TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destilacao Simples

Trabalho Universitário: Destilacao Simples. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A destilação simples consiste na vaporização de um líquido por aquecimento seguida da condensação do vapor e recolhimento do condensado num frasco apropriado. O condensador permite que a mistura seja aquecida na temperatura de ebulição do solvente sem que esta seja perdida para a atmosfera.

O ponto de ebulição é a temperatura em que o vapor e o líquido estão em equilíbrio a uma dada pressão. O ponto de ebulição das misturas varia dentro de um intervalo de temperatura que depende da natureza e das proporções dos seus constituintes.

O aumento de calor de um líquido em ebulição não produzirá elevação do seu ponto de ebulição, pois o calor absorvido é todo consumido em formas de bolhas de vapor, o que resulta num aumento da velocidade da destilação.

A destilação simples tem aplicação para separar um líquido de impurezas não voláteis de um solvente usado numa extração, ou excepcionalmente, para separar líquidos de ponto de ebulição afastados.

Objetivos

• Informar sobre a destilação simples e o resultado da experiência

Materiais

Balão de destilação

Condensador de serpentina

Mangueira

Lamparina

Termômetro de mercúrio

Rolha de borracha

Mistura de agua e etanol

Tripé

Tela de amianto

Mufula

Funil

Anel de ferro

Procedimento

Primeiramente montou se o destilar, posteriormente preencheu o balão do destilador com a mistura de agua e etanol, onde se aqueceu a mistura com o uso da lamparina e observou se o processo de destilação simples. Ao aquecer a mistura no recipiente também se aquece o gás no espaço aparentemente vazio, empurrando o álcool, onde o seu ponto de ebulição e de 80º.

Resultados Obtidos

O resultado obtido com a realização da prática de destilação simples da mistura do Etanol e da Água foi satisfatório, pois houve êxito na separação dos dois líquidos da mistura homogenia. Obtendo assim o produto destilado Etanol e o resido de destilação Água destilada.

Conclusão

É possível separar uma mistura homogênea como o alaranjado de metila do etanol por destilação simples.

Foi concluído que deve haver muita cautela ao despejar a mistura pelo bastão de vidro, para que não contamine a vidraria inadequada. O único recipiente que deve ter contato direto com a mistura é o balão de fundo arredondado. Caso contrário, a separação pode ser ineficiente.

O líquido a ser separado pode entrar em estado de ebulição antes do previsto, ou seja, antes de seu conhecido Ponto de Ebulição pelo fato de estar impuro, o que não é dito na teoria de Destilação Simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com