TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dieta Japonesa

Pesquisas Acadêmicas: Dieta Japonesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 11

Comida significa Saúde

Os japoneses amam os vegetais e frutas, bem como peixe e carne. Eles preferem a pureza do sabor a sabores gordurosos e pesados. Além do mais, a busca por comidas saudáveis e ingredientes medicinais ainda desconhecidos, ou há muito esquecidos, ocorre ativamente porque os japoneses acreditam que comer é o mesmo que se medicar. A gelatina karen (ágar-ágar), gergelim negro e vinagre são alguns dos alimentos que recentemente se tornaram favoritos no Japão, e as razões pelas quais são benéficos à saúde são geralmente embasadas em pesquisas acadêmicas.

Figura 1 – Longevidade dos japoneses

Esse conceito, I-shoku dogen (comida como remédio), é similar a ideia ocidental de que “você é o que você come “, mas dá a maior ênfase à prevenção de doenças, em vez de do tratamento subsequente.

Um banquete para os sentidos e para a alma

Apesar de sua preocupação com a alimentação saudável, os japoneses acreditam que, para que a comida seja plenamente apreciada, ela deve ser deliciosa e apresentada de maneira atraente. “Comida como remédio” não deve significar apenas um cardápio baseado em valores nutricionais ou em um programa de perda de peso radical. Em vez disso, ela deve apresentar ingredientes sazonais frescos, combinados com um estilo de cozinhar que revela suas melhores qualidades.

Um banquete para os sentidos e para alma

Apesar de sua preocupação com a alimentação saudável, os japoneses acreditam que, para a que a comida seja plenamente apreciada, ela deve ser deliciosa e apresentada de maneira atraente. “Comida como remédio” não deve simplesmente significar um cardápio baseado em valores nutricionais ou em um programa de perda de peso radical. Em vez disso, ela deve apresentar ingredientes sazonais, fresco, combinados com um estilo de cozinhar que revela suas melhores qualidades.

Como os japoneses comem

Analistas de culinária japonesa geralmente se focam nos valores nutricionais e no uso de ingredientes pouco comuns, como a alga marinha ou o caldo de cogumelo desidratado. Isso tende a dar a impressão de que preparar comida japonesa em casa é muito difícil para cozinheiros que não são japoneses. Seria isso verdade? Olhemos como os japoneses realmente comem.

O carro-chefe da culinária japonesa é o arroz, que também é chamado de shushoku ( prato principal ). Tudo o mais que é servido é chamado de okazu (acompanhamentos), e no mínimo dois acompanhamentos são servidos em porções moderadas, para acompanhar o arroz ou seus alternativos, como o macarrão.

Figura 2 – Plantação de arroz com desenhos feitos com diferentes tipos de arroz

Fonte:

Um café-da-manhã consiste em arroz cozido fresco e sopa de misso quente, com acompanhamentos como peixe grelhado ou natto (grãos de soja cozidos e fermentados). “Refeições de um prato” – macarrão no caldo, uma tigela de arroz ou arroz para sushi com várias coberturas, por exemplo, são populares no almoço.

O jantar geralmente toma a forma de uma refeição familiar ou em grupo, ou os japoneses comem fora em um bar ou akachochin. Uma refeição familiar típica consiste em uma sopa e três acompanhamentos. Um dos três é geralmente rico em proteína, o qual os ocidentais consideram o “prato principal”.

Numa refeição em grupo, a família e os amigos se juntam e sentam em torno de uma mesa na qual há um grande cozido e uma bandeja com ingredientes de seis a vinte tipos, todos para serem cozidos pelos participantes enquanto comem. Esse estilo “faça você mesmo” de jantar, que inclui temaki (sushi enrolado a mão), geralmente ocorre nos finais de semana ou em celebrações.

Cinco por dia? Não, trinta por dia!

Outra característica da culinária japonesa é que pequenas quantidades de vários tipos de comidas diferentes são consumidas ao longo do dia. Crianças japonesas são ensinadas na escola que comer “trinta tipos de comida por dia” é a base de uma dieta adequadamente balanceada, e essa grande variedade de elementos nutricionais diários é agora amplamente aceita como chave para uma dieta saudável.

As “trinta” incluem todos os tipos de comida fresca, de vegetais a gordura. Elas são divididas em seis grupos:

• Proteínas: peixe, carne e produtos de soja;

• Cálcio: laticínios, incluindo leite, e pequenos peixes como o arenque jovem, pequenas sardinhas e enguias jovens, que podem ser comidas inteiras;

• Caroteno: vegetais verdes e amarelos;

• Vitaminas e sais minerais: outros vegetais e frutas;

• Carboidratos: arroz, macarrão, pão e batatas;

• Gordura. Figura 3 – café da manhã japonês

Cerca de metade do que uma pessoa japonesa come por dia consiste em carboidratos, enquanto a gordura é geralmente menos consumida do que qualquer outro grupo alimentar. Apesar de que o que constitui “uma porção” não ser definido, como o resultado de comer conscientemente pequenas porções de diferentes tipos de comidas de todos os grupos alimentares, o total de comida ingerida por dia parece não alcançar o nível de superalimentação. Os homens japoneses com idade entre 20 e 50 anos comem, em média, cerca de 2.000 calorias por dia, e as mulheres comem dois terços dessa quantidade.

Até as crianças de hoje, que comem muito mais comida industrializada e no estilo ocidental do que a geração dos seus pais comia, têm o mantra “trinta por dia “repetido em suas cabeças, e este volta e influencia quando se tornam adultos e responsáveis pela própria alimentação. A maioria dos japoneses tenta alcançar essa meta especialmente aqueles que cozinham em casa para crianças.

Comendo por saúde

O fato de a população do Japão estar envelhecendo faz as pessoas procurarem conscientemente maneiras de se manter saudáveis e evitar ser um peso para os serviços de saúde. Esse fato reforça o interesse nacional na alimentação saudável. Os japoneses tem uma crença geral sobre a boa comida: comida deliciosa, feita por pessoas que se importam com o bem estar dos outros, deixa todo mundo feliz e aumenta a energia para enfrentar os tempos difíceis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com