TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Devenvolvimento Humano

Monografias: Devenvolvimento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 6

PIAGET:

• Desenvolvimento Humano: Para Piaget desenvolvimento humano é a mudança progressiva que ocorre a partir da unicidade do indivíduo no que foge ao pré-estabelecido, imposto. Como diz Piaget "é o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior" contendo 4 fases de desenvolvimento: Estágio sensório-motor ( do nascimento aos 18 meses), Estágio pré-operatório (ou intuitivo) (dos 18 meses aos 6/7 anos), Estágio operatório-concreto (dos 6/7 aos 10/11 anos), Estágio operatório-formal (dos 10/11 em diante).

• Motricidade: A motricidade na obra de Piaget tem papel de extrema importância na construção da imagem mental, ou seja, na questão da representação. Para a formação dessa representação é preciso que tenha acontecido a experiência vivida com o objeto, a ação direta com ele, ou seja, o movimento que se pratica transformando esse objeto por meio de processos sensório-motor. É um período que Piaget denomina como “inteligência prática”, no qual a criança passa a imitar e representar as situações as quais vivencia e que são interiorizadas como imagens mentais.

• Linguagem e Cognição: A linguagem faz parte de uma organização cognitiva mais geral que mergulha suas raízes na “ação e nos mecanismos sensório-motores mais profundos do que o fato lingüístico”; em particular, é um dos elementos de um feixe de manifestações que repousam na função semiótica, na qual participam o jogo simbólico, a imitação diferida e a imagem mental, desta forma, Piaget entendia o cognitivo como uma adaptação, que organiza a função de estruturar o universo do individuo, relacionando o pensamento e os objetos, onde a capacidade cognitiva irá construir mentalmente as estruturas capazes de serem aplicadas às do meio.

VIGOTSKI

• Desenvolvimento Humano: Segundo Vygotsky, no processo de desenvolvimento, a criança começa usando as mesmas formas de comportamento que outras pessoas inicialmente usaram em relação a ela. Isto ocorre porque, desde os primeiros dias de vida, as atividades da criança adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social, refratadas através de seu ambiente humano, que a auxilia a atender seus objetivos. Isto vai envolver comunicação, ou seja, fala."

• Motricidade: educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas”. Além disso, possui uma dupla finalidade: “assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar suaafetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano, os movimentos expressam o que sentimos, nossos pensamentos e atitudes que muitas vezes estão arquivadas em nosso inconsciente.

• Linguagem e Cognição: Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras, para Vygotsky, é necessário um claro entendimento das relações entre pensamento e língua é para que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual. Linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança.

WALLON

• Desenvolvimento Humano: Segundo Wallon a criança aprende a partir de trocas sociais e uma delas é a imitação. Pela imitação a criança expressa seus desejos de participar e se diferenciar dos outros. A teoria de Wallon considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que esta imersa, com seus aspectos afetivos, cognitivos e motor também integrados.

• Motricidade: A motricidade tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação. Ele acreditava que as escolas deveriam quebrar a rigidez e a mobilidade adaptando a sala de aula para que as crianças possam se movimentar mais.

Linguagem e Cognição: Para Wallon , a gênese da inteligência é biológica e social, ou seja, o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica sugere a intervenção cultural. Nesse sentido, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon é centrada na psicogênese da pessoa completa além disso, a inteligência, é tradicionalmente particionada entre inteligência prática, obtida pela interação de objetos com o próprio corpo, e inteligência discursiva, adquirida pela imitação e apropriação da linguagem

MONTESSORI

• Desenvolvimento Humano: Educar para o futuro” significa encarar, a partir da própria organização escolar, os principais desafios que a atualidade propõe, na pedagogia Waldorf, dá-se importância à educação no primeiro setênio (0 a 7 anos de idade), por tratar-se da fase da vida na qual é desenvolvida a organização do corpo físico. Nessa fase, a criança aprende a adequar-se aos apelos do mundo por meio da imitação das pessoas e das ocorrências ao seu redor. Cabe aos adultos escolherem a qualidade do ambiente e as atitudes dignas de serem imitadas pelas crianças. A solução está na real compreensão fisiológica e psicológica do desenvolvimento.

• Motricidade: Nos primeiros meses e até três anos, a criança sente visível necessidade de movimentar-se constantemente, mas com movimentos caóticos e desajeitados. Aos4 ou 5 anos, a criança nessa fase continua com a necessidade de conquistar a consciência corporal, isto é, estimular e condicionar, mas o ambiente deve proporcionar situações para a alegria e a segurança. Ela já responde aos estímulos dos adultos, como a possibilidade de alfabetização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com