TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Relatório de pesquisa: Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

SIGNIFICADO

Termo conhecido desde a Grécia Antiga cujo significado era: ensinar, instruir, fazer aprender;

COMÊNIO

( 1592 a 1670)

Fundador da didática em 1633, definida como “Arte de ensina tudo a todos”.

Marco significativo da Didática como um campo de estudos e de práticas cujo objeto de trabalho é o processo de ensino.

ABORDAGENS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA DIDÁTICA

Desde 1980, com a I Conferencia Brasileira de Educação, houve um grande crescimento dos debates sobre a urgência da superação da fase “critica da educação”. Bem antes dos anos 80, já era desenvolvidos sobre tudo nos meios acadêmicos.

A questão que se colocava, era da necessidade de concentrar esforços no sentido de descobrir e propor alternativas didáticas que subsidiem a reformulação dessa prática. Ou seja, o objetivo era alcançar a competência técnica, tão reclamada para e por professores e técnicos da educação, responsáveis pela prática pedagógica desenvolvida nas escolas.

EXISTE TRÊS MOMENTOS CONSIDERAVEIS

 A didática que se ensina: nos cursos de formação de professores;

 A didática que se usa: que os professores usam em sua prática profissional;

 Os desafios do sistema de ensino: subsídios para se repensar o ensino da didática.

A didática que se ensina

Foi feito um balanço, e com base nas entrevistas, nada aconteceria se fosse eliminada a cadeira de didática no curso de formação de professores. Em nada se modificaria o perfil da prática pedagógica da maioria dos professores, nenhum deles soube citar um livro ou autor de didática, de que tenham se servido para a prática docente. Nunca recorreram a tais livros a não ser por ocasião de “concursos públicos”. Nenhum soube citar um professor de didática, ou licenciatura, que tivesse marcado sua formação.

Enfim, os depoimentos orientam-se no sentido de questionar os professores de didática “com sua regras e técnicas importadas” que no entanto ignoram completamente as condições concretas da prática de nossos professores e da vida da maioria dos nossos estudantes.

A didática que se usa

É a que se aprende ensinando e experimentando dentro das condições concretas do professor.

Quadro - negro, giz e livro didático são os recursos usuais da maioria dos professores.

Quando gosta do que faz soma a uma boa dose de entusiasmo e motivação que se reflete em sua prática e em seus alunos, que se envolvem e por isso aprendem.

Têm preocupações em adequar o que querem alcançar com seus alunos (objetivos) com o que podem alcançar com aqueles alunos.

O professor aprende a ensinar ensinando, ou seja na prática; é aí que desenvolve a sua didática, obedecendo ao seu estilo, gostando do que fazem, e acabam contrabalançando as precárias condições de sua prática (muitas horas/aula semanais, ensinar em várias escolas para compensar baixos salários, falta de recurso da escola e dos alunos, etc.).

Procuram fazer cursos de aperfeiçoamento relacionados a disciplina que ensinam; jamais os de técnicas de ensino ou “pedagógicos”.

E diante de muitos que não prestigiam a profissão, não tem como selecioná-los e acabam virando contingentes de “profissionais provisórios” ( “se não conseguir...vou ser professor”...) e assim entram incapacitados, porque a rejeitam, nela não se envolvem e dela não gostam. Talvez aí esteja a explicação da pouca efetividade da “didática que se usa” em nossas escolas.

Ela depende dos poucos “vocacionados” que independem da “didática que se ensina” nos cursos de formação de professores.

Os desafios do sistema de ensino

 A relação entre nível sócio-econômico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com