TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática na história da educação e pedagogia

Tese: Didática na história da educação e pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto Multidisciplinar

Tema: A Didática na História da Educação e da Pedagogia

Questão Norteadora: Quais as diferenças entre as metodologias, em relação aos períodos da escola tradicional e da escola nova?

Objetivos:

Objetivos específicos: - conhecer as diferenças entre as metodologias da escola nova e tradicional;

- reconhecer e identificar os tipos de metodologias;

- melhorar conhecimentos sobre as metodologias através de pesquisa;

- ampliar conhecimento através da leitura;

Escopo do projeto:

- Duração: 2 meses (1 bimestre)

- Amplitude: História, Didática e Psicologia

- Tecnologia: Data Show,

- Alcance: Sala de aula

- Parceria: Profª Cássia, orientadora

- Público: 2ª e 3ª série de Pedagogia

Definição de papéis no grupo: Como eram dois grupos que formavam apenas um, o primeiro ficou com a parte da pesquisa, e o segundo com a parte do desenvolvimento e montagem do projeto.

Atividades / Etapas: De acordo com a teoria de Durkhein, a educação é socializadora das novas gerações, e acontece, dos mais jovens para os mais velhos. Com isso, são impostas regras, e a educação tem a função de transmitir as tradições culturais e as regras sociais, contribuindo para adaptação do indivíduo à sociedade, pois, a escola tradicional era mais rígida e direcionada para um público específico, ou seja atendia e era voltada para as pessoas mais ricas.

Na escola tradicional o centro de tudo é o conteúdo, as aulas são centradas no professor, que por sua vez transmite seus conhecimentos através de exercícios de fixação, e mantém uma relação autoritária onde o aluno é disciplinado, atento e cumpridor de seus deveres, pois o saber acumulado da humanidade era adquirido por esforço intelectual que não eram conectados com a prática, enquanto a escola nova era pragmática, ensinar para aplicar, e o professor é apenas um facilitador da aprendizagem, pois as escolhas dos conteúdos giram em torno dos interesses infantis, pois o mesmo que é objeto de aprendizagem precisa ser compreendido, não decorado e valoriza a formação do aluno, sendo ele o centro do processo, pois a ela serviu ao capitalismo porque preparou para a adaptação ao modelo capitalista, houve avanços nas práticas pedagógicas, recursos, abertura as teorias marxistas.

A criança passa, então, a ser o Homem livre no seio de uma escola de massas que se tornou a regra. No entanto, a nova escola relaciona-se com a vida e experiências pessoais do aluno que é levado a entender e trabalhar matérias de uma forma crítica, numa escola que se deseja cada vez mais aberta e onde a individualidade e a voz de cada um se possa fazer ouvir de uma forma diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com