TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes Estilos De Liderança

Artigo: Diferentes Estilos De Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  3.118 Palavras (13 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 13

LÍDER DIRETIVO

Duas características:

É o líder que delega funções e fiscaliza. Acompanha de perto os trabalhos e cobra resultados dos membros.

O funcionário desenvolve seu modo de proceder, empregando sua competência.

Competências Positivas:

Representada por ações bem específicas com relação ao que deve ser feito por cada funcionário.

Esse tipo de liderança é essencial quando há colaboradores novos ou pessoas ocupando novas funções.

Competências a melhorar:

Um líder que aplica o estilo diretivo (determina apenas o que deve fazer, não explicando o “como”) para um funcionário de baixa / média competência. É fato que este liderado não possui conhecimentos suficientes para elaborar um plano de ação para atingir o objetivo de seu gestor ou da empresa, portanto corre-se um grande risco da tarefa não ser executada de forma assertiva. Nesse caso, o estilo modelador seria mais apropriado, pois o líder especifica os detalhes para a execução das atividades.

Em que situação de trabalho ou modelo é mais bem aplicado:

Para colaboradores de alta competência, um dos estilos ideais é o diretivo.

Explicar a metodologia da negociação (como consegue seus objetivos, metas):

Os líderes que exibem traços diretivos preferem o caminho ou a estrada, de acordo com William Cohen Boulgarides e William, os autores de "Estilo de Liderança vs Táticas liderança." Diretivos preferem informações específicas, controles rígidos e poucas alternativas, as decisões são tomadas de forma rápida, muitas vezes com resultados adequados. Líderes diretivos são frequentemente agressivos, focados e estado-orientado. Empresas em fase inicial, muitas vezes fazem bem com um líder diretivo, desde que o líder diretivo tenha ideias para implementar e não apenas limitados, fatos específicos.

LÍDER COACHING

Duas características:

É o líder que estimula os funcionários a crescerem e se desenvolverem, aprendendo no dia a dia do trabalho.

É aquele que influencia, estimula ao desafio permanentemente. Esse líder acredita que o seu papel é despertar os funcionários para o desenvolvimento em todos os âmbitos da vida.

Competências Positivas:

O líder que se que explica com objetividade e exemplos o que espera de sua equipe, em vez de só falar em valores vagos e abstratos, é mais do que um chefe, segundo a consultora de empresas Maria Cristina Gattai. “É o líder coach”, afirma ela. “Ele não se limita simplesmente a uma posição que ocupa na empresa. Porque sabe que liderança é, antes de tudo, uma questão de atitude

Competências a melhorar:

A sensação do momento é o estilo coach, no qual o líder desenvolve em seus liderados as competências necessárias para alcançarem patamares mais elevados de excelência em suas atividades. Não há dúvida de que esse estilo é importante e necessário para desenvolvermos nossas equipes, mas até ele pode ser prejudicial se não aplicado na dose certa, pois pode fazer com que o líder se distancie das atividades do dia-a-dia e deixe de obter resultados a curto e médio prazos.

Em que situação de trabalho ou modelo é mais bem aplicado:

Para trabalhadores de todos os níveis de competências.

Explicar a metodologia da negociação (como consegue seus objetivos, metas):

1. Colabora para o desenvolvimento individual dos profissionais.

Em vez de encaminhar os funcionários para treinamentos planejados e conduzidos pelo RH, o líder coach chama para si a responsabilidade pela formação e aperfeiçoamento de sua equipe. “Ele direciona as pessoas para o aumento de performance por meio da identificação do que cada um faz melhor”, afirma ela. “Faz parte de seu trabalho desenvolver talentos”.

2. Mostra o destino, mas deixa o outro trilhar o caminho.

O líder coach define as metas com clareza e guia os funcionários para que as atinjam. Porém, não fala como e quando cada um deve fazer para alcançá-las. “Quando o chefe dá a receita, tira a responsabilidade da pessoa pela tomada de decisão”. O que ele faz é ajudar a equipe a buscar soluções próprias.

3. Pratica os valores.

Falar sobre os valores de uma empresa pode soar como algo vago e suscitar variadas interpretações. Dizer que proatividade ou lealdade de seus funcionários pode significar atitudes diferentes no entendimento de cada um deles. Portanto, o líder coach deve se empenhar traduzir em ações o tipo de conduta que espera de seu time. “Ele pode criar indicadores para avaliar se os valores estão sendo cumpridos”.

4. Faz primeiro e depois cobra.

“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu falo” não serve para um líder coach. Para ser seguido e respeitado – e não apenas aceito por uma imposição hierárquica –, ele precisa aplicar os conceitos que prega em suas atitudes cotidianas.

5. Sabe o que quer.

Além de saber o que quer, sabe como comunicar e engajar todos no mesmo propósito. “O chefe que não se preocupa em desenvolver uma meta comum, acaba formando uma equipe que se perde no individualismo das pessoas”. O líder coach tem claro para si o que os funcionários devem atingir e os ajuda com orientações constantes e práticas.

6. Assume que o erro é nosso, o acerto é seu.

O líder coach se empenha no desenvolvimento de cada um individualmente. Para isso, deve premiar o grupo por meio de indicadores de performance e resultados. Já os erros, são responsabilidade de seu próprio trabalho. “O chefe tradicional faz sua gestão reforçando os erros – e não os acertos”.

7. Oferece feedbacks constantes.

Seções formais de feedback servem para o chefe que não tem segurança ou conhecimento para ser assertivo no momento em que a conduta dos subordinados sai dos trilhos. “O líder coach atua no dia a dia através de conversas em tempo real, conduzidas de maneira informal e rápida (de cinco a dez minutos)”, diz a consultora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com