TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática E Praticas De Ensino

Monografias: Didática E Praticas De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 9

COMPREENSÕES E REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA

Atividade Prática Supervisionada da Disciplina de Didática e Práticas de Ensino do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.

Resumo

Este artigo é um estudo reflexivo sobre as questões inerentes às dimensões do processo didático: ensinar, aprender e avaliar. Possibilita a construção de conhecimentos didático-pedagógicos, e assim, estabelecendo um diálogo entre a docência, e favorecendo uma gama de reflexões teórico-práticas em relação à docência.

Palavras-chaves: Reflexão – Didática – Docência.

Introdução

Teóricos como Freitas(2002), enfatizam que as reformas educativas atuais colocam os educadores em confronto com dois desafios: reinventar a escola como local de trabalho e reinventar a si mesmo como pessoas e profissionais da educação. Isto é um indicativo que os educadores precisam não apenas colocar em questão, o reinventar suas práticas educativas, no sentido de repensar suas atitudes, concepções, métodos e conhecimentos sobre o processamento de aprendizagem do educando, como também reinventar suas relações profissionais que começa com a observação de sua postura em relação ao outro.

Nesta situação, a escola é o espaço social que tem como função especifica possibilitar ao aluno a apropriação de conhecimentos científicos, filosóficos, matemáticos dentre outros, sistematizados ao longo da história da humanidade, bem como propiciar e estimular o desenvolvimento de habilidades e competências à produção de um novo saber, que possam ajudá-lo a compreenderas relações, como requisito do seu processo de formação, e que perpassam as entrelinhas das injustiças sociais, tão presentes em nossa sociedade.

Com isso, faz-se necessário conhecer os problemas que envolvem a prática docente dos professores na atualidade, com a intenção de superá-los, pois a escola só torna-se democrática, na medida em que colabora com uma formação crítica e consciente, voltada para a transformação social.

Neste sentido, o educador precisa contextualizar a sua prática docente, considerando o aluno como um sujeito integral e concreto, historicamente situado, isto é, um indivíduo que possui a partir da sua história de vida, um capital cultural ( sua bagagem cultural) construído na interação com o meio em que está inserido, tendo uma identidade que além de individual, é também coletiva e que o liga a sua social de origem.

Com isso, é essencial que o educador busque na sua formação permanente, compreender os princípios e saberes que são necessários a prática educativa. Os professores devem se apropriar desses princípios, que se dão na medida em que amplia a consciência de uma práxis transformadora, que deve vir subsidiada pela ética profissional e pela autonomia sobre o seu saber-fazer, tais princípios se referem ao tipo de identidade profissional que o educador vai construindo ao longo da sua trajetória de vida.

Elaboração do projeto

Aquecimento Global

Público-Alvo

3º ano do Ensino Fundamental

Justificativa

Esse projeto é uma maneira de conscientizar as crianças deste cedo para o valor da proteção do planeta.

Objetivos

Conscientizar os alunos sobre o aquecimento global.

Desenvolver o senso crítico e reflexivo sobre o assunto.

Conteúdo

Apontar consequências do processo de aquecimento do Planeta Terra.

Cronogramas

Duração: 3 dias

Desenvolvimento

1º Dia- Levar os alunos para a sala de vídeo e assistir A Era do Gelo LEGENDADO, pois tenho dois alunos com surdez, um filme com animações e as crianças entenderão com maior facilidade. Focaliza a glaciação e seu período final, depois da sessão de filme um pequeno debate na sala de aula com todos os alunos sobre o filme e o aquecimento global.

2º Dia- Levar os alunos para biblioteca para pesquisar nas revistas e jornais sobre aquecimento global e recortar imagens que retratem o meio ambiente e montem um moral com as imagens para ficar exposto na sala. Na sequencia vai desenhar e colorir o desenho que reproduz o tema.

3º Dia – Cada aluno realizará uma produção de texto com a seguinte proposta: O que você entendeu por aquecimento global?. Depois que todos fizerem o texto, as crianças irão colocar seu texto junto com o desenho que fizeram e fixaram no mural para apreciam dos colegas.

Avaliação

Será considerado a participação e o trabalho realizado pelas crianças na biblioteca e na sala de aula, avaliando os textos e desenhos produzidos, focando no aprendizado de cada um.

Viabilidade do Projeto

Esse projeto tem como objetivo de incluir todos os alunos, pois pode ser usado em turmas com alunos com deficiência visual ou não.

Conhecimento Profissional durante visita na escola

O ensinar e aprender em sala de aula são tarefas constitutivas do fazer, entretanto, o lugar e a ênfase que se dá a cada uma destas tarefas caracteriza as diferentes concepções teóricas que estão auxiliando a prática pedagógica. Pude perceber isso durante a visita na sala de aula, pois na maioria das vezes o professor em sua sala de aula se dar conta de que seu fazer é orientado por uma determinada perspectiva teórica.

O trabalhar com os diferentes conteúdos pode estar priorizando o ensinar ou o aprender, a transmissão ou a construção do conhecimento. Tomar consciência daquilo que faz, compreender o que e porque está fazendo algo, pois está usando determinadas estratégias e não outras, é fundamental para um trabalho sério e produtivo.

O professor que ensina a turma toda compartilha com seus alunos a autoria dos conhecimentos produzidos em sala de aula, trata-se de um profissional que reúne humildade com empenho e competência para ensinar, um ponto crucial do ensinar a turma toda é reconhecer o outro em sua inteligência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com