TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática

Trabalho Escolar: Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

APRESENTAÇÃO: ..................................................................................................................4

ETAPA 1 : DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO:............................5

ETAPA 2: OBJETIVOS DIDÁTICOS E CONTEÚDOS........................................................6

ETAPA 3: PROCEDIMENTOS E RECURSOS DE ENSINO:...............................................7

ETAPA 4 PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:...............................................................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................................12

Ensinar e aprender são como as duas faces de uma mesma moeda.

(Haydn 2006, p.13)

APRESENTAÇÃO

Este relatório é o resultado de um trabalho de pesquisa e reflexão e sobre a elaboração de um plano de aula, Como parte integrante das ações avaliativas da disciplina Didática do curso de Pedagogia. Neste relatório será exposto um plano de aula construído para atuação com crianças de 7 anos de uma escola publica na cidade de São Paulo. O plano de aula proposto traz particularidades metodológicas bem como e reflexões teóricas fruto do exercício de leitura e pesquisa.

ETAPA: 1 DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO

1.1: Caracterização do Publico Alvo:

Para a realização desta etapa a equipe definiu trabalhar com crianças de 7 anos de uma escola publica do ensino fundamental. Classe social, baixa.

A etapa de ensino desses alunos é o uso de brincadeiras, para atingir o objetivo que é aprender brincando, exercem a atividades como artes, culinária, educação física, a hora do conto e entre outros, na sala possui 30 alunos o tempo determinado para estas atividades é de 3 dias com o tempo de 50 minutos.

A turma escolhida é chamada de grupo 7A. O perfil da turma é agitado, e são inteligentes apresenta um comportamento um pouco agressivo, pois gostam de brincadeiras que podem ocasionar acidentes como cair e se machucar, gosta de atividades relacionadas a brincadeiras que envolvem competição. A turma se desenvolver bem nas atividades que requer recorte, colagem e pintura e outros.

Recurso de ensino, a lousa, os materiais de pintura, livros, revistas, brinquedos, na escola houve a implantação dos recursos de multimídia, internet há pouco tempo, a sala é organizada em circulo.

1.2 Temas da Aula:

Para a realização desta etapa junto à turma acima mencionada considerando suas características, o tema escolhido pela turma de estudo versa e sobre meio ambiente e reciclagem.

1.3 Justificativa

O tema e metodologias pensados para este trabalho levam em consideração que a turma indicada como alvo desta atividade tem facilidade em trabalhos manuais e com estas características, se desenvolverá em excelência neste tema escolhido Meio ambiente contribuirá para conscientização da importância da preservação do meio ambiente. A principal intenção desta aula é influenciar os alunos na conscientização, transferindo aos seus familiares o conhecimento adquirido na aula, conseqüentemente atribuindo valores e ações que possa ajudar o meio em que vive.

A atividade aplicada em sala de aula tem como objeto o aproveitamento de materiais recicláveis, com garrafa pet, caixa de leite entre outros; visam Elaborar brinquedos, como bonecos, carrinhos aproveitando estes materiais. Entende-se como necessária nesta fase do aprendizado propostas de atividades práticas que possibilitam à criança a formação de atitudes e conhecimentos referentes ao tratamento com o meio ambiente. Ao passar essas atividades o nosso objetivo e alcançar os resultados desejados e que a criança entenda e desperta sua curiosidade pelo material reciclável.

ETAPA 2: OBJETIVO DIDÁTICO E CONTEÚDOS

2.1: Objetivo Didático

Definem-se como objetivos desta aula:

Apresentar às crianças maneiras de aproveitar o material reciclável a fim de contribuir com a preservação do meio ambiente. Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:

• Entender seu papel como cidadão em preservar o meio ambiente.

• Elaborar um bom trabalho em grupo.

• Entender a importância da coleta seletiva.

2.2: Conteúdos

 Produção de lixo

 Degradação ao meio ambiente

 Coleta Seletiva

 Materiais recicláveis: símbolos e cores dos recipientes apropriados

 Produção artesanal de artefatos e brinquedos com materiais recicláveis

ETAPA 3: PROCEDIMENTOS E RECURSOS DE ENSINO

3.1: Procedimentos de Ensino: abordagem teórica

A partir da definição dos conteúdos a serem trabalhados com as crianças da turma escolhida, o grupo de estudos inclinou-se a pesquisar sobre procedimentos metodológicos para a execução prática do plano de aulas ora apresentado. A seguir apresentam-se alguns dos principais procedimentos para o trabalho pedagógico.

“Aula expositiva usando a exposição aberta ou dialogada é um bom método, pois o professor dialoga com a classe, ouvindo o que o aluno tem a dizer fazendo perguntas e respondendo as duvidas dos alunos. O aluno desempenha um papel mais ativo, fazendo comentário relatando fatos, dando exemplo, argumentando impondo suas duvida respondendo perguntas” (PLT. HAYDT, 2006 p.155.)

Método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com