TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Casos: Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  383 Visualizações

Concepção atual de didática: A didática atual vai além dos métodos e técnicas de ensino tradicionais. Visa a mudança no modo de pensar e agir do professor, que deixa de ser o dono da verdade, e busca um ensino democrático, com a preocupação não mais somente na transmissão do conhecimento mas como o aluno irá compreender/aprender este conhecimento.

Objetivo do estudo da didática: A didática é um dos ramos da Pedagogia que tem como objetivo principal estudar o processo de ensino - aprendizagem, se adaptando as necessidades do aluno.

Tendência Pedagógica

Definição da Tendência Pedagógica

Concepção Didática/ Modelo de Didática no Contexto de Tendência Pedagógica

Tendência Tradicional

Ênfase no conhecimento. Transmissão do conhecimento acumulado sem levar em conta as diferenças de cada aluno. O aluno é visto como um adulto em miniatura.

O professor (autoritário) tem por objetivo transmitir o conhecimento ao aluno que é um ser passivo e deve assimilar o conteúdo transmitido . Processo de ensino feito por repetição e memorização.

Tendência Tecnista (Comportamentalista)

Ênfase no conhecimento, sendo que os comportamentos desejados serão instalados e mantidos nos alunos por condicionamento e reforços.

Segundo Bordenave (1984, p.41) Pedagogia da moldagem de comportamento.

Didática instrumental. O educador (autoritário) tem por objetivo transmitir o conhecimento para o aluno, mas diferentemente do que acontece na tendência tradicionalista, o professor seleciona e aplica métodos e meios que garantam a eficiência e eficácia do ensino.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com