TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática E Pratica De Ensino

Pesquisas Acadêmicas: Didática E Pratica De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  3.539 Palavras (15 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera Uniderp

Curso de Pedagogia

2º Semestre

Didática e prática de ensino

Prof.ª: Marinês Soratto – Tutora a Distância

Prof.ª Cecília Lopes Godinho Rodrigues – Tutora Presencial

7370563701 – Camila Lara Rodrigues de Camargo

7547613715 – Laleska Caroline Silva de Lala

7377560872 – Claudete de Sousa Nascimento

7581604161 – Marta Garcia Previtalli dos Santos

7377575983 – Paula Adriana Ferreira Leite

Sorocaba 2014

Índice:

Introdução________________________________________________________________________ 1

Tema: Reciclagem___________________________________________________________________2

Publico Alvo_______________________________________________________________________3

Justificativa fundamentos teóricos e objetivos específicos__________________________________4

Cronograma, desenvolvimento e ações_________________________________________________5

Relações entre professores e alunos, a rotina, o comportamento e condução pedagógica______6 e 7

O ambiente e a relação pedagógica vivenciada________________________________________8 e 9

Brinquedoteca____________________________________________________________________10

Objetivo e o resumo sobre Criança é o grande pesquisador________________________________11

Introdução

A educação tem sido um grande dilema a todos que se envolve nela, como quando onde, como fazer acontecer e como planejar. A educação é para todos mas como conseguimos atingir e progredir abranger tudo e todos os lugares.

Como fazer com que o aluno se interesse por um conteúdo mostre sua capacidade ou fale qual sua dificuldade a dinâmica normalmente pode ser uma dar melhores maneiras, projetos para que todos possam participar e mostrar sua capacidade.

E para o professor para que ele também possa ter entendimento aonde o aluno precisa de uma atenção especial quais alunos se destacam e quais precisam mais e mais de seu apoio da sua atenção e dedicação.

Pois essa profissão exige tempo amor carinho e dedicação pois sem o amor não conseguimos obter os melhores resultados não conseguimos sentir aonde o aluno precisa mais de você, poiso amor passa segurança o carinho mesmo na hora de uma bronca se torna fundamental.

Sempre vai ter alunos pais e responsáveis envolvidos e quando você consegue cativar um alunos consegue também cativar os pais para entender e participar da educação e aprendizagem se seus filhos, responsáveis legal.

E lembrar sempre que a primeira impressão é a que fica o primeiro sentimento é o que pode progredir ou redimir um aluno seja ele qual for uns são mais fáceis outros um pouco mais difíceis mais sempre chegaremos no resultado.

O projeto o planejar e o fazer acontecer é no começo meio e fim de um ano para outro. Sempre ser um professor presente que busca melhorias entendimento sobre determinados assuntos atualizados para sempre ter uma resposta concreta.

“Um projeto em negócio e ciência é normalmente definido como um empreendimento colaborativo, frequentemente envolvendo pesquisa ou desenho, que é cuidadosamente planejado para alcançar um objetivo particular”

1

Tema: Reciclagem

Mostrar a importância de reciclar quais os benefícios que podem reciclar dês dos papeis até o vidro o porquê reciclar no que ajuda a reciclagem.... Dependendo do público que vai abranger podemos começar pelas símbolos ou cores para as crianças gravarem aonde pôr o papel o plástico o vidro e etc.

O melhor é sempre mostrar o que cada conteúdo pode fazer para qual utilidade servira, e fara a diferença que se jogar num lixo comum o que pode acontecer e se reciclarmos podemos formar jogos objetos uteis e várias outras coisas. Sempre mostrar para o aluno o que podemos fazer com cada objeto reciclado principalmente em datas comemorativas ao invés de ter que pedir dinheiro para comprar algo sempre aprender a utilizar o que dá para aproveita ou o que podemos reaproveita ai surgem as ideias partindo dos próprios alunos.

O incentivo as imagens são as melhores formas de incentivarmos as crianças a reciclar.

O que não dá para reaproveitar em sala de aula mostrar quem pode reaproveitar como isso pode ser feito aonde isso poder reaproveitado sempre ter a fonte de informações ou estar bem informados pois a criança não terá duvidas, se ela não vai poder utilizar mais outra pessoa um coletador poderá e assim fazer com que ela entenda e comece a participar não só dentro da escola como também em casa, na igreja, no parque, andando na rua etc.

2

Público alvo:

A reciclagem chega em qualquer lugar e hora está nas ruas escolas parques em casa não falta informação mais falta incentivo de todas as partes e aonde podemos começar o incentivo é com as crianças que vão crescendo com raízes boas crescendo com informações essenciais que além de levar pra vida toda vai também ensinar.

