TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Despredicio De Papel

Artigos Científicos: Despredicio De Papel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ELISIANI GLASIELA DOMINGOS DE SOUZA

O DESPERDÍCIO DE PAPEL NAS ESCOLAS.

Curvelo

2014

ELISIANI GLASIELA DOMINGOS DE SOUZA

O DESPERDÍCIO DE PAPEL NAS ESCOLAS.

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR - Disciplinas: Ensino da natureza e Sociedade; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão.

Profs. Aadréia Zompero, Helenara R. Sampaio, Laura Cava, Raquel Franco.

Curvelo

2014

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................. 01

Justificativa............................................................................................................ 02

Objetivo específico e geral.....................................................................................03

Metodologia............................................................................................................04

Avaliação................................................................................................................05

Referências.............................................................................................................06

Introdução.

Este trabalho será desenvolvido com os alunos da educação infantil de uma escola onde o principal objetivo vem a contribuir com a formação dos nossos alunos, visto que a escola é entendida como principal acesso ao conhecimento e construção de identidade de indivíduos conscientes da importância de seu papel na sociedade. A busca por um mundo melhor para se viver, exige sabedoria para agir de forma a contribuir para essa construção.

Considerando tal problemática, as práticas educativas realizadas na escola visam oferecer subsídios para o crescimento do educando em sua totalidade, objetivando ampliar seu conhecimento, bem como a sua visão de mundo. Dessa forma, trabalhamos sempre com o incentivo de atitudes positivas para a transformação do meio em que vivem. No entanto, somente o estímulo não é o suficiente, é necessário colocar tal concepção em prática, mostrando para as crianças que elas podem por meio de suas ações contribuir para a construção de um mundo melhor. Frente a essa perspectiva, o projeto desenvolvido procurou conscientizar os alunos sobre como ações mas fomos além do processo de reflexão, começamos a colocar em prática atitudes sustentáveis. Dentre as atividades realizadas destacamos a reciclagem de papel,confecção aparentemente simples podem ser muito significativas.

Assim, discutimos em muitas aulas sobre como evitar o desperdício de papel na sala de aula. A realização deste trabalho contou com a efetiva e contínua participação das crianças, que atentamente se prontificarama ajudar no passo-a-passo de todas as atividades. Sendo assim, a exposição do projeto trata-se de um marco inicial, não é um produto acabado, mas sim um processo, no qual o comprometimento comas atitudes sustentáveis é compreendido como uma tarefa diária,responsabilidade de todos que acreditam que podemos sempre contribuir para um mundo melhor.

Justificativa:

O presente projeto sobre consumo excessivo de papel tem a intenção de apresentar aos pequenos o desenvolvimento sustentável e a diminuição do consumo de forma rica e prazerosa trazendo às atividades diárias situações de construção de atitudes, de disseminação do conhecimento e de ações de preservação do meio ambiente.

Um dos princípios básicos para a educação infantil é a parceria com a família das crianças e diante dessa premissa o projeto só poderá se desenvolver se este princípio for contemplado.

Os trabalhos desenvolvidos pelas crianças da educação infantil estarão focados em ações que levem a mudanças de atitudes, não apenas das crianças, mas começando pelas próprias funcionárias passando para as famílias e a comunidade. Nosso foco é a reutilização de materiais tornando-os bonitos e úteis.

É importante ressaltar que na Educação Infantil o aprendizado se dá pela imitação e na troca com o outro. Partilhar experiências com o grupo faz com que as crianças estabeleçam relações de confiança, intimidade e de pertencimento inicialmente numa dimensão menor, família, turma, creche e com o passar do tempo e crescimento numa dimensão mais ampla comunidade.

Este processo de ações coletivas prevê educação e cuidado de forma integrada visando o desenvolvimento das crianças, de forma que o bem-estar e o aprendizado sejam indissociáveis, respeitando principalmente a criança como ser aprendente único, com conhecimentos e vontades próprias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com