TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicidade De Ácidos E Bases

Ensaios: Toxicidade De Ácidos E Bases. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  1.676 Visualizações

Página 1 de 3

Toxicidade de Ácidos e Bases

H2SO4 - O ácido sulfúrico é um potente irritante do trato respiratório, pele e olhos. Sobre a pele produz queimaduras graves com fibrose cicatricial intensa e limitações funcionais. Nos acidentes com os olhos pode provocar graves lesões ulcerativas, catarata e glaucoma. Embora a ingestão seja improvável, pode causar severos danos ao aparelho digestivo. A inalação do vapor ou névoa pode causar tosse, espirros, sangramento nasal, broncospasmo, dificuldade respiratória e edema pulmonar.

HNO3 - A inalação de vapores de Ácido Nítrico produz, inicialmente, irritação das vias aérea superiores, causando espirros, tosse, dor no tórax, dificuldade respiratória, salivação e tontura, podendo evoluir para edema pulmonar e morte. O Ácido Nítrico é muito corrosivo para pele, olhos, aparelho digestivo e trato respiratório. Dose Letal: IDLH: 25 ppm.

H2S – A 0,00047 ppm, pode-se detectar o odor característico de sulfeto de hidrogênio, descrito normalmente como de “ovo podre”.10 – 20 ppm é a concentração limite da irritação ocular. 50 – 100 ppm leva a danos aos olhos. Pode provocar edema pulmonar, respiração acelerada e perda de olfação. 800 ppm é a concentração letal para 50% dos humanos por 5 minutos de exposição (LC50). Concentrações acima de 1000 ppm causam colapso imediato com perda de respiração, mesmo após inalação de uma única respiração.

HCN - É um gás altamente venenoso à condições normais. De 2-5 ppm identifica-se o odor. De 18-54 ppm tolera-se até 1 hora à exposição sem grandes danos. Entre 110-180 o gás é fatal em minutos. A 270 ppm é imediatamente fatal. Seus efeitos são taquipinéia, dispinéia, fraqueza nos membros, inconsciencia, convulsões e parada respiratória.

HClO4 – Potente oxidante, causa queimaduras nos olhos, peles e trato gástrico. Se inalado causa forte irritação nas vias respiratórias e possíveis queimaduras. Pode causar dermatites em exposição crônica. Apesar de não ser descrito como carcinógeno, apresentou efeitos teratogênicos quando testado em animais.

NaOH - Ingestão: Podem causar queimaduras severas e perfurações nos tecidos da boca, garganta, esôfago e estômago. Irritação das vias respiratórias e tosse, podendo causar até pneumonia química. Queimaduras severas na pele e olhos e destruição dos tecidos. Toxicidade Crônica: A inalação de gotículas ou poeiras do produto pode gerar diversos níveis de irritação. A situação de saúde pode ser agravada em função da superexposição.

KOH - Após inalação: Queimaduras. Depois do contato com a pele: Queimaduras. Depois do contato com os olhos: Queimaduras. Perigo de cegueira. Perigo de opacificação da córnea. Após ingestão: Queimaduras (dor, colapso). Queimaduras no esôfago e no estômago. Perigo de perfuração do esôfago e do estômago. Perigo de aspiração após vômito. Toxicidade aguda: LD50 (oral, rato): 273 mg/kg (calculado em substância pura).

NH4OH - Os vapores de amônia tem odor nos limites de 5 ppm para alguns e 25 ppm para a maioria das pessoas. Entre 50 ppm a 100 ppm se torna irritante para a maioria das pessoas. Exposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com