TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática E Procedimentos De Ensino

Exames: Didática E Procedimentos De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 2

Procedimentos de ensino

Trata-se de atividades, métodos, técnicas e modalidades de ensino selecionados com o propósito de facilitar a aprendizagem. São, propriamente, os diversos modos de organizar o conjunto de recursos possíveis e adequados à promoção da aprendizagem.

Procedimentos de ensino são as ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta em função dos objetos previstos, das competências que pretendo construir. Eles podem ser caracterizados de três formas: o ensino individualizado, o ensino socializado e o ensino socioindividualizado. O procedimento mais adequado à aprendizagem de um determinado conteúdo é aquele que ajuda o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva. Esses procedimentos de ensinos são feitos antecipadamente, através do plano de aula onde deverá conter a estratégia, os métodos e as técnicas. O ensino, para ser desencadeado na sala de aula, requer que o professor o desenvolva através do uso de certos procedimentos didáticos, os quais se constituem pelas várias formas de atuação do professor e dos alunos, tendo em vista a consecução dos objetivos de ensino.

Portanto, os procedimentos de ensino devem contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando, enfim participe que efetivamente no processo de construção do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com