Mais o melhor momento para começar a incentivar é quando as crianças vão começar a aprender as cores entre 03 a 05 anos.

E depois começa a alfabetização que dá para entrar também com os símbolos que a reciclagem oferece. E para todas as idades a produção de produtos brinquedos e jogos reciclável. Como os exemplos das fotos a seguir:

Podem produzir crianças de 03 a 05 anos:

Ai seria o início de uma aprendizagem sobre a reciclagem.... Essa joaninha poderia fazer parte de um jardim.

Já essa poderiam ser produzidos de crianças de 06 a 10 anos.

O aproveitamento de garrafas pet parar uso tanto em casa para a organização de materiais escolares como na escola. 3

Justificava e fundamentos teóricos

Alunos pais e professores todos numa só nação todos para um aprendizado melhor para um trabalho em equipe se um virar as costas será difícil para todos muitas vezes é isso que vemos acontecer pais desinteressados na educação e aprendizados de seus filhos sem interesse nenhum para o estimulo.

O aluno não tem que aprender somente na escola e tudo que ele aprende na escola a hora que chega em casa quer passar para seus pais ou até mesmo produzir com eles e algumas vezes não são produzidas com sucesso pois vemos que tem pais que não tem tempo para seus filhos, e não é isso que queremos o incentivo e produção dos pais pois produção se trabalha em equipe e quando se falamos em equipe sabemos que é em grande quantidade e sucesso.

Pode ter certeza que tudo de bom e do melhor vai ser sempre lembrado com o maior carinho, então quando damos o melhor da gente não a nada que pague a gratidão.

As vezes pensamos que não tem jeito que nada da mais certo e logo após conseguimos enxergar a sementinha da esperança do amor e da dedicação.

Objetivo gerais e especifico:

Então a reciclagem entra tanto nos fundamentos teóricos como nos práticos pois o melhor exemplo é o cofre que pode ser utilizado dês de cedo podendo ter o poder de um sonho um sonho que trabalha a calma a espera a quantidade o valor e o tempo quanto mais guardar mais alto pode sonhar e ver que o sonho de uma criança pode se realizar e fazer com que ela aprenda que pra tudo tem seu tempo que pra tudo tem que esperar. E pode ser na forma reciclável que o famoso “porquinho” pode fazer uma grande diferença na vida de uma criança de um adolescente e até mesmo de um adulto.

E na parte de geografia e ciências ensinar a importância da reciclagem nessa parte para que serve para um planeta melhor para a sobrevivência o que vem para o futuro que nós temos que ajudar para que todos nós possamos ter um futuro mais limpo sem sujeiras e agressões para o ambiente aonde vivemos.

A conscientização sobre todos os tipos de lixos que podemos então fazer a reciclagem de todos eles se não de todos uma boa parte, que isso depende de todos que precisamos da ajuda deles para lembrar todos que não ajudarem o que pode acontecer com o meio ambiente com as flores, animais, e etc. 4

Cronograma:

O tempo das atividades depende muito do que vai ser produzido e a quantidade de alunos dentro de uma sala de aula, exemplo da produção de um cofrinho em forma de porquinho com garrafa pet e EVA.

Desenvolvimento e ações:

1 Tesoura sem ponta

EVA vermelho

EVA preto

EVA branco

Cola quente

Público alvo: crianças de 06 a 10 anos e se tiver a ajuda de professores crianças de 03 a 05 anos também podem participar e criar os seus porquinhos.

Pois de cedo que começa a aprendizagem de como guardar dinheiro pra que o porquê de guardar. Mostrar o que pode ser feito e realizado com aquele dinheiro que vai ser juntado e guardado.

5

Relações entre professores e alunos:

As crianças sempre tem o sentimento de carinho de querer abraçar beijar todas de uma maneira diferente uns mais tímidos outros mais soltos mais todos com muito amor carinho e respeito quanto ao estagiário e professor no primeiro momentos e nos primeiros dias são mais difíceis entender e compreender uns ficam tímidos isolados outros já interagem melhor e outros gostam mais de chamar a atenção as vezes dependendo da faixa etária tem as famosas mordidas tapas puxões de cabelos que devem ser repreendidas mais que sempre costumam a acontecer principalmente pelas crianças mais novinhas que ainda não sabem se expressar muito bem na fala então nos gestos e apertões e mordidas é a forma de chamar a atenção do amigo que não quis brincar ou dar o brinquedo.

A rotina:

A professora por sua vez tem o papel importante na área pedagógica no incentivo e atividades para cada faixa etária das crianças os pais pelo incentivo de ir à escola o acompanhamento e paciência para melhor atendê-los.

Sempre participando de reuniões incentivando em atividades pedagógicas tanto em sala de aula como em casa atividades que são feitas em família, em grupo e também individualmente.

