TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Ambiental

Trabalho Escolar: Diagnóstico Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

UMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 questionário 4

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 6

1 INTRODUÇÃO

Contextualizamos o presente cenário de crise, que teve o seu início entre as décadas de sessenta e setenta do século passado, momento em que os problemas ambientais começaram a despertar a consciência de parte da sociedade e questionamentos acerca da sobrevivência do planeta começam a ser feitos. Não que anteriormente a essa época não existissem impactos humanos sobre a natureza, o diferencial deste momento histórico é justamente a grandeza planetária que alcançam os problemas ambientais e a certeza de que pela primeira vez na história,

a vida no planeta encontra-se seriamente ameaçada. É uma crise multidimensional, que vai além da feição meramente ecológica e compreende os aspectos sociais, culturais, econômicos, éticos e políticos, tratando-se, portanto, de uma crise socioambiental.

É no cenário de crise socioambiental que se começa a repensar a relação entre a educação, a sociedade e o meio ambiente. Assim, uma nova abordagem para a educação é pensada.

2 DESENVOLVIMENTO

A incorporação da Educação Ambiental pela escola de Ensino Fundamental é nossa intenção na presente pesquisa compreender o modo como a Educação Ambiental vem sendo incorporada nas práticas de ensino escolar, portanto, abordando e refletindo as maneiras pelas quais a Educação Ambiental adentra-se na educação escolar. Para tanto, a partir do questionário elaborado, iremos investigar de que maneira os professores concebem e praticam a Educação Ambiental nas escolas de ensino fundamental do município de Cornélio Procópio/PR.

2.1 QUESTIONÁRIO

1. Como os professores veem a Educação Ambiental, e se existe separação de resíduos nas salas de aula?

2. A escola toda participa da separação ou existe somente um funcionário designado para tal função?

3. Os alunos participam de aulas ou projetos de Educação Ambiental?

4. A escola foi construída sob algum aterro? A ocupação do espaço suprimiu toda a vegetação?

5. Qual a destinação dada aos resíduos gerados pela escola?

3 CONCLUSÃO

A despeito das carências e dificuldades encontradas no desenvolvimento de trabalho com Educação Ambiental, podemos observar um grande esforço dos educadores para incorporá-la à educação escolar. Contudo, esse ainda é um processo que se mostra paralelo ao projeto político-pedagógico das escolas, desenvolvido de maneira, isolada, descontínua e, muitas vezes, de maneira voluntária e improvisada.

REFERÊNCIAS

http://www.anppas.org.br/encontro4/cd/ARQUIVOS/GT9-274-130-20080509104139.pdf.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com