TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentavel

Monografias: Desenvolvimento Sustentavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 12

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL PINDORAMA

ENSINO MÉDIO INTEGRADO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Ludmylla Rayssa de Oliveira Santos

Desenvolvimento sustentavel

Rondonópolis -MT

2011

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL PINDORAMA

ENSINO MÉDIO INTEGRADO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Ludmylla Rayssa de Oiveira Santos

Desenvolvimento sustentavel

Projeto proposto pelo aluno Ludmylla Rayssa de Oliveira Santos, sob orientação do Prof. wilson como requisito parcial para aprovação na disciplina Aulas Práticas e TCC.

Rondonópolis - MT

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. JUSTIFICATIVA 5

3. REVISÃO DA LITERATURA 6

4. OBJETIVOS 8

4.1 Objetivo Geral 9

4.2 Objetivos Específicos 10

5. METODOLOGIA 14

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

1. INTRODUÇÃO

Com os avanços tecnológicos advindos após a revolução industrial e o crescente

aumento da população a atividade humana passou a causar mais impacto negativo ao meio ambiente, e o que durante muito tempo foi visto como fonte inexaurível de recursos disponíveis para servir às necessidades do homem agora passa a ser uma inquietação, porquanto os recursos são limitados. Da mesma forma, essa massa cada consumidora, cada vez mais, representa uma pressão constante sobre as empresas e suas práticas de produção e de prestação de serviços. Isso é muito positivo, pois cria nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir de forma drástica e rápida; sob pena de verem suas vendas (e seus lucros) caírem vertiginosamente de forma perigosa e arriscada. Esse “novo comportamento” acabou recebendo o nome de sustentabilidade empresarial. Desta forma, as empresas acabaram definindo um conjunto de práticas que procuram demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas ou aonde atuam. Devemos fazer os empresários entenderem que chegou o fim do “lucro pelo lucro” e que, agora, pensar com responsabilidade e cuidar do mundo que nos cerca é crucial para nossa própria sobrevivência.

2. JUSTIFICATIVA

A escolha desse tema se deve ao impacto que ela tem sobre a sociedade devido á importância de se saber o que podemos fazer para mudar o que então parece inevitável (degradação do nosso ambiente). A falta de responsabilidade ambiental pela parte empresarial é um ou o mais importante fator que contribui para essa degradação.

O ciclo produtivo dessa nossa sociedade capitalista retira do meio ambiente insumos necessários p ara produção, entretanto esse processo produtivo retorna resíduos sólidos, efluentes líquidos e emite gases nocivos em grande quantidade acarretando poluição ambiental e esgotamento dos recursos naturais. As empresas procuram resultados financeiros, ampliação de fatias de mercado e sobrevivência e manutenção de sua competitividade. A globalização da economia e o acirramento da competição mundial elevam a escala de produção, com a consequente busca pela redução dos custos. Diante deste panorama as empresas tendem a se adequarem a essa nova percepção e a pressão da sociedade e restrições impostas pelo governo.

É importante que essas empresas se conscientizem e tomem a iniciativa de fazer a diferença, pois a nossa sociedade esta cada vez mais atenta e exigindo dos governos respostas claras as demandas de sustentabilidade, com ênfase nos aspectos sócios ambientais. As empresas que pensam e agem dessa forma podem ter um papel crucial na construção de uma cidadania planetária, desde que engajem na busca de soluções para os problemas que vivemos.

3. REVISÃO DA LITERATURA

O crescimento é inevitável, é preciso criar uma estrutura para suportá-lo, supri-lo; de maneira a produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais, e consumir menos. A população tem que agir menos agressivamente em relação ao meio ambiente, pois os recursos naturais são limitados produzir degradando menos de forma mais limpa e reduzindo o consumo são fatores a serem mais disseminados e realizados. No entanto, se depara com as desigualdades sociais; e mesmo assim, sob essas condições o país cresce, sem controle, a população aumenta e consequentemente avoluma-se os problemas sociais, políticos, econômicos, e em especial os relacionados ao meio ambiente, fazendo com que os recursos naturais fiquem escassos mais rapidamente. Os seres humanos têm um futuro comum, o que afeta uma sociedade afeta todo o mundo.

O modelo atual de desenvolvimento econômico vem gerando enormes desequilíbrios sociais. Em outras palavras, nunca houve tanto crescimento, riqueza e fartura ao lado de tanta miséria, degradação ambiental e a poluição, e é neste cenário que surgem os ideais sobre o desenvolvimento sustentável.

“O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu pela primeira vez, com o nome de ecodesenvolvimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com