TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Social

Ensaios: Diagnostico Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.486 Palavras (10 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 10

d

SUMÁRIO

1-Introdução.....................................................................................................3

2-Diagnóstico social........................................................................................4

3-Desenvolvimento..........................................................................................5

4-perfil do município........................................................................................5-6

5-educação........................................................................................................6

6- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDBE.........................7-8

7-saúde..............................................................................................................8-9

8- Serviços de Saúde.......................................................................................10-12

9-conclusão.......................................................................................................13

10 - Bibliografia.................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho constitui-se na elaboração de um diagnóstico social do município de Cacoal – Rondônia o termo diagnóstico no Serviço Social é definido por alguns autores como uma interpretação, uma descrição ou explicação de uma situação ou de um sujeito, ou ainda, como tentativa de compreensão da realidade.

Os indicadores sociais são construídos a partir de estatísticas sociais em censos demográficos, pesquisas amostram e a partir de dados dispostos em registros administrativos públicos.

Os indicadores é um conjunto de dados que representa um sistema integrado de suma importância para a leitura da realidade social e estão relacionados às condições de vida de uma população, sendo de extrema necessidade para a implantação, execução, monitoramento e avaliação dos programas sociais, subsidiando as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais nas diferentes esferas do governo, proporcionando níveis crescentes de bem estar social, redistribuindo melhor as riquezas geradas.

2 DIAGNÓSTICO SOCIAL

Município de Cacoal.

3 DESENVOLVIMENT0

No Brasil, diferentemente de outros países latino-americanos, as estatísticas sociais, econômicas e demográficas usadas para construção dos indicadores são produzidas, compiladas e disseminadas por diferentes agencias.

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com delegacias estaduais e agências municipais, cumprem seu papel de agente coordenador do Sistema de Produção e Disseminação de Estatísticas Públicas, como produtor de dados primários, compilador de informação proveniente de ministérios e como agente disseminador de estatísticas, através de uma rede capilarizada pelo território nacional.

Os indicadores municipais aqui apresentados são originários principalmente dos dados da Amostra do Censo Demográfico 2010 e 2012.

3.1PERFIL DO MUNICIPIO DE CACOAL.

A emancipação do município foi estabelecida pela Lei de criação: nº. 6.448, a instalação se deu em 11-10-1977, o CEP: 76.960-970 gentílico: Cacoalense a sua extensão territorial é de 3.792,801 Km2 e conta com 78.574 Habitantes, está localizado na porção centro-leste do estado, na mesorregião do leste Rondoniense encontra-se a 479 km da capital Porto Velho o município é movido principalmente pelas grandes indústrias do setor madeireiro, agropecuário e comercio é um dos municípios mais prósperos do estado por sua sólida economia em expansão. O aspecto mais relevante do caráter dessa cidade provém da cultura popular resultado de um processo de sincretismo de aspectos culturais baianos, capixabas, e indígenas, a cultura popular desta cidade se expressa de forma que tem grande força através dos seus festejos, religiosidade, arte, arquitetura, ponto turístico, e a gastronomia do município e bem desenvolvida, possuindo diversas casas que oferecem os mais variados tipos de pratos. O município recebe diariamente diversos visitantes que vêm apenas para comer em seus restaurantes, também visitados pelos próprios Cacoalense, Cacoal é uma referencia urbana importante no estado, não só pela sua dimensão populacional, o que lhe confere se como a quinta maior cidade do estado de Rondônia, mas, sobretudo, pelos seus 36 anos de história.

Cacoal vem aumentando seu ritmo de crescimento, no ano de 1996 a população era de 72.778, em 2000 era de 73.568, já em 2007 era de 76.155 2010 foram para 78.574, já em 2011 foram para 78.959 em 2012, cresceu para 79.330 devido ao crescimento do município e as oportunidades que vem surgindo, em cinco anos, a quantidade de lixo recolhido no município cresceram cerca de 30% os dados são da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de acordo com o secretário Jorge Murer, por dia é recolhido 60 toneladas de lixo de casas, indústrias e comércios o numero de domicilio é de 24.215 unidades, e o numero de estabelecimento empresas é de 3.112unidades. Já a proporção de pobres neste município, de 2000 a 2010 pessoas com renda domiciliar perca pita inferior a R$ 140,00 reduziu em 44,8% mas para alcançar a meta de 50%,deve ter em 2015, no Maximo 13,2%.

4 EDUCAÇÃO.

A educação também e uma questão social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com