TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinar Ponto De Fusao De Um Oxido Acido E Um Acido Base

Dissertações: Determinar Ponto De Fusao De Um Oxido Acido E Um Acido Base. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

Uma reação química se caracteriza quando uma substância, ao entrar em contato com outra, muda suas propriedades e transforma-se. Uma reação de síntese, no caso, pode ser representada pela equação:

A + B  AB

Tal equação explica que há, no início da reação, dois tipos de reagentes e que, após a reação houve uma transformação tal que os reagentes deram origem à uma nova substância, chama-se então este tipo de reação de síntese. Experimentalmente pode-se observar a formação é um óxido ácido e um óxido básico. Para observar essas reações visualmente usam-se indicadores ácido-base, que são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é ácido ou base, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química.

São exemplos de indicadores ácido-base: fenolftaleína, alaranjado de metila, papel tornassol, azul de bromotimol. Alguns indicadores naturais também podem ser utilizados, como o repolho roxo e a flor hortênsia e o hibisco.

Fundamentação Teórica:

Os óxidos são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos, um deles é sempre o oxigênio, o mais eletronegativo. De acordo com a função do seu comportamento na presença de outro elementos, eles são classificados em: básicos, ácidos, neutros, anfóteros, mistos, ou peróxidos.

Óxidos ácidos: também chamados de anidridos, eles se formam a partir da reação com água originando ácidos. Em geral são formados por ametais, e apresentam caráter covalente.

Óxidos básicos: A reação é com bases formando sal e água. O metal presente em sua fórmula, geralmente apresenta carga elétrica, possuindo assim caráter iônico.

Conhecendo os óxidos pode-se fazer uma síntese, do mesmo. Uma síntese é quando dois reagentes se unem para formar apenas um produto. O que também pode ser observado é que, não necessariamente os reagentes precisam ser substancias simples, para efetuar uma reação de síntese. Porém o produto sempre será uma substância composta.

Exemplos:

Fe + S ------ FeS

2H2 + O2 ------ 2H2O

H2O + CO2 ----- H2CO3

Sais:

Sal é toda substância que em água produz um cátion diferente do H+ e um o ânion diferente do OH-.

Os sais são formados a partir da reação de um ácido com uma base, que é a reação de neutralização, formando também água.

Exemplos:

HCl + NaOH → NaCl + H2O

ácido base sal água

-.

Utilidade:

- Cloreto de sódio (NaCl) – é obtido da água do mar e utilizado na alimentação como sal de cozinha e na conservação de carnes. Na indústria, é usado para a produção de soda cáustica e gás cloro.

- Carbonato de sódio (Na2CO3) – também chamado de soda ou barrilha. Usado para a fabricação de vidro, sabão, corantes e no tratamento de água de piscina.

- Carbonato de cálcio (CaCO3) – na natureza, é encontrado na forma de mármore, calcário e calcita. Forma as estalactites e as estalagmites das cavernas. Usado na produção de cimento e de cal virgem (Cao). Reduz a acidez do solo.

Bases:

Base é toda substância que em água produz o ânion OH- (hidroxila). Quando uma base entra em contato com água, ela se dissocia e libera OH-.

Exemplos:

NaOH + H2O ↔ Na+ + OH-

Mg(OH)2 + H2O ↔ Mg2+ + 2OH-

Al(OH)3 + H2O ↔ Al3+ + 3OH-

Identifica-se uma base pela presença de OH- no lado direito da fórmula.

Utilidade

- Hidróxido de sódio (NaOH) – conhecida também como soda cáustica. É tóxico e corrosivo. Usado para desentupir pias. É muito usado na indústria química para preparar sabão e outros compostos orgânicos.

- Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2) – usado como antiácido estomacal. É também chamado de leite de magnésia.

- Hidróxido de cálcio – (Ca(OH)2) – chamado de cal hidratada, cal apagada ou cal extinta. Usada na construção civil para preparar argamassa e usado em pinturas. O hidróxido de cálcio em água é chamado de leite de cal ou água de cal.

- Hidróxido de amônio (NH4OH) em solução aquosa é conhecido como amoníaco ou amônia. Usado em limpeza doméstica, saponificações de gorduras e óleos. É tóxico e irritante aos olhos.

Procedimento Experimental

Experimento 1 :Síntese do Óxido Ácido

Para um Erlenmeyer de 250 mL, foram colocados 100 mL de água destilada e reservou-se uma rolha de diâmetro suficiente para que posteriormente pudesse vedá-lo. Com o auxílio do bico de Bunsen e de um dispositivo de combustão uma pequena amostra de enxofre foi levada para a combustão até que a chama azul na parte superior do composto foi extinta; depois de feito isto, essa pequena amostra contida no dispositivo de combustão foi introduzida no Erlenmeyer, fixando o dispositivo na parte superior do frasco e fechando o Erlenmeyer com a rolha de modo que a amostra não entrasse em contato com a água para que os gases provenientes da etapa anterior pudessem reagir com o solvente. Obtém-se assim a solução A.

Experimento 2 : Síntese do Óxido Básico

Selecionou-se uma pequena fita de magnésio e, por uma pinça metálica, a fita foi colocada em combustão no bico de Bunsen. Feito este procedimento, cautelosamente introduziu-se a fita em um tubo de ensaio contendo água e agitou-se até que as cinzas do sólido se dissolvessem. Obtém-se assim a solução B.

Experimento 3: Identificação do Ácido e da Base

Numa estante contendo 10 tubos de ensaio, estes foram etiquetados de 1A a 5A; 1B à 5B. Para o procedimento, foram adicionados aos tubos: água destilada nos tubos 1A e 1B. Nos tubos 2A e 2B adicionou-se solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com