TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Seminário: Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Seminário  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados

Curso de Pedagogia a Distância

Disciplina de Didática I

Aluno(a): Maria da Silva RGM:

Professora: Elizabete Velter Borges

ATIVIDADE DA AULA 01:

A construção desses conhecimentos por meio da reflexão e leituras será fundamental tanto para o estudo de outras disciplinas do curso, quanto para a vida profissional. Para iniciar, é importante sabermos que, na construção histórica do pensamento didático, existe a contribuição de inúmeros teóricos que podemos denominar de precursores da educação: sendo que cada um deles argumenta acerca da educação conforme o período histórico, econômico, político e social vigente da época.

1. Desta forma, elabore um texto de 15 a 20 linhas, apresentando o conceito de didática relacionado a uma concepção teórica escolhida por você de acordo com os autores estudados. (Valor 1,0)

No meu modo de entender a didática refere-se a ensinar em todos os aspectos que estejam relacionados em educação escolar, musical, no esportes e dentre outras, deste modo uma pessoa didática é alguém instrui que e ensina pessoas de todas as idades. Percebemos que no nosso cotidiano falamos frequentemente sobre as ações didáticas e suas funcionalidades.

A didática é uma disciplina que tem como objetivo especifica estudar a técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais, que tem como definir e estimular, dirigir e encaminhar num discurso de aprendizagem da formação do ser humano.

Para se compreender melhor a didática vamos refletir sobre esta disciplina: é necessário estudar e reviver teoricamente através da leitura desta ação utilizando os aspectos socioeconômicos, políticos e educacionais, assim identificaram as propostas pedagógicas presentes na educação. O papel da mesma é muito importante para a formação do professor, e de fundamental importância para a construção de um profissional ético e competente e qualificado para que possa atuar na área educacional de forma dinâmica e prazerosa, podendo desempenhar sua função de educador com muita satisfação e amor na profissão.

ATIVIDADE DA AULA 02:

1. Em relação às tendências pedagógicas mencionadas abaixo, apresente o conceito das mesmas e um exemplo de metodologia de trabalho baseando-se em cada uma destas tendências: (Valor 2,0)

a) Tradicional: Entende a atividade docente inteiramente autônoma. Não há interação/dialogo, pois o professor é considerado o detentor do conhecimento e o dono da razão/da verdade. Método pedagógico é o expositivo, o relacionamento professor-aluno e hierárquico e autoritário, o livro didático, a leitura e o quadro negro são valorizados. Exemplo: O professor explica mais não debate com os alunos.

b) Tecnicista: orientada por objetivos instrucionais pré-definidos e tecnicamente elaborados; na teoria da comunicação, que procura aperfeiçoar o processo de transmissão da mensagem instrucional, a fim de atingir os objetivos pré-definidos; na teoria do sistema que visa à racionalização do processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com