TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Seminário: Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2015  •  Seminário  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Didática

Didática é a técnica de dirigir e orientar a aprendizagem, ocupa-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas às metodologias de ensino, ela transforma a educação difusa, que ocorre na sociedade, em conteúdos formativos, ajuda a criar respostas novas, assumindo um caráter ao mesmo tempo explicativo e projetivo.

É extremamente importante o uso da pesquisa no âmbito educacional, profissional e/ou pessoal, a pesquisa está presente em nosso dia a dia, na vida dos educandos e educadores. Professores e alunos são autores da sua própria história, é fundamental que o professor esteja sempre em busca do conhecimento, esteja dentro do conhecimento científico usando as etapas de observação, problema, hipóteses, testando e concluindo seus ensinamentos. A pesquisa torna-se um facilitador no processo de ensino e aprendizagem. O professor precisa sempre repensar suas práticas pedagógicas, estar sempre pesquisando, estar atento a novas metodologias que estimulem os alunos no seu processo de ensino aprendizagem.

Segundo Paulo Freire, ensinar exige rigorosidade metódica, exige pesquisa, existe respeito aos saberes dos educandos, ensinar exige criticidade, ensinar exige estética e ética... Ensinar exige amor, o professor precisa usar em seu dia a dia, essa pedagogia da autonomia.

Segundo Saviani, deve haver a transformação da sociedade, uma sociedade crítica e transformadora, deve haver a transformação da educação, deve-se acabar com as pedagogias mágicas. A ideia é tornar o aluno crítico, é entender o aluno, é transformar e tornar uma sociedade crítica e atuante em todas as questões do seu cotidiano.

Segundo Rios, a educação é para todos, deve-se existir prática e teoria, transformações de cultura, de conhecimento. O professor assim como todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, deve estar atentos a pesquisa, as novas tecnologias, o professor deve estar ligado a pesquisa o tempo todo, para melhor ensinar os seus alunos, assim como estar cada vez melhor preparado para enriquecer suas aulas e sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com