TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desperdício De Água

Trabalho Universitário: Desperdício De Água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A nossa bebida vital está escasseando, e mostra números impensáveis para muitos. Cerca de 97% da água que existe no planeta é salgada, do restante, 2% está congelada e somente 1% encontra-se disponível para nada menos que 7 bilhões de pessoas, população atual da Terra.

O Brasil conta com grandes reservas de água doce, por conta da Bacia Amazônica e do Pantanal, devido a isso, no inconsciente coletivo, provoca uma falsa impressão de que o recurso é inesgotável e o povo brasileiro acaba figurando entre os que mais gastam e desperdiçam água no mundo.

A escassez de água ao redor do planeta indica que a preservação do recurso deve ser praticada e disseminada em todos os países, independentemente da reserva que possuem.

Para isso, devemos começar onde se inicia o aprendizado, portanto hoje, mais do que nunca, toda criança deve aprender, desde cedo, a importância da preservação desse recurso natural indispensável à vida.

Nesta sequência de atividades, o consumo consciente será abordado com base na observação da quantidade de água usada em casa e na escola e também será feita a identificação de medidas para combater o desperdício desse bem tão precioso.

JUSTIFICATIVA

Foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, para as interferências ameaçadoras do homem em relação ao meio ambiente, desenvolvendo o senso crítico e a criatividade, explorando o conhecimento interdisciplinar, atentando para o uso racional da água e sensibilizando a comunidade escolar e seus familiares para mudanças de atitudes quanto ao desperdício e a falta de respeito com os recursos naturais, especialmente da água, prezando a preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

OBJETIVOS

O objetivo deste projeto é trabalhar a conscientização dos alunos para as interferências ameaçadoras do homem em relação ao meio ambiente, desenvolvendo o senso crítico e a criatividade, explorando o conhecimento interdisciplinar e sensibilizando a comunidade escolar e seus familiares para mudanças de atitudes quanto ao desperdício e a falta de respeito com os recursos naturais, especialmente da água. Outro objetivo importante neste projeto é estimular a competência de leitura e escrita, desenvolvendo a oralidade e a socialização dos alunos através de recursos tecnológicos aliados ao processo de aprendizagem.

1ª etapa

Esse é o momento de mostrar às crianças a importância do tema. Pode-se propor, de início, a seguinte questão: “quais atividades domésticas vocês conhecem que precisam de água?” – independentemente de ser tratada, filtrada ou mineral. Conforme as sugestões surgirem, pedir para os alunos façam desenhos em cartazes de papel kraft ou reserve algumas revistas para que as crianças procurem imagens das ações e colem nos cartazes. Provavelmente a lista conterá itens como lavagem de roupa, de louça e de mãos, banho e escovação de dentes. Como o uso doméstico não varia muito (ao menos em áreas urbanas), conversar sobre essas atividades ajudará a turma a perceber que as famílias utilizam a água de modo semelhante.

Neste jogo, as crianças procuravam cartões ilustrativos que representavam essas ações:

Figura 01

2ª etapa

Depois de refletir sobre o consumo de água em casa, é importante que as crianças pensem e conversem também sobre o uso do recurso na escola. Para isso, reserve um momento da aula para levar a turma até uma pia de uso comum. Lá, peça que cada um lave as mãos com apenas 200 ml de água, medida correspondente a um copo de plástico de tamanho pequeno. Oriente-os a não desperdiçar, pois não será permitido emprestar a água de um colega, caso alguém fique sem. Ao final da atividade, pergunte a eles como foi a experiência. É fácil lavar as mãos com essa quantidade de água? Deu para retirar a espuma do sabonete? As mãos ficaram realmente limpas? Depois que os alunos fizerem suas colocações, conte a eles que, em muitos locais do mundo (inclusive do Brasil), essa é a quantidade de água disponível para uma semana inteira – e não apenas para lavar as mãos, mas para todas as ações cotidianas.

Figura 02

3ª etapa

Pedir que a turma faça dois desenhos, um deles representando o desperdício e o outro mostrando como podemos economizar água.

- Distribuir imagens de jornais e revistas que mostrem desperdício e economia de água (as imagens devem estar misturadas) e pedir que as crianças separem o material em dois grupos, de acordo com o bom e o mau uso do recurso. Ao final da seleção, a turma pode colar as imagens em cartolinas separadas.

Figura 03

METODOLOGIA

Podemos verificar se a turma compreendeu que certas atividades humanas provocam o desperdício da água e que essa perda deve ser evitada, observando as falas de cada criança ao longo das conversas sobre o tema, analisando o material produzido na última aula e até mesmo acompanhando possíveis mudanças no comportamento dos alunos em relação ao consumo de água, como fechar a torneira ao escovar os dentes, não deixar a água correr à toa ao lavar as mãos e corrigir uns aos outros caso presenciem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com