o que acontece mais a seguir é a repetição da condição básica de reprodução simples, quando que se aumenta da taxa de exploração. Assim a dinâmica do desenvolvimento capitalista traduz-se em expansão crescente da taxa de mais-valia e da composição do capital.

8- Crise de realização é a que exerce quando ocorre a produção em excesso, depreciando os preços de mercado em uma margem abaixo do nível da expressão monetária do valor. Assim o lucro reduz ou desaparecem. A diferença desta para a crise de lucro, é que na anterior o motivo é o excesso da oferta, já nessa, é o aumento desigual da taxa orgânica do capital com a relação á taxa de mais-valia.

9- As crises de desproporção resultam de erros de avaliações dos capitalistas, uma vez que as decisões de produção são desvinculadas das decisões de demanda. Cada firma fixa o volume de sua produção, levando em conta o preço de mercado, em relação ao preço natural. As quantidades assim definidas podem não coincidir com as quantidades desejadas pelo mercado.

10- O consumo humano passa para um plano secundário, predominando o consumo interindustrial de meios de produção e torna-se o elemento dinâmico do crescimento econômico. Dessa forma, produção e mercado identificam-se e a oferta cria as demanda. Nesse aspecto para o mercado interno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com