TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diario reflexivo

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA.

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR.

MARIA DAS GRAÇAS DAMASCENO BATISTA

DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Irará – Bahia

Março/2015

MARIA DAS GRAÇAS DAMASCENO BATISTA

DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Memorial apresentado ao Programa Profuncionário, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, como requisito parcial à obtenção do certificado de técnico em Secretaria Escolar.

Orientadores: Prof.ª Érika Aparecida Paulo Silva Lima e Prof.ª  Aydê Souza Barbosa e Souza.

Irará – Bahia

Março/2015


Disciplina: Legislação Escolar

Orientadores: Érika Aparecida Paula Silva Lima e Aydê Souza Barbosa e Souza

Período: 09/02 a 01/03 09/03 a 15/03

Memórias reflexivas da prática

Relatório Reflexivo da Disciplina: Legislação Escolar

Este diário reflexivo tem como objetivo refletir sobre o valor do nosso trabalho na escola e sobre os valores fundamentais que podem orientar a educação escolar, bem, com evidenciar a compreensão dos assuntos abordados na disciplina.

Nesse módulo fizemos um estudo sobre as Leis que norteia e regem a educação brasileira, que garantem a funcionalidade dom sistema educacional garantindo a educação gratuita e de eficiência, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade social da educação ofertada para todos. Nesse sentido, chama-se a atenção para o fato de que o Plano Nacional de Educação (PNE) é de suma importância para a melhor à educação no país.

A melhoria da qualidade da educação não se constrói e um dia, muito menos com ações isoladas. Ela se traduz no trabalho conjunto daqueles que acreditam na educação como processo contínuo de desenvolvimento pessoal e transformador. Daí a importância do estudo desse módulo que ressaltou a necessidade de compreendermos sobre leis, programas ce parcerias, os quais são essenciais para o desenvolvimento do papel do educador e de bons profissionais na instituição de ensino para a busca de transformações no cotidiano escolar, transformações essas orientadas pelo desejo de uma educação de qualidade para todos.

Dando sequência ao estudo do módulo, conhecemos os aspectos legais que estrutura a educação, como um conjunto de orientações para ordenamento e fundamentação de uma prática profissional consistente e eficaz com o objetivo de fortalecer processos democráticos de gestão para o fortalecimento da qualidade de ensino.

Em vista disso, aprendemos ainda com o módulo sobre o conhecimento da Legislação, compreendendo a finalidade de suas ações enquanto servidor público em uma escola pública, conhecendo os processos que constituem a evolução da legislação da educação e refletindo sobre o Conselho Escolar e Regimento Escolar, assumindo o papel ativo no aprimoramento da legislação e no fortalecimento da gestão democrática da escola e da educação. Entendemos que o Conselho Escolar é o importante canal de comunicação para a gestão e participativa da Unidade de ensino, considerando que é composto por todos os atores diretor, funcionários, alunos e família.

Sob esse aspecto, o grande desafio é conquistar a participação e corresponsabilidade de todos os atores de forma a mover uma ação com maior efetividade em busca da melhoria da qualidade de ensino, visando propiciar que a escola seja local de vivencia e cidadania.

Ainda com o estudo do módulo conhecemos sobre os programas governamentais vinculados ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) que são cruciais para um ensino de qualidade capaz de formar cidadãos preparados para interagir com um mundo em constantes transformações. E assim, aprendemos sobre leis, programas e parcerias que se tornam fundamentais para desenvolvermos o nosso papel de educador.

A partir dessas considerações, ressalto que o Plano Municipal de Educação do nosso município está em processo de elaboração através de Criação de Fórum Municipal e Palestra com a temática já é um grande avanço para a educação da rede municipal.

Tendo como referência os dados coletados na tabela e nos gráficos podemos afirmar que há uma necessidade extrema de melhorar o acesso ao ensino e a aprendizagem dos alunos e em alguns aspectos do nosso município. Para isso, é necessário o maior número de anos de escolaridade, nas melhores condições possíveis.

Em linhas gerais, podemos dizer que o referido módulo nos proporcionou uma visão ampla e real que a questão da melhoria da educação é uma responsabilidade que compete à sociedade em geral, um desafio para superar os déficits na formação dos jovens de forma que possam atuar de maneira competente diante dos profissionais e pessoais.

Acreditamos que a qualidade do ensino deve ser construída no dia a dia tendo como participantes todas as pessoas envolvidas no processo educacional sejam diretas e indiretamente. Com estas pessoas deve ser buscado o trabalho de toda a equipe para a solução de problemas, usando planejamento em grupo, para buscar a melhoria continua e obtenção de resultados.

Ainda bem que existe outro dia.

E outros sonhos.

E outros risos.

E outras pessoas.

E outras coisas (Clarice Lispector)

Tabulação dos Resultados da Pesquisa

Número de analfabeto.

4.582

Fonte: IBGE 2010.

Porcentagem de crianças de 0 a 4 anos sem acesso a Educação Infantil.

0 a 3 anos 50%

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

4 a 5 anos 0%

Quantos jovens estão excluídos do ensino médio.

303

Fonte: Colégio Estadual

Joaquim Inácio de Carvalho

Qual o índice de cidadãos fora das universidades.

50%

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Qual o contingente da população que não estudou na idade apropriada e necessita ter acesso à educação de Jovens e Adultos.

30%

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

 

Número de pessoas com necessidades educativas especiais que já foram inseridas no ensino regular e no atendimento educacional especializado.

28

Fonte: Educacenso 2014

Qual a avaliação das escolas conforme o IDEB.

 4,1

Fonte: Portal do IDEB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com