TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferencial

Resenha: Diferencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

diferencial para detectar a forma mas eficaz para que através da busca possa transformar essa informação em conhecimento, com o objetivo de obter um melhor posicionamento no espaço competitivo em que vivemos.

Em todos os momentos históricos da evolução humana, têm-se observado inúmeras influências nas técnicas de obtenção da informação. A necessidade do indivíduo de mudar o ambiente em que vive, imprimir suas marcas e seus pensamentos, tem por saída a tentativa de melhorar suas condições de sobrevivência e dominar a informação isto tem um papel importante na construção de valores sociais de cada época e na forma de vida de cada ser humano.

O mundo global atinge todas as áreas do conhecimento, na medida em que as ações passam a ser cada vez mais direcionado para a descoberta o avanço da tecnologia da informação influenciou profundamente o comportamento da sociedade.

É indiscutível que o avanço tecnológico, considerado na atualidade como sendo ciência aplicada, o saber ativo, o conhecimento habilitado para atuar sobre a sociedade e transformá-la, influenciou, nos últimos séculos, todos os setores da vida humana. Como instrumento da socialização, a informação cumpre um papel importante na forma de aplicação, de entendimento, disseminação, interpretação, transformação do conhecimento, que traz a tona à questão da influência da informação na competitividade.

Os avanços tecnológicos estão proporcionando mudanças na economia mundial, gerando um novo padrão de competitividade em que a capacidade de gerar novas informações úteis, em intervalos de tempos cada vez menores, é o que irá fazer o diferencial competitivo para todos nós.

Dentro deste panorama, a principal matéria prima é a informação. A capacidade de gerar, tratar, processar, filtrar e transmitir informação impõe desta forma um grande desafio, o desafio é adquirir a competência necessária para transformar informações disponíveis e o conhecimento individual em ações integradas através de um processo de aprendizado mútuo que requer do governo investimentos em políticas sociais do conhecimento, através de uma política educacional adequada à realidade local. A liberdade de pensamento e a sua expressão não podem ser exercidas de maneira integral sem o reconhecimento do direito a informação, na medida em que o saber determina o entendimento e as opções da consciência que irão formar as opiniões e raciocínios sobre os acontecimentos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com