E também na observação de comportamentos são essenciais em qualquer faixa etária que envolve a escola, temos que saber se melhoro saber elogiar se pioro saber o porquê e tentar descobrir e fazer com que a criança melhore. E sempre saber retribui-lo pelo comportamento que melhorou pela nota mais alta etc.

A rotina da criança começa em casa nos horários no dia a dia e principalmente na hora que vai dormir na hora que acorda, como é o ambiente que essa criança frequenta pois tudo parte de casa se acorda tarde é porque vai dormir tarde então mudanças são necessárias muita das vezes a rotina de uma criança tem que ser bem controlada para um rendimento de sucesso na escola e também na vida dessa criança.

O comportamento:

O professor para ver o rendimento conforme o comportamento e quanto tempo de cada atividade pois dependo da idade as atividades tem um tempo médio de duração para que eles não comecei a se dispersar e que acabe tendo um desvio da atenção da sala, e a participação

6

do aluno as vezes é fácil e as vezes pode ser bem difícil pode ser que numa atividade em grupo essa criança se saia melhor do que numa atividade individual ou numa atividade em dupla ela se sai melhor portanto tem várias formas de avaliação de uma criança do aluno, tanto em provas como em atividades avaliativas ou em participação.

A condução pedagógica:

Quando o ano letivo começa logo após algumas semanas vem o planejamento pedagógico pois a professora já teve um tempinho para conhecer os alunos e ver o que se encaixa na idade e no rendimento desses alunos o que vai precisar para que cada um deles se saia melhor, para ver o que pode ajudar a melhorar ou fazer melhor para cada um deles.

O que essa professora pode trabalhar para que haja maior rendimento com os alunos o processo pode ser rápido e atingido com sucesso como também pode ser lento e também atingido com sucesso ou precise de um tempo maior do que planejou.

O ano letivo é uma caixinha de surpresas onde tudo pode acontecer mais que no final da tudo certo e saem todos felizes com o que conseguiu atingir mesmo que falte mais alguma coisinha mais o pouco já é muito mesmo com tantas dificuldades muita das vezes pode ser tudo.

As vezes vem as inquietações e observações que os estagiários podem não saber e achar diferente os costumes de cada aluno a idade de tirar fraldas mamadeiras costumes como por exemplo: mamadeira chupeta travesseiros e etc.

São costumes que as vezes não alteram em sala de aula ou em seu dia a dia mais as vezes pode ser que altere e tenha que ser evitado para que não o prejudique mais tarde. Dependendo das escolas e faixas etária tem o horário do sono que normalmente as crianças podem ter algum objeto de sua preferência para poder se sentirem bem para dormir um pouco.

7

O ambiente e a relação pedagógica vivenciada.

No colégio viva a vida aonde foi feita várias pesquisas localizado na cidade de Sorocaba a escola na verdade é uma chácara se chama chácara viva a vida, se compõe um ambiente diferenciado aonde as crianças desfrutam de um ambiente com animais coelhos galinhas tartarugas e podem e podem se sentir mais livres quando entram no colégio tem se a impressão de um lugar mais livre estilizado com pneus de flores muitos enfeites recicláveis.

A forma de trabalho entre professores e alunos também são diferenciados nada foge do conteúdo a ser passado mais tudo com um carinho e um ambiente sempre focando com o lado da natureza tem o ambiente que chamam de “sucata” ali pais e alunos trazem as reciclagens o que a escola pode aproveitar é levado para a área da sucata, quando é algo que não serve mais pra ninguém levam para o descarte, pois toda semana vem um senhor que busca as reciclagens para reaproveita-las.

Não trabalham com as crianças somente em uma sala de aula fechada que acabam sendo um ambiente pesado e pode acabar sem rendimentos então trabalham com as salas ambientes, aonde a cada 2 horas mudam de salas então trabalham com a sala de alfabetização, brinquedoteca, sala de música, sala de sono, berçário, a hora de ir cuidar dos animais e dar as comidas para eles, 2 ambientes abertos aonde são feitas as aulas de educação física e o contato com a areia que seria o playground.

Trabalham com crianças no berçário onde o ambiente é bem alegre, estilizados com tema de circo com músicas e brinquedos para idade dos bebês a dona da escola quer presar o que nenhuma escola presa mais para seus alunos o bem estar mostrando o que a natureza pode oferecer na hora do lanche e do almoço eles também plantam verduras e legumes que são aproveitadas na hora do almoço então as crianças acabam se entusiasmando para comer aquilo que elas mesmas plantaram.

8

Tem também essa sala com fantasias que 1 sala por dia vai e podem levar seus alunos para se fantasiar e o mais legal e importante vão para suas casas fantasiados.

E isso acaba estimulando para que todos possam se sentir bem e querer voltar a escola e na semana seguinte poder vestir uma nova fantasia.

