TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica E Praticas De Ensino

Trabalho Escolar: Didatica E Praticas De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

Unidade Sertãozinho

Licenciatura em Pedagogia

Didática e Prática de Ensino

Carla de Souza Borborema RA 678.740.022-0

Daniela Aparecida de Souza Reis RA 694.746.958-8

Flávia Regina Sacomani RA 679.440.040-1

Juliana Fábio RA 714.353.709-9

Verônica Andrucioli da Silva RA 676.936.435-2

ATPS– Didática e Prática de Ensino

Tutor (a): Maria de Lourdes Barros Franco

Sertãozinho - SP

Abril 2013

Introdução

Este trabalho relata nossas experiências no ambiente educacional e nossas reflexões sobre essa experiência, assim como nossas reflexões sobre os desafios da prática docente e sobre as questões inerentes ás práticas do processo didático: ensinar, aprender e avaliar. O trabalho está dividido em quatro etapas. 1ª Etapa: elaboração de um projeto sobre leitura em sala de aula. 2ª Etapa: relato sobre a visita feita á uma sala de aula. 3ª Etapa: elaboração de uma atividade. 4ª Etapa: elaboração de um texto reflexivo. Com o conhecimento adquirido através dessas experiências e reflexões elaboramos um projeto pedagógico e um plano de aula, através de pesquisas bibliográficas na internet, entrevistas, levantamento estratégico, recolha oral, análise de filmes.

Elaboração de projeto e análise do tema escolhido

A leitura é parte importante na vida, no desenvolvimento de cada cidadão, ela faz parte do processo de construção do conhecimento desenvolvendo assim o social, emocional e cognitivo.

Mesmo com a literatura, a leitura sendo tão essencial na vida das crianças, elas não gostam de ler, e só o fazem por obrigação, não realizam a prática da leitura como um ato cotidiano, e muitos ainda veem um livro como um castigo.

A sociedade brasileira não é leitora, podemos salientar neste ponto também que no Brasil, livros são artigos caros ao qual infelizmente não são todos que conseguem adquirir. Com isto, as crianças desde bebês, não são apresentadas ao hábito de ler em seus lares. Sendo assim incide sobre a escola o dever de apresentar a leitura para as crianças, agora já inseridas no meio escolar, mostrando o prazer em ler.

Como o interesse pela leitura deve ser constantemente alimentado, o professor tem que prontificar-se como principal contribuinte neste processo, ainda que exista um déficit na sua formação acadêmica, visto que, não é dada a ênfase necessária na leitura nos cursos de formação para docentes.

É preciso cada dia oferecer aos alunos doses de leitura prazerosa, sem cobranças, mostrando variedade na leitura, diversificando os textos; observando sempre o estágio de desenvolvimento de leitura em de cada aluno, ajudando-os assim aprenderem a ler de maneira reflexiva, contextualizada.

Sendo assim é necessário que o professor, mesmo com todas as dificuldades, tente desenvolver a leitura não só em sala de aula, mas que ao mesmo tempo desenvolva projetos que alcance toda comunidade, claro que é tarefa árdua, mas com comprometimento, paciência e união, será possível mostrar a sociedade que um livro, um texto, um poema tem o poder de nos levar a uma viagem indescritível; e também nos fazer ter mais conhecimentos, mais discernimento para analisar e tomar decisões importantes para nós e nossa comunidade.

Projeto de leitura

Nome:

Bem-vindos ao mundo da leitura

Público alvo:

2º ano do ensino fundamental I

Justificativa:

O hábito de ler é uma atividade permanente, que deve ser apresentada em casa e aprimorar-se na escola, e continuar ao longo da vida. Segundo Antônio Joaquim Severino; “Aprender a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade. Ademais, a aprendizagem da leitura é um ato de educação e educação é um ato profundamente político.”

Ao analisarmos a afirmação acima, podemos certificar que ler é indispensável para formação de cidadãos críticos e participativos, conscientes de sua importância na sociedade. Com isto, o projeto vem com propósito de mostrar as crianças que ler é também um modo de aprender com prazer e emoção, pretendemos da mesma forma levar a família a participar do projeto, auxiliando os alunos com a leitura em casa.

Objetivos:

Gerais:

Estimular o gosto e habilidade pela leitura e escrita; desenvolver a capacidade do aluno em escutar atenciosamente histórias contadas e a manejar livros, tendo prazer em folheá-los.

Específicos:

Estimular o interesse pela leitura, tornando-o em um hábito diário.

Proporcionar contato entre crianças e livros.

Apresentar diversos tipos de textos, mostrando como identificá-los

Proporcionar momentos de interação com a família e amigos.

Desenvolver a oralidade e produção de textos.

Despertar o senso crítico nos alunos.

Cronograma:

De 01 de abril a 30 de setembro.

As atividades serão desenvolvidas em uma aula por semana; e a cada quinze dias os alunos levarão na sexta-feira um livro para leitura em casa, e na segunda-feira quando entregarem os livros serão reservados quinze minutos para interação entre os alunos, tendo assim a possibilidade de troca de histórias e experiências.

Desenvolvimento/ações:

Primeiramente será apresentado o projeto para família, mostrando a importância da leitura para o desenvolvimento dos alunos, e o quanto a ajuda de todos será fundamental.

A apresentação dos livros e textos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com