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Desinformação No Fotojornalismo - Caso Emily

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Por:   •  10/3/2015  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

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Diariamente os jornais impressos trazem consigo uma pilha de

conhecimentos despejados em textos em que os componentes dos fatos

são classificados em bem e mal, mocinho e bandido. A quantidade de

informação é alta, mas na maioria das vezes, a apuração é escrita de

maneira descontextualizada, incompleta e retalhada. Devido a grande

quantidade de informações a qual o leitor é exposto, a percepção se faz

pela imagem. A primeira vista, a fotografia é o censor responsável em

separar o que ler daquilo que deve ser ignorado. Dentro desse processo, o

fotojornalismo atua, cada vez mais, como ponto de referência na escolha

da notícia a ser lida.

No livro Jornalismo e Desinformação, Leão Serva fala da saturação

da informação, onde o leitor torna-se passivo diante de tanta repetição ou

do anúncio de informações num turbilhão desarticulado. O espectador

perde a noção de análise e se desencontra num refluxo de contexto

repetitivo, onde tudo é rotina, por mais ou menos valioso que seja. Um

exemplo dessa saturação é o caso da menina Emily, assassinada em

frente de casa no último dia 23 de maio.

Serva diz que "em um mundo cada vez mais governado por

regimes 'midiáticos', em que pesquisas de opinião determinam políticas

de Estado, o efeito desinformaste do jornalismo (...) se baseia em fatos

recentes e objetivam efeitos de curtíssimo prazo".

Muitos dos jornais impressos como A Tribuna, Diário do Litoral,

Expresso Popular, Diário de S. Paulo e entre outros agiram de maneira

sensacionalista, superficial e tendenciosa (cada um querendo impor seu

ponto de vista: penas mais duras, revisão da maioridade penal, culpar a

sociedade, etc.), sem levar a fundo esse debate. Eles criam a comoção

para que, logo em seguida, o caso Emily suma do noticiário.

Durante a semana do crime, o conteúdo das matérias era sempre

sem nenhum aprofundamento (mudam apenas o lead de acordo com o

andamento do caso, o restante da matéria uma “cozinha” daquilo que já

havia sido publicado).

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