TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferencial Residual

Dissertações: Diferencial Residual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Com o avanço da tecnologia e um aumento das necessidades criadas pela humanidade, veio a tona a construção e o aparecimento de grandes, ou até mesmo pequenas indústrias que produzem essas tais necessidades. Tudo o que é produzido gera uma certa dependência da natureza, porém, se essa dependência fosse de forma reciproca, haveriam menos problemas, mas a questão e a problemática é que a natureza é atacada de tal forma, que o tempo para que ela possa se renovar, acaba ficando comprometido, sendo assim, não resta outra cena a não ser o desgaste total da natureza. O fato é que o meio ambiente, sente tais impactos, e de certa forma tem mostrado muitos sinais desse desequilíbrio.

Pensando em tal situação, a ONU (Organização das Nações Unidas), criou em 1983 a comissão mundial sobre o meio ambiente, que tem por objetivo, criar uma harmonia entre a economia e o meio ambiente, e também visa auxiliar e de certa forma obrigar a indústria através de algumas formas, a crescer de modo sustentável, não só pensando no crescimento econômico da mesma, mas também buscar essa tal sustentabilidade. Com isso a indústria não agredirá tanto assim a natureza, e consequentemente as catástrofes ambientais, também diminuirão.

2 – São 4 classes:

- Padronização das emissões ambientais: Pelo fato da humanidade de modo geral, agredir tanto a natureza, os conselhos mundiais adotaram políticas para que a natureza pudesse não sofrer tantos danos. A padronização se trata de manter de forma igualitária e equilibrada a emissão de gases que afetam diretamente a camada de ozônio. Para isso, levantaram requisitos como: horários para que esses gases sejam liberados, e com certeza com uma quantidade menos reduzida de poluentes, que era anteriormente emitida. Ainda tomaram medidas como a modificações de componentes dos gases emitidos para que essa agressão diminua cada vez mais os danos.

- Controle do uso do solo: Como o próprio nome vem mostrando, medidas foram adotas para que o solo, bem como lençóis freáticos sejam devidamente tratados com cautela e correto manuseio. Aplicações de óleo e outros componente que afetam diretamente o solo, têm uma fiscalização muito grande.

- Licenciamento Ambiental: O licenciamento ambiental é um dos instrumentos da política nacional que analisa e licencia atividades de grande potencial de degradação ou poluição.

Também realiza um prévio estudo, sobre a utilização e o impacto ambiental, que pode ser causado no caso de haver algum acidente. Ele cita uma série de atividades que necessitam ser analisadas e licenciadas. Tais como:

Estradas de rodagem, ferrovias, Aeroportos entre outros.

- Legislação penalizadora: Não basta apenas criar licenças e fiscalizações sobre as indústrias de forma geral com relação a degradação o meio ambiente, sendo assim foram criadas algumas leis, que visam penalizar financeiramente os responsáveis por qualquer desrespeito a essas leis, que dizem respeito a conservação e o adequado manuseio do meio ambiente.

3 – Municipal – Não é necessário ir muito longe do ambiente em que vivemos, para notar uma má utilização na natureza. No meu antigo local de trabalho, por várias vezes pude presenciar a visita de fiscais e responsáveis pelo patrimônio ambiental, aplicar penalizações pelo descumprimento de leis e uma nítida degradação do meio ambiente. Isso se deve a uma grande quantidade de óleo que era jogada em um lago que ficava ao lado da indústria. Não era incomum notar peixes e animais que viviam no lago, contaminados pelo óleo despejado nesse local.

Nacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com