TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Ambiental De Uma Marcenaria

Trabalho Escolar: Diagnostico Ambiental De Uma Marcenaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  4.140 Palavras (17 Páginas)  •  1.159 Visualizações

Página 1 de 17

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE UMA MARCENARIA EM ANANINDEUA-PA: SUGESTÕES E ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.

Antônio Vitor da Silva Azevedo (1)

Graduando em Engenheira Ambiental pelo Instituto de Estudos superiores da Amazônia – IESAM

Francirleia Batista (2)

Graduando em Engenheira Ambiental pelo Instituto de Estudos superiores da Amazônia – IESAM

Luan Caldas (3)

Graduando em Engenheira Ambiental pelo Instituto de Estudos superiores da Amazônia - IESAM

Rafael Moreira Roland (4)

Graduando em Engenheira Ambiental pelo Instituto de Estudos superiores da Amazônia – IESAM

Rogério Pereira (5)

Graduando em Engenheira Ambiental pelo Instituto de Estudos superiores da Amazônia - IESAM

Endereço: WE 37 – Cidade Nova VIII casa nº491– Coqueiro – Ananindeua –PA – CEP: 67133200 – Brasil – Cel.: (91) 8252-2794 – e-mail: rafaelroland83@hotmail.com.

RESUMO

O presente estudo trata de um diagnóstico ambiental referente a uma marcenaria com um enfoque sobre a questão ambiental que tem sido bastante discutida na mídia e em vários setores da sociedade. Essa discussão chegou às empresas, que passaram a ser cobradas por suas ações de responsabilidade perante a comunidade, tanto em termos ambientais quanto sociais. Onde foram traçados objetivos para realização de um diagnóstico ambiental com isso identificando e descrevendo as atividades impactantes do empreendimento, descrição do tipo de resíduo quanto sua origem, avaliar qualitativamente os impactos ambientais por meio do método listagem de controle ou check-list, elaboração de fluxograma de processo, elaboração de mapa de risco, identificação e caracterização dos principais impactos ambientais da atividade e propor medidas mitigadoras para os impactos negativos e potencializadas para os impactos positivos. Para obtenção de dados foi realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisas inloco, considerando as características do processo produtivo da atividade da marcenaria onde se obteve como resultados a classificação de resíduos sólidos; oportunidades de P+L; identificação das atividades impactantes; caracterização de resíduos quanto sua origem elaboração do fluxograma das etapas do processo da marcenaria; balanço de massa e energia; descrição dos riscos existentes na marcenaria; confecção do layout e mapa de risco da marcenaria e identificação e caracterização qualitativa dos impactos ambientais.

PALAVRAS – CHAVES – Sustentabilidade em marcenaria.

INTRODUÇÃO

Sustentabilidade é um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. (CATALIZA-2013).

No caso especifico deste trabalho o presente estudo trata de um diagnóstico ambiental referente a uma marcenaria com um enfoque sobre a questão ambiental que tem sido bastante discutida na mídia e em vários setores da sociedade. Essa discussão chegou às empresas, que passaram a ser cobradas por suas ações de responsabilidade perante a comunidade, tanto em termos ambientais quanto sociais. A escassez dos recursos naturais, as exigências dos órgãos ambientais e trabalhistas e a crescente conscientização da população são os atuais desafios enfrentados pelas empresas, o que faz com que elas, segundo Coutinho e Soares (2002), sintam pressões para adotar posturas socialmente responsáveis na condução dos seus negócios.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), por meio da Resolução nº 1, de 23 de janeiro de 1986, definiu impacto ambiental como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causadas por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais (BRASIL, 1986).

O compromisso das empresas para com o meio ambiente deixou de ser somente um atendimento à legislação e se transformou numa responsabilidade ética para com a sociedade. Em alguns setores produtivos, é exigido o licenciamento ambiental como forma de enquadrar as organizações dentro de padrões aceitáveis de cumprimento de requisitos ambientais. Uma postura esperada das empresas, nessa nova conjuntura, é a minimização dos impactos ambientais negativos de suas atividades.

Entre as atividades desenvolvidas pela cadeia florestal, a marcenaria tem contribuído para a geração de impactos positivos e negativos ao meio ambiente. Tal atividade é caracterizada pela reunião de diversos processos produtivos, envolvendo o uso de diferentes matérias-primas, que implicam a geração de impactos ambientais, os quais devem ser identificados e avaliados. Para Bovea e Vidal (2004), conhecer os impactos ambientais negativos decorrentes do uso de matéria-prima e do processo produtivo, em qualquer atividade, e desenvolver ações para minimizá-los, permite às empresas uma produção sustentável, além de agregação de valor aos seus produtos, acelerando assim sua introdução no emergente mercado de produtos verdes ou ecológicos.

No município de Ananindeua, localizado na Zona Metropolitana de Belém-PA, a indústria de móveis representa uma atividade importante, atendendo públicos diversos, segundo sua posição social. No entanto, de acordo com Alves et al. (2008), a indústria moveleira em estudo apresenta características bem peculiares, diferente de outras cidades onde o Polo Moveleiro é uma atividade organizada que atende ás legislações pertinentes ao tema em questão.

Considerando as características do processo produtivo da atividade de marcenaria e a possibilidade de tal atividade gerar impactos positivos e negativos aos meios físico, biótico e antrópico, a hipótese deste trabalho é que, identificando e avaliando qualitativamente esses impactos, possam ser propostas medidas relativamente simples e viáveis para mitigá-los ou potencializá-los.

De acordo com o exposto, o objetivo geral deste estudo será realizar um diagnostico e avaliar o perfil ambiental, de forma qualitativa, de uma marcenaria no município de Ananindeua-PA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com