TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinaçao de alumínio

Por:   •  25/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Escola Técnica Estadual de Suzano

Experimento nº

ALUMÍNIO  (TROCAVEL)

Damaris Melo Campos

2º QUIN T1

Química Ambiental

Profº Lázaro

Suzano

Junho/ 2015

1.Introdução

O teor de alumínio trocável é importante na avaliação da capacidade de troca de cátions (CTC) dos solos, ou da saturação da CTC efetiva em alumínio. Em algumas regiões do Brasil, o teor de Al trocável no solo é utilizado como referência para o cálculo da necessidade de calagem dos solos. Como o alumínio é considerado o cátion predominante da acidez trocável na maioria dos solos brasileiros, o resultado obtido na titulação do extrato de solo em KCl 1 mol L com NaOH 0,025 mol é considerado como sendo o teor de Al (Embrapa, 1997).

 No entanto, os teores reais de alumínio ficam mascarados pois é determinada a acidez trocável do solo devida não só ao Al trocável mas também a outras formas de acidez, principalmente em solos ricos em matéria orgânica (Coscione et al., 1998). Portanto, nos casos em que é necessária a determinação específica desse cátion a titulação poderá ser inadequada, devendo-se optar por outra técnica.

Por outro lado, o uso de soluções extratoras que contenham sais de amônio vem-se mostrando como uma alternativa promissora para a extração conjunta de cátions, em avaliações da fertilidade de solos. Entretanto, a determinação de alumínio por titulometria (técnica usada rotineiramente na maioria dos laboratórios que analisam esse elemento em solos, no Brasil) em extratos de NH4Cl é inviável. Isso se deve ao efeito tampão exercido pelo NH4Cl na faixa alcalina de pH, o que impede uma viragem nítida dos indicadores ácido-base usados nas titulações com NaOH.

Nesse caso, em substituição à titulação, o alumínio pode ser determinado por espectrofotometria de absorção atômica ou pelo método colorimétrico do alaranjado de xilenol. O primeiro método não é usado, em geral, em laboratórios de análises de solo, pelo risco de explosões do comburente utilizado (óxido nitroso) e elevado custo analítico. O segundo método foi desenvolvido por Otomo (1963) e proposto por Pritchard (1967) para uso na determinação de alumínio em solos. Esse método baseia-se na complexação dos íons Al3+ em solução pelo xilenol, sendo a leitura da cor (amarelada) feita em espectrofotômetro, no comprimento de onda de 555 nm. Duriez & Johas (1982), trabalhando com amostras de solos brasileiros, confirmaram a simplicidade de execução e a precisão desse método. Com base no trabalho de Dodson & Jennings (1972), que recomendam o uso de etanol em substituição ao aquecimento para o desenvolvimento da cor do complexo de alumínio com o alaranjado de xilenol, Coscione et al. (2000) desenvolveram um protocolo analítico para o elemento adequado à rotina de laboratórios que processam grande número de amostras, descrito em Coscione et al. (2001).

2. Objetivo

  • Determinar a quantidade de  alumínio na amostra do solo.

3. Materiais, equipamentos e Reagente

  1. Materiais, equipamentos
  • Elernmeyer
  • Balança analítica
  • Suporte universal
  •  Garra
  • Bureta
  • Pipeta

3.2 Reagentes:

  • Azul  de bromotimol
  • Hidróxido de sódio (NaOH) 0,025 M

4. Procedimento Experimental

4.1 Determinação de alumínio (trocável) método com NaOH

Transferiu-se 25mL de extrato para um elernmeyer e adicionou-se 3 gotas de azul de bromotimol e em seguida titulou-se com NaOH até a viragem da cor amarelo para verde.

4.2  Determinação de alumínio (trocável) método com KCl

Transferiu-se 25mL de extrato para um elernmeyer e adicionou-se 3mL de cloreto de potássio (KCl) e colocou-se 3 gotas de azul de bromotimol. Titulou-se com NaOH 0,025M até a viragem do indicador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com