A parte pedagógica da escola e trabalhada com apostilas de atividades que a própria escola oferece os professores trabalham as apostilas também.

Tudo planejado e estudado no começo do ano com reunião e chegam a conclusão o que poderá ser feito.

Muito importante e inteligente pois os pais acabam economizando com as apostilas que podem sair mais barato do que as compradas em lojas e papelarias.

Os brinquedos pedagógicos também alguns são produzidos ali mesmo, com a reciclagem dos alunos.

Trabalhar com a reciclagem pode ser feito por qualquer idade.

O sócio ambiental abrange a exploração e a preservação dos recursos naturais consequências da degradação do meio ambiente hábitos atitudes e valores. Tanto no ambiente familiar escolar e social, a valorização da cultura.

9

A brinquedoteca

Pode ser um lugar aonde as crianças podem brincar com a maioria dos brinquedos que elas mesmo produzem.

Mostrar a quantidade de tempo que cada produto descartado no meio ambiente leva para se desfazer e mostrar que aquilo que jogamos fora pode ter a utilidade para brinquedos. Que pode ser útil para tudo aquilo que precisamos.

Os jogos podem ser vários como:

Tabuleiros

Jogos de boliches bilboquê, vai e vem, e puxa vareta.

Todas as imagens contidas são tiradas do google imagens. Para ter uma ideia de como produzir os brinquedos.

Tudo pode ser produzido em aulas de qualquer matéria uma delas a matemática podendo produzir com números somas e etc. 10

Objetivo:

Proporcionar os próprios brinquedos, proporcionar uma atividade socioambiental possibilitar as crianças que confeccionem seus próprios brinquedos e jogos educativos.

E principalmente conscientizar os alunos sobre o porquê produzir e reciclar e fazer que se entusiasmem com os brinquedos.

A criança e um grande pesquisador.

Além de ser atualizado aprender a compreender e fazer com que o aluno se interesse pela aula e pelo conteúdo que está sendo passado assim terá uma produção e um rendimento melhor e importante o vínculo de aluno e professor tem que ser o melhor possível pois além do respeito e da segurança assim a matéria pode ser mais interessante mais produtiva e o rendimento do aluno acaba sendo bem melhor.

Fazer também que o aluno interesse não somente pelas tecnologias e facilidades e sim por livros, jogos sócio educativos não somente por notebooks internets e tablete.

O aluno e professor tem que trabalhar em conjunto buscando melhorias de ensino e de uma aprendizagem significativa para o aluno.

Pedro demo destaca que é preciso distinguir pesquisa de princípios cientifico e a pesquisa princípio educativo. Para podermos conseguir atingir uma educação de qualidade onde alunos tenha prazer de estudar descobrir novos valores.

11

Relatório final

O relatório se compõe sobre tudo que o trabalho quer demostrar, a capacidade de alunos e professores de um projeto aonde alunos confeccionam seus próprios brinquedos tudo envolvendo o tema da aula aquilo que foi ensinado dentro da sala de aula o projeto vem com o intuito de ver a capacidade e a inteligência de cada aluno aonde eles podem chegar com seus trabalhos.

Mostrar que a reciclagem pode estar ligada tanto no português quanto na matemática na arte na geografia o tema é dado e a criatividade toma conta de tudo e todos. Tudo que temos é a criatividade e colocarmos o mente em trabalhos e nossas fontes são internet, livros, jornais e etc. tudo o que pode nos trazer a comodidade mais também a inteligência de produção.

Contudo podemos mostrar que a muitas maneiras de conseguir dar aula e uma delas aproveitando o que consumimos dentro de casa podem ser produzidos enfeites para a sala de aula e até mesmo jogos da brinquedoteca da escola, a imaginação das crianças vai além do que imaginamos eles conseguem surpreender todos nos.

E a melhor forma de começar é sempre com calma, mostrar que tudo aquilo pode ser reaproveitado que só depende de nós que mostrar para as crianças que a benefícios que se não serve para nos serve para o coleta dor e que se separarmos os lixos reciclável não a perigo de machucar de lixo se espalhar e acaba sendo mais fácil. E tudo ele pode aproveitar e reaproveitar. Mostrar os itens que podem ser reciclados e reaproveitados o que podem ser produzidos com cada item. Não só as crianças e também para os pais pois as vezes tem pais que não entendem o porquê levar as coisas e objetos reciclados na escola o que vão produzir o porquê então fazer com que todos possam entender tudo.

Fontes utilizadas: google imagens.

Livro: curso de didática em geral.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem

www.chacaravivaavida.com.br

A escola que oferece aos alunos um ambiente estilizado como chácara oferecendo aos alunos uma educação diferenciada.

12

...

Baixar como  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »