TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Social

Trabalho Escolar: Diagnostico Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresenta um diagnostico dos indicadores sociais da cidade de Arapiraca/AL, por meio de uma explicação a cerca do conceito que engloba todos os aspectos dos indicadores sociais, tais como: saúde, educação, expectativa de vida, renda e trabalho.

Esse diagnóstico é utilizado para relações sociais, vivenciadas de forma conjunta pela população e o profissional de Serviço Social.

O conceito de diagnóstico no Serviço Social está relacionado intimamente com o próprio Serviço Social, tendo em vista a necessidade de analisar aspectos sociais, que são uma medida usada para traduzir um conceito social abstrato e informar sobre alguns aspectos da realidade social. Tendo com foco principal a educação e seu crescimento com o decorrer dos anos.

Os indicadores sociais nos proporcionam ver claramente o processo de desenvolvimento e subdesenvolvimento de uma dada realidade, objetivando a superação de situações socioeconômicas, aproveitando potencialidades regionais como componentes de desenvolvimento das ações sociais.

Cabendo ao assistente social, avaliar aquilo que se constitui em problemas ou necessidades da população. O diagnóstico, como toda a prática é utilizado para fins de transformação das relações sociais.

2 DESENVOLVIMENTO

Para que as Políticas Sociais realmente possam ser efetivadas é necessário um levantamento dos dados populacional da região, onde é fornecido por meio dos indicadores sociais, que apresentam os dados sociais e populacionais de uma região. Sua importância é fundamental para que as Políticas Publicas sejam planejadas e colocadas em prática.

O desenvolver dos indicadores sociais estão ligados à firmação das atividades de planejamento do setor público. Embora seja possível citar algumas contribuições importantes para a construção de um marco conceitual sobre os indicadores sociais, o desenvolvimento da área tende-se a expandido na tentativa de organizar o sistema abrangente.

A cidade de Arapiraca é a principal do interior do estado de Alagoas. Sua extensão territorial é de 351 km² (599,7 h/ km²) e conta com 227.640 habitantes. Encontra-se a 123 km da capital Maceió. De acordo com o IBGE, no ano de 2006, Arapiraca apresentou a terceira maior evolução de PIB no Nordeste. Sua principal fonte de renda foi ao longo da sua história a agricultura, especialmente o cultivo do tabaco, algodão e milho. Hoje em dia o turismo de eventos é outra das suas principais fontes, lugar onde se realiza durante o ano numerosos congressos, feiras e seminários. Os indicadores municipais aqui apresentados são originários principalmente dos dados da Amostra do Censo Demográfico 2011.

Dessa forma os indicadores sociais podem abranger varias áreas como: saúde, educação, expectativa de vida, renda e trabalho.

A saúde é um importante indicador da qualidade de vida da população, seus indicadores têm sido construídos por meio de números. Em geral, números absolutos de casos de doenças ou mortes não são utilizados para avaliar o nível de saúde, pois não leva em conta o tamanho da população. Dessa forma, os indicadores de saúde são construídos por meio de razões, ou seja, frequência relativa, em forma de proporções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com