TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica No Ensino De Hoje

Trabalho Escolar: Didatica No Ensino De Hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 6

PORTFOLIO

UTA - FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

MARIA DO SOCORRO DE SOUTO DANTAS

RU: 985079

Portfolio apresentado a Unidade Temática de Aprendizagem (UTA) - Fundamentos Pedagógicos como exigência parcial para avaliação da disciplina Didática, sob a orientação da Tutora Josivalda Alves Pereira, Campus Patos-Pb.

Patos-Pb

Outubro/2013

EPÍGRAFE

“Um professor pode encontrar a eternidade, pois nunca poderemos determinar onde para sua influência sobre os alunos que um dia serão homens, gênios, inventores, sementes que germinaram pelas mãos de seus mestres.”

Henry B. Adams

SUMÁRIO

1. Introdução ------------------------------------------------------ 01

2. Objeto de Estudo --------------------------------------------- 02

3. Objeto de Pesquisa-------------------------------------------

4. Avaliação Crítica -----------------------------------------------

5. Auto Avaliação -------------------------------------------------

6. Conclusão -------------------------------------------------------

7. Dados bibliográficos -----------------------------------------

1. Introdução

Durante muito tempo, o termo didática foi entendida como “arte de ensinar”. Depois sendo um conjunto de técnicas e métodos de ensino sendo a parte da pedagogia que respondida somente por “como” ensinar. Na atualidade, o professor ocupa um lugar de destaque e a concepção de seu termo vai muito além.

Conforme cada tendência pedagógica muda-se o papel do professor, do aluno, da metodologia, da avaliação, e consequentemente, muda-se a forma de ensinar. Desenvolve-se a capacidade critica dos professores em formação para que os mesmos analisem de forma clara a realidade do ensino.

Esse trabalho nos ajuda a repensar antigos conceitos a cerca da Didática e a questionar o papel do pedagogo como um instrutor na adaptação das reais necessidades de reformular as práticas pedagógicas e refletir as novas possibilidades de educar para vida toda. Trata-se de saber se o professor vem atingindo seu objetivo de provocar a diferença no saber do aluno e se esse conhecimento é utilizado na vida prática de cada um.

2. Objeto de Pesquisa

2.1. Uma breve apresentação sobre o que é Didática.

A Didática não se limita a uma conceituação simplista como uma arte de ensinar, explicar e instruir o aluno com técnicas de explicação. Quero deixar no meu ponto de vista, que ela é uma disciplina pedagógica que leva o educador a reflexão e a analise do processo de ensino e a aprendizagem e da docência como um todo, concretizando estes métodos em situações específicas escolhendo os melhores caminhos em cada caso para alcançar uma determinada meta.

Para completar, Martins (2000) conceitua a didática pela caracterização das formas assumidas pelo processo didático em diferentes contextos históricos - seus fundamentos e instâncias operacionais na teoria e na prática.

2. 2. A História da Didática no Brasil

É importante destacar que desde os primórdios dos tempos até os dias atuais, a didática tem avançado no sentido de se pôr em sintonia com o contexto sócio-politico-econômico e educacional do país. Destacamos dois eventos que melhor traduz esse contexto:

 O 1° Encontro Nacional dos Professores de Didática (1972), realizado no período pós 1964. A educação passou a ser vista como investimento individual e social. Segundo Martins (2000) “discutiu-se a necessidade de formar um novo professor, tecnicamente competente e comprometido com o programa político- econômico do país”.

 O 1° Seminário: A Didática em questão (1982), marcado pela abertura política do regime militar instalado em 1964 e pelo acirramento das lutas da classe social. A maior preocupação era formar um professor politicamente comprometido com a transformação social.

Não me cabe fazer uma critica abstrata desses acontecimentos, mas vale ressaltar o avanço da Didática na atualidade. O seu objetivo se faz em um ensino eficaz e estratégico, sobre o educador e o educando. É através desta busca que se chegam novos aprendizados e conclusões.

3. Projeto de Pesquisa

A arte de ensinar compreende vários fatores que influenciam diretamente no processo de ensino e aprendizagem e na relação professor-aluno, compreendê-la e buscar seus fundamentos é de vital importância para que tais ensinamentos se estendam na prática e em sua vida profissional.

Para completar a importância dessa tese, em Jun./2012 ingressei numa instituição de ensino superior aqui em Patos-Pb, foram anos adiando esse sonho, estava empolgada em cursar Pedagogia, mas abandonei 6 meses depois o curso. Os motivos:

 Todos os professores das 5 disciplinas eram graduados, tinham especializações. Tinha três educadoras em particular, a impressão que eles deixaram depois da segunda aula foi terrível. Eram cansativas, tema logicamente estruturado, tínhamos um tempo pré-estipulado para fazermos perguntas ou tirar dúvidas. Ora tínhamos um planejamento e de repente, nada. A nossa responsabilidade na sala de aula era compreendermos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com