TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidos E Bases Comun Em Nosso Dia-a-dia

Artigos Científicos: Acidos E Bases Comun Em Nosso Dia-a-dia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Essas substâncias fazem parte de nossas vidas, pois comemos, bebemos, utilizamos como tempero, produtos de limpeza e beleza também como removedores de gorduras, além de ser um tema de fácil compreensão já que podemos utilizar de produtos encontrados na nossa própria casa para exemplificar o conteúdo.

Quimica em nossas vidas

Ao acordamos pela manhã muitas pessoas tem o hábito de tomar uma ducha para despertar e se preparar para enfrentar um dia de trabalho, estudo e outras atividades.

Ao realizarmos esta tarefa é comum utilizarmos sabonete, xampus, condicionadores de cabelo e outros produtos.

Graças a química podemos contar com diversos produtos da nossa higiene pessoal que contribuem para que o nosso bem estar e saúde.

Imagine se a construção civil deixasse de utilizar todos os produtos que foram aperfeiçoados e descobertos: cimento e vidro só para iniciar. Iríamos novamente estacionar no tempo e todo o progesso alcançado ameaçado.

Tarefas comuns do nosso dia a dia como assistir TV, ligar o chuveiro, ouvir música estaria ameaçado.

As vezes não paramos para pensar mas usamos muitas roupas que na realidade estão impregnadas de petróleo, pois com a nafta, extraída do petróleo ou do gás natural, darão origem a diversos produtos como fibras de poliéster, náilon entre outras

Acidos e Bases

São os grandes pilares de toda a vida de nosso planeta, bem como da maioria das propriedades do reino mineral. Íons carbonatos e bicarbonatos (ambos básicos) estão presentes na maior parte das fontes de água e de rochas, junto com outras substâncias básicas como fostatos, boratos, arsenatos e amônia. Em adição, vulcões podem gerar águas extremamente ácidas pela presença de HCl e SO2. A fotossíntese das plantas pode alterar a acidez da água nas vizinhanças por produzir CO2, a substância geradora de ácido mais comum na natureza. A fermentação do suco de frutas pode vir a produzir ácido acético. Quando utilizamos nossos músculos em excesso sentimos dores provocados pela liberação de ácido lático.

Substancias Acidas

Ácido, no âmbito da química, é um composto capaz de transferir prótons (H+) numa reacção química – por tal pode ser chamado também de "doador de próton".

Numa solução aquosa pode reagir com a molécula de água formando o íon oxônio (ou Hidrônio, H3O+), diminuindo assim o pH da solução.

Ácidos também reagem com bases para formar sais numa reacção de neutralização. Sendo assim as bases são os análogos opostos aos ácidos.

Segundo o químico sueco Arrhenius (1887), um ácido é toda substância que, em solução aquosa, produz como único cátion, o íon H+.

Substancias Basicas

é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de iões H+ sendo considerado base as soluções que têm, a 25 °C, pH acima de 7.

Possuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com