TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diarios Reflexivo

Dissertações: Diarios Reflexivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

CLEONICE DE ASSIS NASCIMENTO

GILSA EUTANIA MARTINS DOS ANJOS

LINDINALVA CERQUEIRA RIBEIRO DOS SANTOS

NANCI DANTAS FREITAS XAVIER

DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Feira de Santana

2014

CLEONICE DE ASSIS NASCIMENTO

GILSA EUTANIA MARTINS DOS ANJOS

LINDINALVA CERQUEIRA RIBEIRO DOS SANTOS

NANCI DANTAS FREITAS XAVIER

DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Memorial apresentado ao Programa Profuncionário, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, como requisito parcial à obtenção do certificado de técnico em Secretaria Escolar.

Orientadores: Profo Sara Mamona, Edléia Cruz e Rejane Menezes.

Feira de Santana

2014

Disciplina: Orientações da Prática Profissional

Orientadores: Sara Mamona, Edléia Cruz e Rejane Menenzes

Período: 03/02/2014 à 02/03/2014

Memórias reflexivas da prática

Com base na disciplina Orientação da Prática Profissional a qual teve seu inicio e finalização no período de 03/02/14 a 02/03/14, foi possível a realização e execução do relatório aqui presente. Porém, para tanto, foi necessário realizarmos uma pesquisa exploratória através de um questionário de perguntas abertas para seis colegas de funções distintas que trabalham na unidade de ensino do Colégio Municipal Governador Luiz Viana Filho, situado na Av. Getúlio Vargas s/n, centro, na cidade de Amélia Rodrigues-BA. As funções foram reconhecidas como: Professora, Auxiliar Administrativo Educacional, Vice-diretora e Agente de Portaria. Quanto aos nomes das funcionárias ou colaboradoras, resolvemos não revelar por questões éticas e profissionais.

As entrevistas realizadas abordaram as problemáticas: Saberes Profissionais e Ética no contexto profissional, o qual procuramos iniciar com um breve comentário sobre a importância dos temas em qualquer trabalho, em especial na secretaria escolar que é o setor onde desempenhamos nossas atividades de trabalho.

O conhecimento é a matéria-prima do trabalho na unidade escolar; é ele que move todas as atividades laborais independente de qual função estejamos exercendo, pois, além de fazermos a merenda, limparmos a estrutura física, digitarmos documentos oficiais, preenchermos atas e elaborarmos relatórios, temos como função o “educar”. Para tanto temos que ter na bagagem algum conhecimento.

A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades nas empresas, instituições e órgãos dentre outros, como também é essencial nas relações de trabalho entre os funcionários.

Para termos um ambiente saudável no trabalho é necessário que haja: Educação e respeito entre os funcionários; Cooperação e atitudes que visem à ajuda aos colegas de trabalho; Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na escola; Respeito à hierarquia dentro da escola; Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho; Ações e comportamentos que visem criar um clima agradável e positivo dentro da escola; Realização no ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao trabalho; Respeito às regras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com