TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Seminário: Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  2.495 Palavras (10 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 10

Principais criticas:

Plano de Unidade Didática

Os alunos escolhidos são do 8º ano do ensino fundamental, a sala possui aproximadamente 35 alunos, a organização da sala é de carteiras perfiladas individualmente, totalizando seis fileiras, o espaço físico da sala, permite que haja uma grande interação entre os alunos e o professor, e permite que organizemos os alunos em duplas ou em grupos. A sala possui lousa, giz, quadro branco e projetor de imagens (data show). Os alunos tem acesso a revistas, jornais, livros didáticos e laboratório de informática com acesso a internet.

Alguns pais são presentes e extremamente participativos, que interagem com o aprendizado dos alunos, mais outros nem tanto, enfim uns bons percentuais dos pais ou responsáveis são participativos.

Para essa turma selecionamos o tema “Álgebra : Fatoração e Equações” , pois consideramos que esse tema é de extrema importância para a preparação dos alunos para os anos subsequentes do Ensino Fundamental e Médio. As dificuldades declaradas pelos alunos em navegar por esses conteúdos são reconhecidas pela grande maioria dos professores, e a busca por metodologias cada vez mais eficientes, é uma constante. Uma das preocupações consiste em promover a aproximação entre tais conteúdos para que se ampliem os seus significados individuais. Assim, é bom abordar em conjunto as frações algébricas. As diversas etapas que compõem essa situação de aprendizagem são decorrentes desse princípio, uma vez que se pretende promover a integração entre esses conceitos e ainda a resolução de equações.

Unidade Didática – “Álgebra : Fatoração e Equações”

Valor numérico de um polinômio

Operações entre polinômios

Casos de fatoração algébrica

Resolução de equações

Objetivo geral

Promover a aproximação entre fatoração e a resolução de equações.

Aplicar conceitos de fatoração e simplificação de frações algébricas.

Relevar a importância de tal tema, para os anos subsequentes.

Apresentar a distinção entre ideias de igualdades e identidades, para compreensão do uso de letras no sentido de incógnita e de variável.

Objetivos específicos

Expressar um polinômio por meio de um produto de fatores mais simples.

Aplicar os casos de fatoração na simplificação de frações algébricas.

Resolver equações como forma de contextualizações.

Compreender o significado da fatoração algébrica como recurso para a resolução de equações em diferentes contextos.

Recursos e Procedimentos de Ensino

Nesta Unidade Didática os conteúdos abordados serão divididos em um cronograma de 20 aulas.

Conteúdos de Ensino

Valor numérico de um polinômio neste tema será necessário aproximadamente 4 aulas, neste conteúdo os recursos serão lousa e giz.

O procedimento de ensino utilizado será:

Procedimento individualizante; com aula expositiva aberta ou dialogada, onde iremos colocar em questão os conceitos que o aluno tem em relação as expressões numéricas. Pois para este tema é necessário que o aluno tenha total conhecimento das propriedades que envolvam tais cálculos como, qual operação deve ser resolvida primeiro dentro de uma expressão numérica, bem como propriedades de potências e etc, para que a partir daí o aluno possa criar o seu próprio conhecimento.

Operações entre polinômios, neste tema será necessário aproximadamente 4 aulas, vamos utilizar livros didáticos onde encontraremos exercícios e atividades relacionadas ao tema.

O procedimento de ensino utilizado será:

Procedimento individualizante: aula expositiva para demonstrar conceitos e aplicações de exercícios de fixação contextualizado.

Procedimento Socioindividualizante: formaremos duplas de estudo, utilizando os livros didáticos para as interpretações dos exercícios relacionados , bem como sua resolução.

Casos de Fatoração Algébricas, neste tema será necessário aproximadamente 6 aulas, onde os recursos utilizados serão lousa e giz e apostila fornecida pelo professor.

O procedimento de ensino será:

Procedimento individualizante: aula expositiva para demonstrar conceitos e aplicação de exercícios de fixação.

Procedimentos Socioindividualizante: formaremos duplas de estudo onde cada dupla irá escolher e desenvolver um exercício proposto na apostila, que posteriormente será corrigido pela outra dupla que discutirá os procedimentos utilizados na resolução.

Resolução de equação, neste tema utilizaremos aproximadamente 6 aulas os recursos utilizados serão projetor de imagens (data show), laboratório de informática, giz e lousa.

O procedimento de ensino será:

Procedimento individualizante: aula expositiva com projetor para demonstrar conceitos de igualdades e procedimentos na resolução de equações.

Procedimento Socioindividualizante: serão formados grupos de quatro pessoas, estes serão definidos através das duas duplas que trocaram atividades na última aula.Os grupos realizarão pesquisas e terão tempo de uma aula para montar um trabalho, onde utilizarão uma equação para solucionar uma situação problema, contextualizada com o cotidiano.

Na sexta aula os grupos irão expor seus trabalhos onde apenas um representante do grupo irá demonstrar a resolução da situação problema criada pelo grupo.

Valor numérico de um polinômio

A soma de um número positivo com 3 é elevado ao quadrado, e o resultado final é 64.

a) Descubra esse número utilizando apenas cálculo mental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com