TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica E Pratica De Ensino

Ensaios: Didatica E Pratica De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera

Centro de Educação à Distância

Belo Horizonte – MG – Unidade 2

Pedagogia – Licenciatura

3ª. Série

Belo Horizonte / 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Belo Horizonte- MG / Unidade 2

Didática e Prática de Ensino

Professor (a) (EAD): Ma. Ausdy Castro

Professor (a) (Presencial): Lucilaine Borges Falcão

Alunos / RA

Andréa Madureira Barbosa / 7117511552

Cicléria Pereira de Souza /6788372750

Gisele Gonçalves de Jesus Ferreira Dias /6787399458

Maria do Carmo Polinária / 6505281505

Marlei Marcelina de Mello Teixeira / 6787412967

Desafios cotidianos da prática docente

Introdução

O bullying na escola

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas feitas de maneira repetitiva por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying, tem origem na palavra inglesa, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação e humilhaçãoque pode acarretar um possível isolamento no rendimento escolar de crianças e adolescentes.

Em alguns casos externos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por evoluções trágicas como suicídio,bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com consequências sérias, tanto para vítimas, quanto para agressores.

As formas de agressões entre alunos são as mais diversas, como empurrões, pontapés, insultos, historias espalhadas humilhantes, mentiras para implicar a vítima, inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens através da internet. Já as meninas agressoras costumam espalhar rumores mentirosos, ou ameaçam espalhar segredos para causar mal estar.

O objetivo do projeto combate ao bullying é a cooperação de todos os envolvidos; professores, funcionários, alunos e pais. As medidas tomadas pela escola se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para formação de costumes de não violência na sociedade. E suas diferentes manifestações bem como suas principais consequências, proporcionarão um ambiente escolar seguro e motivador, combatendo o preconceito, a discriminação, a repetência e a evasão.

Proposta de Plano de Aula

Tema: Bulling na escola

Público-alvo: 4ª ano – crianças entre 9 e 11 anos

Justificativa do tema

Este projeto é importante para o bom andamento da escola para que não haja constrangimentos entre alunos e professores ao sofrerem algum tipo de bullying, o projeto não é só esclarecedor, vai ajudar a conscientizar do perigo que corremos quando sofremos este tipo de agressão.

Objetivo geral

Prevenir e combater a prática do bullying nas escolas;

Objetivos específicos

Incluir regras contra o bullying no regimento interno escolar;

Orientar as vítimas visando à recuperação da autoestima para que não sofram prejuízos em seu desenvolvimento escolar;

Orientar e advertir os agressores sobre as consequências e punições;

Envolver a família no processo de percepção;

Encaminhar as vítimas e agressores aos serviços de assistência médica, social, psicológica e jurídica.

Cronograma

Podemos trabalhar este tema durante todo ano letivo, uma vez no mês nas aulas de educação física.

Desenvolvimento

Cabe ao professor conversar e escutar atentamente as reclamações e sugestões dos seus alunos, incentivando-os sempre a informarem a ocorrênciados casos; criar junto com a turma regras de disciplina para a classe em ocorrência com o regimento escolar; estimular lideranças positivas entre alunos, prevenindo futuros casos; interferir diretamente nos grupos o quanto antes, para quebrar a dinâmica do bullying.O foco deve ser voltado para a recuperação de valores essenciais, como respeitar sempre o próximo e suas diferenças.

Podemos estabelecer um projeto com todo corpo docente da escola e a comunidade para trazer mais conhecimentos para todos e combater este mal, utilizando cartazes espalhados pela escola, incentivando depoimentos de vítimas que sofreram e sofrem bullying;apresentação de palestras e campanhas educativas, oferecer opções de leitura como: BullyingVamos mudar de atitude! ;Frederico;Menina Bonita do Laço de Fita; O Menino Nito, dentre outros.

Algumas percepções vividas no espaço escolar

Com o objetivo de analisar como se processa a relação professor-aluno, vale a pena ressaltar suas implicações e eficácia no processo educativo. O prazer da professora e a paciência contam muito, as oportunidades de diálogo, laços de afetividade e o ensino se tornam mais prazeroso tanto para a criança quanto para o professor. O estagiário em vínculo com o professor se sente em casa e as crianças se sentem muito empolgados e fazem de tudo para agradar.

A rotina diária dos alunos do 4° ano (10 a 12 anos), começam com a chegada na sala de aula, eles sempre entusiasmados, abraçando os colegas e a professora; alguns levam flores que acham no caminho de casa para a escola e levam para a educadora.

Dentro do recinto escolar não existe o termo professora e sim ¨ tia ¨, eles são carinhosos e dedicados, mas muitos são carentes.

A professora se organiza usando o caderno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com