TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acido E Base

Ensaios: Acido E Base. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Ácido e base

Ácidos e bases são dois grupos químicos relacionados entre si e estão muito presentes no nosso cotidiano.

Ácidos

Alguns ácidos são encontrados nos alimentos. O ácido acético está no vinagre; o ácido lático, no leite; e o ácido cítrico, no limão. Sempre têm gosto azedo. Outros ácidos se encontram nos animais. O estômago produz um ácido que ajuda a quebrar os alimentos.

Outros ácidos podem ser tão fortes que corroem, ou decompõem, metais. Não devem ser provados nem tocados. O ácido sulfúrico, usado para fazer fertilizantes, tinturas, medicamentos, é um exemplo. Ele também é usado em certas baterias de automóvel. Quando se dissolve um ácido em água, obtém-se uma solução acídica.

Bases

As bases são escorregadias na água. Algumas são usadas em alimentos ou medicamentos. Em geral têm gosto amargo. Exemplos de bases são o fermento e o leite de magnésia. Outras bases são usadas na indústria. São fortes demais para provar ou tocar. O hidróxido de sódio, ou soda cáustica, decompõe tecidos de plantas ou animais. Usa-se para fazer sabão, papel e fibras artificiais. Quando se combina uma base com água, resulta uma solução básica ou alcalina.

Reações ácido-básicas

Quando ácidos e bases se combinam, produzem água e compostos chamados sais. Têm gosto salgado e nenhuma das propriedades características dos ácidos nem das bases. As reações entre ácidos e bases podem ser fortes. Um dos resultados é que rapidamente produzem gases. É por isso que o fermento é útil para cozinhar bolos e tortas. Quando ele se combina com um ácido como o suco de limão ou com creme azedo em uma massa de farinha, libera gases que fazem a massa crescer.

Como identificar ácidos e bases

Os ácidos e as bases fazem alguns materiais mudar de cor. Um desses materiais é o chamado papel de tornassol. Um ácido na água torna o papel de tornassol vermelho. Uma base na água deixa o papel azul. Uma substância neutra, como água pura, dá ao papel de tornassol uma cor intermediária entre o vermelho e o azul.

Esta tira de papel de tornassol mostra que a solução contém um ácido. Se a solução contiver uma base, o papel ficará azul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com