TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Social

Monografias: Diagnostico Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 4

2. ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL DE SÃO MATEUS-ES E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS.

São Mateus originou-se das incursões destinadas a repelir os freqüentes ataques indígenas aos colonizadores situados em Vila Velha. Registre -se, por exemplo, uma batalha entre o filho do governador-geral e os índios Aimorés em 1558. Em 1596 o padre José de Anchieta visitou a povoação do Cricaré no dia consagrado a São Mateus. E assim denominou-se a localidade, que se tornou município em 27 de setembro de 1764. Em 1888 começaram a chegar os primeiros imigrantes italianos. O Decreto nº 53, de 11 de novembro de 1890, ratifica sua criação

Divisão distrital: São Mateus divide-se em 05/cinco distritos Distrito de Nova Verona, Nestor Gomes, Itaúninhas, Barra Nova e distrito sede São Mateus.

O município de São Mateus experimentou a partir do final da década dos anos 70 um grande crescimento populacional, com a chegada de 02/dois grandes projetos: o da exploração das jazidas de petróleo por parte da PETROBRAS, tanto em terra quanto em alto mar, quanto o de reflorestamento do norte do estado com eucaliptos, por parte da ARACRUZ Celulose SA e da Companhia VALE DO RIO DOCE (Florestas Rio Doce). No início da década de 80 a população era ainda eminentemente rural. Mas isso mudou substantivamente pouco tempo depois.

Graças aos modelos desenvolvimentistas dos últimos anos, são raros no país os municípios cuja população rural supera a urbana. O município de São Mateus não é uma exceção. Ele caracteriza-se pelo grande fluxo migratório de pessoas provenientes de municípios e estados vizinhos (Bahia e Minas Gerais), atraídos pela convergência natural de sua localização, às margens da BR 101 (praticamente, São Mateus é lugar de passagem obrigatória entre o Sudeste e o Nordeste). São atraídos também pela expectativa de empregos nas grandes empresas instaladas no município (Aracruz Celulose, PETROBRAS e Florestas Rio Doce), que, na sua implantação, precisaram de muita mão de obra, mas que, agora, depois de implantadas, estão diminuindo acentuadamente o número de trabalhadores. Assim, por exemplo, a maioria das empresas agro florestais, visando a redução de custos, prefere o transporte diário de seus trabalhadores, cuja maioria mora na sede do município, evitando gastos com a implantação e manutenção de infraestruturas próprias, como residências, escolas, postos de saúde e outros serviços, no interior do município, perto dos locais de trabalho. A evolução demográfica no Município de São Mateus na última década foi a seguinte: aumento absoluto de 16.630 pessoas (73.830 habitantes em 1991) a uma taxa de 1,96% ao ano. Com relação à intensidade do crescimento no período 1996 – 2000, São Mateus apresentou taxas anuais ainda mais elevadas (2,29%), extremamente superiores às dos demais municípios da região norte do Espírito Santo. Tal dinamismo denota a importância dessa localidade como pólo de atração, reunindo as funções de centro regional e microrregional dentro do Estado.

Conforme já descrito, a supremacia das populações urbanas também é um fenômeno presente no município. De todos os municípios do norte do Estado, São Mateus, juntamente com Colatina e Linhares, tem apresentado as mais altas e significativas taxas de crescimento urbano, comportamento verificado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com